receita-tijolinho-de-cafe-sobremesa-delicioso
Receitas e Dicas

Tijolinho de Café: Confira o Passo a Passo da Nossa Receita!

Procurando uma receita fácil e gostosa para fazer com café?

Você acabou de encontrar!

Os tijolinhos de café são super saborosos, fáceis de fazer, podem ser servidos durante uma festa ou um encontro casual com os amigos e ainda são um ótimo acompanhante com uma xícara de café ou chá no final da tarde.

A seguir você confere a receita dessa delícia.

Quais são os ingredientes?

Se você está pensando em preparar esse docinho para uma festa, pode fazer ele um dia antes da data. Ele não estraga rapidamente, é só deixar ele na forma e cortar na hora que for servir.

Vamos aos ingredientes:

  • Duas colheres do tipo sopa com café solúvel;
  • Uma lata com leite condensado;
  • Um pacote de bolacha do tipo maizena;
  • Uma colher do tipo sopa com margarina;
  • Uma colher do tipo chá com bicarbonato.

Como é o modo de preparo?

Em uma xícara com água quente você vai dissolver as duas colheres de café solúvel.

Em seguida, leve ao fogo baixo uma panela com o café que você acabou de passar, o leite condensado, o bicarbonato e a margarina.

Mexa tudo até você começar a ver o fundo da panela. Quando isso acontecer pode tirar a mistura do fogo.

Agora, acrescente a bolacha maizena em pequenos pedaços e passe a massa para uma assadeira. Pronto, agora é só você cortar em quadradinhos.

Bem fácil, não é mesmo?

Um ponto muito importante, apesar do café ficar a seu critério, recomendo que você invista em grão de qualidade, isso irá ressaltar o sabor da sua sobremesa, sem dúvidas nenhuma.

Aproveite para experimentar aquele grão gourmet, que além de uma qualidade excelente, deixa a sua sobremesa na doçura certa, já que eles são naturalmente adocicados. Só tome cuidado, pois a receita leva leite condensado, e isso tem o risco de ficar doce demais.

Coberturas alternativas

A gente sabe que café e chocolate são uma dupla perfeita, então se você quiser dar uma incrementada no seu tijolinho você pode fazer uma cobertura de chocolate.

É só derreter o chocolate no microondas e ir mergulhando os bloquinhos nessa calda. Não tem como ficar ruim. Algumas pessoas ainda finalizam com castanhas trituradas, mas aí fica a seu critério.

Ah, e se você quiser fazer a cobertura render mais, acrescente uma caixinha de creme de leite ao chocolate, isso também ajuda a quebrar um pouco o doce desse item.

Conclusão

Quem gosta de café sempre arruma uma desculpa para trazer esse grão para qualquer situação do dia a dia, e com receitas de doces você tem um motivo super plausível para continuar fazendo isso.

Sei que já falei isso diversas vezes, mas é nosso dever usufruir dessa versatilidade que nos é dada pelo café. Em forma de bebida, de molho, de doce, seja como for, o importante é provar todas essas possibilidades.

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!