vermelho-amarelo-preço-características-mudas-de-gourmet-brasil-variedades-no
Uncategorized

O que é o Café Bourbon? Conhece suas Características?

Dentre as inúmeras variedades de café que existem, uma das mais famosas e mais consumidas é a Arábica, especificamente as do tipo Bourbon.

Apesar disso, essa variedade não é tão famosa no Brasil, mesmo sendo cultivada aqui há mais de 1.500 anos. Mas esse cenário está mudando e ele vem sendo consumida cada vez mais pelos brasileiros amantes de café.

Isso se deve principalmente pelo fato do grão ser um produto com uma ótima doçura natural, além de ser suave e encorpado, ao mesmo tempo. Seu aroma é bem intenso e possui notas de chocolate.

Mesmo começando a se tornar uma “estrela” por aqui, muitos não sabem, por exemplo, que ele é dividido em dois grupos: o bourbon amarelo e o vermelho. E obviamente que cada um possui suas próprias características e a escolha de cada espécie vai interferir diretamente no café a ser produzido.

Mas de forma geral, é um grão com sabor doce e equilibrado, com corpo médio e suave e com aroma forte, bem parecido com o do caramelo.

Qual a história do café bourbon?

O grão bourbon é considerado como a melhor opção de produto quando o assunto é a produção de cafés gourmets.

Sua origem advém de uma pequena e paradisíaca ilha localizada ao leste de Madagascar. O local que tem nome homônimo do grão e fica no oceano Índico, hoje é chamada de Ilha da Reunião e é considerada uma das regiões mais prósperas por lá.

Acredita-se que os holandeses foram os responsáveis por levarem uma muda da planta para Madagascar. Assim como foram os primeiros a cultivarem o Bourbon.

O grão teria sido produzido primeiramente nas estufas do Palácio de Versailles, e só depois levado para a Ilha, que na época era uma colônia francesa.

E é bem provável que o rei Luís XIV tenha sido o responsável pela popularização do grão pelo mundo, pois ele chegou a ganhar uma muda fértil de bourbon no século XVI.

Cem anos depois, em 1859, a planta chega ao Brasil, e por ordem do próprio governo por meio do agricultor Luiz Pereira Barreto.

Na época, o Brasil já era um grande cultivador de café, mas o intuito com a chegada dessa espécie por aqui era variar o cultivo, assim como melhorar a capacidade e a qualidade da produção brasileira.

Para chegar a um fórmula mais ideal e com o intuito de preservar todas as características do grão, este passou por várias modificações genéticas desde a sua chegada até 1930. O próprio Luiz fez uma visita a Bélgica com o intuito de comparar o seu cultivo com o do país estrangeiro e assim trazer melhorias.

Foi só depois de todo esse processo que os grãos foram finalmente distribuídos para outros agricultores e assim aconteceu a disseminação do grão bourbon em terras brasileiras. Atualmente, essa espécie é produzida em larga escala por aqui, principalmente no Cerrado Mineiro.

Como cuidar da lavoura?

Já é bom avisar que este não é um café de fácil cultivo. Além de exigir muito mais atenção do que outras variedades, ele também cobra do produtor cuidado e conhecimento, pois é preciso pensar no solo, clima, altitude e método de secagem para que o grão cresça com todas as suas características únicas.

Por exemplo, a altitude mínima recomendada para o plantio desse café é 800 metros acima do nível do mar.

Outro ponto fundamental com a produção desse item é que a planta é muito propensa a pragas e doenças, como a ferrugem, uma mazela causada pelo fungo Hemileia vastatrix.

Por conta disso, o custo do plantio acaba sendo mais cara do que outras variedades do mercado.

Como cultivar?

Espécie Vermelha?

Para se cultivar a espécie vermelha, por exemplo, é preciso de um solo cheio de nutrientes e bastante água para as mudas.

Espécie Amarela?

Já da espécie amarela é menos complicado e só exige que o plantio seja feito em terrenos a 1200 metros do nível do mar.

Como germinar com semente?

Basicamente como de qualquer outro tipo de café. O primeiro passo é plantar a semente na terra, numa boa profundidade, cerca de 0,5 centímetros. Além disso, o grão precisa receber bastante água e calor durante esse período, é isso que fará com que a futura muda saia do seu estado de dormência.

Por isso, certifique-se que o local do plantio recebe bastante sol e que a terra esteja bem úmida sempre. Esses cuidados devem ser feitos até que a planta brote.

