glicerinado-caseiro-artesanal-ecologico
Receitas e Dicas

Sabão com Borra de Café: Confira o Passo a Passo de Como Fazer!

Além de ser uma bebida deliciosa que nos acompanha diariamente, o café tem muitas outras funcionalidades, a começar com o fato que você pode reaproveitá-lo de diversas formas.

Se você é um apaixonado por esse grão, com certeza sabe que a borra do café pode ser reutilizada, desde esfoliante natural e limpador de panela, até a biocombustível.

Entre essas várias opções, sabia que você também pode fazer sabão com a borra de café? Pois é, além de achar mais uma forma de reaproveitar este material, você acaba de ganhar mais uma alternativa de presente para sua mãe ou para você mesmo.

Mas vamos ao que interessa: a receita!

Quais são os ingredientes para fazer este sabão?

O que você vai precisar para fazer sabão de café:

  • 500 mililitros de água;
  • 500 gramas de soda cáustica em escama;
  • 400 gramas de borra de café;
  • Três litros de óleo usado e peneirado.

Como é o modo de preparo?

Antes de começar, caso não tenha em casa, compre luvas de borracha, óculos de proteção, botas, avental e outros instrumentos que te protejam na hora que você for manusear a soda cáustica, que é uma substância corrosiva.

Dissolva a soda cáustica em escamas na água, sempre colocando a soda sobre a água e nunca o contrário disso. Faça esse processo com a ajuda de uma espátula de madeira com o cabo longo e em um balde grande e resistente.

Em seguida, acrescente os três litros de óleo, morno, e mexa até que todos os itens diluam por completo.

Agora venha com a borra de café. Misture bem até você conseguir uma consistência homogênea e densa.

Por fim, despeje a mistura em uma fôrma e aguarde 24 horas para desenformar – esse é o tempo necessário para o sabão endurecer.

Seu sabão de café está pronto!

É muito importante que você mantenha a soda em um lugar longe do sol e da umidade. Preserve a substância na sua embalagem original. Se tiver pet ou criança em casa, mantenha longe do alcance de ambos.

Sabonete de café

Além do sabão, você também pode usar a borra para fazer sabonete de café. Uma ótima opção de presente para os apaixonados por esse grão.

Ingredientes

– 700 gramas de base de glicerina para sabonete;
– 50 gramas de pó de café;
– 20 gramas de leite;
– 10 gotas de óleo essencial da sua preferência;
– Duas colheres de chá de canela.

Modo de preparo

Coloque a glicerina em um recipiente, vidro ou plástico, e leve por dez segundos ao microondas. Retire, mexa e volte por mais dez segundos. Repita o processo até que toda a glicerina derreta por completo.

Em uma bacia ou balde, adicione o líquido com o resto dos ingredientes.

Agora, em uma forma forrada com plástico filme, adicione a mistura. Pronto, espere alguns dias para endurecer e você pode desenformar.

Conclusão

Se você não sabia o que fazer com a borra de café que sobra na sua casa, eis duas receitas fáceis e super legais para você testar.

Referências:

https://www.frugalfarmwife.com/article/homemade-coffee-scrub-soap-recipe/

https://www.soapqueen.com/bath-and-body-tutorials/tips-and-tricks/use-tea-coffee-soap/

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!