Receitas e Dicas

Descubra Quais São os Benefícios do Café Para a Saúde

Ao longo de muito tempo, o café foi visto uma bebida que traz malefícios para a saúde. Isso porque, quando consumido em altas doses, isto é, mais de 500mg ingeridos no dia, a cafeína pode se tornar prejudicial.

No entanto, surgem dúvidas de como essa planta realmente interfere no organismo de cada pessoa.

Pesquisas atuais, revelam que essa bebida não é mais considerada como o vilão da saúde.

Veja os reais benefícios a seguir.

Mito ou realidade, café faz bem pra saúde?

A cafeína então, deixou de ser vilã para se tornar uma grande aliada ao bem-estar. Estudos apontam que, ingerir café todos os dias em doses moderadas, ou seja, de 4 até 5 xícaras de 50 ml, não traz riscos ao nosso organismo, e sim o oposto, apresenta inúmeros benefícios.

A sua riqueza nutricional, se destaca para a cafeína, devido ao grau de estimulante e pela concentração alta de polifenóis.

Esses, são antioxidantes que impedem ou reduzem a ação de radicais livres no organismo que, dificulta o equilíbrio celular.

Além disso, de acordo com cientistas, o café possui muitas propriedades que auxiliam na prevenção de várias doenças e ainda promove bem-estar.

O café se tornou um grande amigo do ser humano, no entanto, há inúmeros tipos cultivados inclusive para fins medicinais (medicina Ayurvedica) como por exemplo, o café beirão conhecido também como mucuna.

Dentre seus benefícios estão:

  • Afastar as doenças cardíacas;
  • Ajudar no processo de emagrecimento, um exemplo é o café Maritta;
  • Proporcionar mais energia;
  • Evitar problemas respiratórios;
  • Prevenir o câncer;
  • Melhorar o funcionamento do intestino;
  • Aumentar a memória;
  • Diminuir o surgimento de pedras nos rins;
  • Combater a depressão;
  • Aumentar a expectativa de vida;
  • Combater as inflamações;
  • Reduzir incidências de AVC;
  • Proteger contra os danos provocados pelo sol.

Para beber com leite, descafeinado, sem açúcar, em pó solúvel, quais fazem bem quais fazem mal?

  • Com leite – Misturar o café com o leite não é perigoso. Isso porque, 30 ml de leite já são considerados o suficiente para impedir que a cafeína bloqueie a absorção do cálcio contido no leite.Na prática, o que ocorre é que muitas pessoas que ingerem uma quantidade alta de café, por vezes acabam ingerindo pouco leite. Por isso, nesses casos pode haver a redução do cálcio no corpo.Habitualmente as pessoas substituem o leite e/ou o iogurte pelo café que deveriam ser bebidos nos lanches ao decorrer do dia.

    Todavia, nas pessoas que tomam uma quantidade satisfatória de cálcio por dia, o café não ocasiona a sua deficiência no organismo.

  • Descafeinado – Essa opção do café, é excelente para quem não deseja ou não pode ingerir a cafeína como, por exemplo, pessoas hipertensas, com gastrite ou com insônia. Isso porque, café descafeinado possui uma concentração reduzida de cafeína.Nele contém apenas 0,1% de cafeína e isso não é o suficiente, inclusive para impedir o sono.Além disso, o processo de produção é muito preciso e delicado e por isso, os componentes essenciais para manter as substancias, o sabor e o aroma original do café são totalmente preservados.

    Em contrapartida, igualmente ao café coado, ele eleva a acidez dentro do estômago e assim, pode facilitar o surgimento de refluxo.

    Dessa forma temos essa opção, de consumo moderado para evitar a úlcera, gastrite e/ou refluxo gastroesofágico.

  • Sem açúcar – Consumir café preto tornou-se parte da rotina da maioria dos brasileiros.Há quem afirma que inicia somente o o seu dia após tomar um bom café pela manhã. No entanto, geralmente ele é acompanhado pelo açúcar. Esse sim, pode se tornar um grande problema para a saúde se você exagerar na quantidade.

Desta maneira, tomar o famoso cafezinho sem adicionar o açúcar é a melhor e mais saudável opção, porque:

  • Reduzir o risco de diabetes;
  • Inibe a fome e ajuda a emagrecer;
  • É de fato mais prazeroso;
  • Tudo é questão de adquirir hábito;
  • Solúvel – O café do tipo solúvel, é feito com café e água, somente. A sua fabricação é a partir de grãos principalmente o Arábica (uma planta com folhas mais nobres e verdes) e, esse é derivado do processo de desidratar o extrato aquoso proveniente do café torrado.Também chamado de café tipo instantâneo, ele não pode ter nada de conservante e/ou qualquer outro aditivo na sua composição.Embora, seus fatores de nutrição e de sabor estejam empatados com o café tradicional coado, nutricionistas julgam a versão filtrada um tanto mais benéfica.

    Isso em razão de que, ao coar/filtrar o café, é possível ter maior controle da sua qualidade, conservar mais o sabor. Vale ressaltar que, nos grãos cuja torração é clara e/ou média, são preservadas maior quantidade de vitaminas e de proteínas.

Dicas para beber café sem açúcar:

Cortar repentinamente o açúcar do café não é o ideal. Essa interrupção brusca, pode provocar estranheza e por consequências desistência.

Por isso, se você deseja eliminar o açúcar, o ideal é começar devagar, ou seja, a cada dia reduza pela metade a quantia de açúcar.

Faça esse processo até conseguir eliminar 100%, e quando virar de fato um hábito, verá o quão saboroso e mais prazeroso é tomar café puro e sem açúcar.

Quais são os benefícios do café no rosto e na pele?

Depois de coar o café, fica-se na borra uma quantidade considerável de cafeína, e essa pode atuar poderosamente como fonte rejuvenescedora, além de ajudar na regeneração das células.

A borra do café pode ser utilizada para esfoliar, hidratar e até mesmo clarear a pele. A cafeína contida nela tem o poder de:

  • Retirar as células mortas;
  • Regeneração das células;
  • Rejuvenescimento da pele;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Promove o clareamento da pele.

O segredo, entretanto, está na cafeína. Por isso, se você preza por uma pela bonita e rejuvenescida, é uma pessoa com oleosidade excessiva e predisposta a ter acne, a dica é usar abusar dos benefícios da borra e fazer o seu uso periodicamente.

E para o cabelo?

Se você ama um cabelão, o café é um excelente aliado ao projeto Rapunzel. Além de agregar diversos benefícios, ele tem o poder de estimular o crescimento dos cabelos.

Mais uma vez, o destaque aqui é a famosa cafeína!

Ela é verdadeiramente capaz de melhorar o fluxo sanguíneo na região do couro cabeludo, fortalecer os fios desde a raiz, age como um shampoo esfoliante, renova as células e ainda combate o envelhecimento dos fios. Ah, e não podemos esquecer de que, ela deixa as madeixas muito sedosas e ainda garante um brilho intenso.

Clique aqui para entrar em contato conosco.

E aqui para nos conhecer melhor.

Fonte Bibliográfica e leituras adicionais:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6213481/
https://www.parkinson.org/blog/science-news/coffee-and-parkinsons-protection-in-the-making
https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/410548

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!