Como plantar?

O espaçamento ideal para o plantio, principalmente para a espécie amarela, é de 3 a 3,8 metros entre uma linha e outra, e de 0,6 a 0,8 metros entre as mudas. É recomendado também uma planta por cova.

Qual a diferença do café bourbon arábica e conilon?

Podemos dizer que o Conilon é o primo pobre do café Arábica. Enquanto o segundo é usado na produção de cafés finos e gourmets, o primeiro é muito utilizado em blends e pela indústria das bebidas instantâneas. Este também é mais resistente a doenças e floresce mais vezes ao ano.

Outra diferença está no sabor, enquanto o bourbon é mais doce, o Conilon é mais amargo.

O número da produção também é bem distinto entre um e outro. A Arábica, só no Brasil, produz cerca de 36,9 milhões de sacas em escala nacional. Enquanto o Conilon chega a apenas 13,9 milhões de unidades. O primeiro é plantando principalmente no cerrado mineiro, já o segundo é mais comumente visto no Espírito Santo.

Se diferem também na aparência e no tempo de maturação. A Arábica detém grãos mais ovais e amadurecem entre sete e nove meses. Já o outro tem o fruto mais arredondado e demora cerca de onze meses para chegar no ponto ideal de colheita.

Sem esquecer, é claro, da origem de ambos os grãos. O bourbon é de Madagascar, já o conilon é originário do Congo e Guiné.

E das duas espécies, sem dúvida nenhuma que a segunda é muito mais resistente que a primeira.

O que é o café Bourbon vermelho?

O bourbon vermelho foi a primeira variedade a chegar ao Brasil. Isso aconteceu pela fama que o grão tinha na época, principalmente por ser um produto de alta qualidade e que se adaptaria bem ao clima brasileiro.

E se adaptou mesmo, pois pouco tempo depois se tornou destaque na cafeicultura brasileira.

A planta leva esse nome devido a coloração que ganha quando está madura, com isso ocorrendo entre trinta e quarenta anos até ao ponto ideal de maturação.

É uma muda que exige muito cuidado por parte do agricultor. A planta precisa ser cultivada em solo bem nutritivo e também necessita de bastante água.

O que é o café bourbon amarelo?

Na verdade, o amarelo é uma mutação natural do vermelho. Acredita-se que ele tenha sido encontrado pela primeira vez em São Paulo, em 1930.

Por outro lado, alguns especialistas acreditam que a origem da subespécie na verdade aconteceu por meio do cruzamento entre o Bourbon vermelho e o Botucatu amarelo, outra variedade bem famosa no Brasil.

É um café de alta produtividade, cerca de 40% a mais se comparado com o vermelho. A sua maturação ocorre de maneira rápida, entre vinte e trinta dias.

Os arbustos, que possuem uma coloração de bronze e verde-claro, podem chegar a 2,6 metros de altura.

Para ter um bom desempenho e frutos que extraiam o melhor de suas características, é recomendado que a planta seja cultivada em altas altitudes, cerca de 1200 metros.

Qual a diferença entre bourbon vermelho e amarelo?

Enquanto o vermelho é uma subespécie original, acredita-se que o amarelo é uma mutação do primeiro.

O vermelho demora mais para chegar no seu ponto de maturação ideal, podendo levar até quarenta anos para isso acontecer, enquanto o amarelo leva apenas de vinte a trinta dias.

Uma outra diferença é com relação ao cultivo, enquanto o vermelho exige um solo repleto de nutrientes e uma grande dose de água, o outro necessita de menos água mas requer uma altitude maior para ter frutos melhores.

Por fim, o nível de produtividade do amarelo é muito maior que o do original, cerca de 40% a mais.

Conclusão

Conhecendo mais sobre os tipo de cafés, suas características, história e requisitos passamos a entender melhor como extrair de seus frutos um produto de maior qualidade.

Com as variedades de bourbon vermelho e amarelo não é diferente, para quem vai começar uma plantação a quem toma uma boa xícara a informação certa pode ajudar a criar uma bebida incrível.

Aproveite para experimentar as duas variedades, assim como seus blends e defina quais são os melhores para você.

Referências:

https://espressocoffeeguide.com/all-about-coffee-2/coffee-plants/bourbon-coffee-beans/

https://bourboncoffeeusa.com/

https://www.perfectbrew.com/blog/what-are-bourbon-coffee-beans/

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!