receita-como-fazer-café-menu-chocolate-com-polvilho-doce-panelinha-beiju-receitas-com-hidratada
Receitas e Dicas

Como Fazer a Receita da Tapioca de Café?

Nada como começar o dia com uma tapioca caprichada e uma xícara de café, certo?

E se nós te falarmos que você pode combinar os dois em um lugar só?

Você vai aprender como na receita que vamos passar a seguir.

Quais são os ingredientes da massa?

A base da tapioca é feita de mandioca e aí você faz o recheio que quiser.

Mas nessa receita de hoje, além de escolher o que colocar dentro do alimento, você aprenderá a turbinar a própria massa com café.

Para isso você vai precisar de:

  • 250 gramas de polvilho do tipo doce;
  • Uma colher (do tipo sopa) de café coado forte e frio;
  • Uma pitada de sal.

Caso vá fazer em grandes quantidades, é uma xícara de café para um quilo de polvilho.

Quais são os ingredientes do recheio?

Já para o recheio você vai precisar de:

  • Doce de leite a gosto – tradicional ou light.

Como é o modo de preparo?

O preparo é bem simples. Em uma tigela, preferencialmente grande, adicione o sal, o polvilho e o café coado, misturando tudo até que esses ingredientes virem uma espécie de farofa granulada.

Ponha uma frigideira ou uma tapioqueira em fogo baixo, espalhe essa farofa no comprimento que desejar. Espere a massa firmar para não despedaçar e vire. Aí é só deixar cozinhar desse outro lado.

Por fim, venha com o doce de leite, na quantidade que desejar, para fazer o recheio. Espere este esquentar e depois feche a tapioca.

Pode acontecer da massa ficar meio borrachuda, quando isso ocorre quer dizer que ela está úmida, aí você precisa adicionar mais polvilho.

Agora, caso ela quebre com muita facilidade, quer dizer que você precisa colocar mais café. Pronto, sua tapioca de café com doce de leite está pronta para você degustar.

Para quem está preocupado com o peso, recomendamos optar por um doce de leite light, assim você pode comer sem neura.

Agora, para quem não está preocupado com isso, uma outra dica é você mesmo fazer o doce caseiro, que consiste basicamente em colocar uma lata de leite condensado na panela de pressão.

Rende muito mais e você pode fazer várias latas. E pode ficar tranquilo que a lata não explode, mas você precisa ficar atento ao tempo de cozimento e só abrir o recipiente após o resfriamento para não correr o risco do doce respingar em você.

Uma outra opção, se puder gastar um pouco a mais, é usar o doce de leite argentino. É uma delícia e combina como uma luva nessa receita.

Conclusão

Parece uma receita bem legal, não é mesmo?

E você pode tanto fazê-la no café da manhã, para quem gosta de começar o dia com um docinho, quanto para ser aquela sua sobremesa após almoço ou jantar. Inclusive, é sua chance de impressionar os convidados, caso vá comer acompanhado.

E apesar da receita original ser feita com doce de leite, é óbvio que você pode colocar a imaginação para funcionar e testar outros recheios. Apostamos que uma versão com chocolate ficaria ótima, ou, quem sabe, uma salgada com presunto, queijo e orégano.

Seja como for, as possibilidades são infinitas. Mas o melhor mesmo é saber que a combinação entre esses dois não só é possível, como é perfeita!

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!