adubo-com-e-casca-ovo-o-que-fazer-para-plantas-para-que-serve-beneficios-no-cabelo-liquido-ciclovivo]
Curiosidades

Quais São as 21 Maneiras Criativas para Reutilizar a Borra de Café?

Não sei você, mas nós sempre tentamos reaproveitar algumas coisas que utilizamos no dia a dia, como é o caso da borra de café, por exemplo.

Sabemos que esse pó não pode ser utilizado novamente para passar um novo café, mas a boa notícia é que ele tem sim muitas outras utilidades no dia a dia que podemos desconhecer. E é justamente sobre isso que vamos falar por aqui.

1- Adubo para plantas

Essa talvez seja a reutilização mais famosa para o aproveitar a borra de café: adubo para plantas.

O café, quer dizer, o pó restante é utilizado nas plantas pois conta com diversos minerais que a terra em si não tem, como é o caso de potássio, ferro, nitrogênio, magnésio, cálcio, fósforo e cromo.

Estes elementos ajudam a planta a crescer mais forte. Além disso, a terra também fica esgotada, pois a planta suga todos os nutrientes para si. Sendo assim, você utilizando um adubo – a borra de café – você não só deixa a folhagem mais forte, mas o solo também.

2- Tingimento de tecidos

Se você já derramou café na roupa sabe como essa bebida mancha imediatamente qualquer tecido. E que tal fazer isso de propósito?

Quando você aquece novamente a borra de café, você consegue criar um corante super barato e eficiente para tingir suas roupas, seja para dar aquele ar mais vintage ou mesmo para disfarçar outra mancha já presente na peça.

Você pode usar o item para tingir algodão, linho e rayon.

3- Repelente contra mosquito da dengue

Para quem mora em lugar com bastante verde tem que lidar constantemente com insetos.

Se você sofre com esse problema, sabia que ela é um repelente natural não só contra insetos, mas principalmente o mosquito da dengue!

Isso é possível graças a dois elementos encontrados nesse item: a cafeína e os diterpenos. Ambos podem ser bem tóxicos a estes animais.

Para isso, basta você colocar um recipiente com pó de café na parte em que você quer deixar esses insetos longe – como a parte externa da sua casa ou apartamento, nos vasos e pires de plantas também.

4- Eliminar maus odores em geladeira e freezer

É horrível quando a gente deixa algum alimento guardado por alguns dias na geladeira ou no freezer e seu cheiro toma conta do eletrodoméstico, não é mesmo?

Aí você fica dias tentando tirar o odor dessas comidas e elas parecem não sair nunca. Bom, seus problemas acabaram!

Brincadeiras à parte, você também pode aproveitar a borra para tirar esse mau cheiro da sua geladeira. Pelo fato do produto ter em sua composição o nitrogênio, ele consegue eliminar esses odores quando entra em contato com o carbono.

No caso da geladeira ou freezer, é só colocar um recipiente com ela dentro do local e pronto.

5- Limpar panelas

Pois é, até como produto para limpar suas panelas, ela serve. Por ser um elemento abrasivo, ele ajuda na limpeza de superfícies que são difíceis de lavar, além de ter ações antivirais e antibacterianas.

Só tome cuidado onde exatamente você vai usar a borra, se o material do item em questão for poroso, ele pode ficar com manchas marrons ou remover o teflon.

Para fazer a limpeza, é só jogar a borra na superfície e lavar como de costume.

6- Combater formigas

Como já falamos, o café é um repelente natural contra insetos, inclusive formigas. Caso estas estejam matando suas roseiras, por exemplo, é só aplicar o pó usado no solo, em volta dos caules.

7- Desentupir pias

Além de tudo, este pó também desentope pias. Basta jogar no local e deixar ela agir por uma noite inteira. Na manhã seguinte, deixa a água correr bastante pelo encanamento.

8- Expulsar odores dos ralos

Como já foi dito acima, a borra de café é um desodorizante natural, então caso esteja com problemas de odores fortes e ruins saindo de algum ralo da sua casa, seja da cozinha ou do banheiro, jogue-a nestes locais e deixe em repouso, preferencialmente de uma noite para um dia.

9- Combate a celulite

Quem não odeia a celulite, que atire a primeira pedra!

A celulite, para quem não sabe, nada mais é quando a gordura entra no tecido conjuntivo sob a pele, causando os famosos buraquinhos, principalmente nas nádegas e nas coxas.

Quando a borra de café é aplicada nestes locais, a cafeína ajuda a quebrar esses depósitos de gordura, além de aumentar o fluxo sanguíneo da região, diminuindo a incidência de celulite.

Misture-a com óleo de coco ou água, aplique em todas as regiões afetadas e esfregue por 10 minutos. Faça isso duas vezes por semana e veja a diferença.

10- Nutrição para o cabelo

Sim, o café usado serve para nutrir os fios. Você encontra diversas receitas e o passo a passo por ai. Com isso você vai ter cabelos mais fortes e volumosos.

11- Esfoliação do rosto

Você sabia que o grão de café, por ter partículas grossas, pode ser usado como um esfoliante natural para a pele?

Por conta dessa característica, ele tem o poder de eliminar as células mortas e outras sujeiras presentes em nossa pele.

Algumas das opções, é usar esse resto do pó de café como esfoliante, misturando ele com água ou óleo de coco. Essa combinação serve tanto para a pele do rosto como do corpo.

12- Remover odor de tempero nas mãos

Uma coisa muito comum para as donas e donos de casa de plantão é ficar com aquele cheiro de alho, cebola e outros temperos na mão por horas a fio, apesar do aroma ser gostoso, tem uma hora que não dá mais.

Se este é o caso, esfregue este pó do café que você passou mais cedo nas mãos. Espalhe nessa região como se fosse um sabão, ele vai ajudar a eliminar o cheiro de alho ou da cebola dos seus dedos.

13- Potencializar a limpeza da casa como abrasivo natural

Como dito, o café é um abrasivo natural, e por conta dessa característica você pode muito bem trocar os produtos químicos por esse elemento in natura para limpar a sua casa.

14- Potencializar o crescimento de cenouras e outras raízes

Se você quer aumentar o crescimento de cenouras e outras raízes, faça um fertilizante usando a borra de café. Misture cerca de 250g com 10l de água, depois deixe essa mistura descansar por 24 horas.

No dia seguinte, coe e pulverize as plantas com esse líquido. Você também pode jogar o pó direto no solo, ou deixar em volta dos vasos.

15 – Aditivo de shampoo para pet e para eliminar pulgas

As pulgas parecem não ser muito fãs de café, e você pode usar isso a favor do seu pet.

Depois de passar o shampoo próprio para cachorro ou gato, pegue o pó usado e aplique nos pelos dos seu amigo. Enxágue e deixe secar naturalmente. O pó também pode ser adicionado no shampoo.

Mas fique atento, é importante o seu cão não consumir esse alimento pois ele pode ser tóxico para o seu cachorro.

16 – Marinada de Carnes

Você já imaginou que poderia fazer uma marinada usando borra de café?
Misture a cerveja usada para essa técnica junto com o pó. Deixe a carne descansar e absorver os temperos nessa mistura por até 24 horas na geladeira.

17- Limpar lareira

Tem lareira em casa? Então você sabe como limpar as cinzas deste local pode ser difícil, ainda mais porque sempre acaba subindo aquela nuvem de fumaça e cinzas.

Para evitar isso e tornar essa limpeza mais fácil, adicione o pó do café usado em cima das cinzas. Como ela deixa esta mais pesada, a tarefa fica muito mais fácil, você não inala essa nuvem de sujeira e estes restos de madeira queimada também não se espalham para outros lugares da sua sala.

18 – Estimulante para crescimento capilar

Sabia que a borra de café pode ajudar a fazer seu cabelo crescer? Isso é possível, novamente, graças à cafeína.

A forma de usar é bem simples: antes de lavar os fios, espalhe-a no couro cabeludo e no cabelo em si, esfregue por alguns minutos. Depois é só fazer o processo de lavagem como de costume.

O ideal é que você faça isso duas vezes na semana ou três, se achar necessário.

19- Adubo de cogumelo

Tem vontade de cultivar cogumelos no seu jardim? Ela também te ajuda nisso.

Esse elemento é super difícil de cultivar, principalmente porque requer muitos nutrientes da terra. Como o café é uma fonte natural de vários elementos, basta usá-lo como adubo que com certeza você vai conseguir ter seu pé de cogumelo em casa.

20- Vela artesanal

Essa opção de como reutilizar o pó de café é duplamente boa, pois ela reutiliza a borra e restos de vela que você já tem em casa.

O processo é o mesmo ao fazer qualquer vela. O design e como você vai fazer as camadas, fica a seu critério.

É só misturar os ingredientes com o pó e depois fazer a moldagem.

21- Ajuda a restaurar mobília antiga

É normal que com o tempo, os móveis de casa fiquem com aspecto de velho por conta dos arranhões, principalmente naqueles feitos de madeira.

Pois saiba que a borra pode te ajudar a eliminar esses riscos. Faça uma pasta com o pó usado e um pouco de água. Em seguida, aplique e esfregue a mistura em cima dos arranhões com um cotonete.

Deixe por 10 minutos e depois limpe com um pano de algodão. Você pode repetir até conseguir a cor desejada. Só não esqueça de dar algumas horas de descanso entre uma aplicação e outra.

Conclusão

Se antes você ficava com dó de jogar a borra de café fora, agora você não tem uma, mas 21 maneiras de reaproveitar esse item. É só escolher o seu uso preferido!

Referências:

https://www.friedcoffee.com/uses-for-coffee-grounds/

https://www.cuppabean.com/uses-for-coffee-grounds/

https://www.healthline.com/nutrition/uses-for-coffee-grounds

https://www.javapresse.com/blogs/enjoying-coffee/8-things-to-do-with-used-coffee-grounds

https://www.finedininglovers.com/article/why-waste-coffee-grounds

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!