carnes-assada-frango-file-porco-no-forno-pure-batata-madeira-pronto-receita-file-mignon-porco
Receitas e Dicas

Molho de Café: Como Preparar a Nossa Receita para Carnes?

Se existe algo que tem muitas variantes é o café, esse líquido é usada de inúmeras maneiras e ainda não só como bebida.

Só para beber você tem uma um leque quase infinito de opções: puro, com leite, duplo, com especiarias, quente, gelado, acho que dá até pra usar aquele bordão daquela esponja de aço, 1001 utilidades.

O grão também é muito visto e utilizado em drinks, como o café irlandês que leva uma dose de whisky. E não podemos nos esquecer das sobremesas. Inclusive, se você nunca experimentou um Tiramisu você não sabe o que está perdendo.

Mas você já pensou em ver esse item em comidas salgadas, mais precisamente em formato de molho? Parece impossível, mas isso já é uma realidade. Sim, agora você também pode ter o café no seu prato, acompanhando carnes assadas ou cozidas.

E o molho é liberado para ser usado tanto no preparo dessas proteínas, como depois, no prato, como um acompanhamento.

Gostou, não é? Então continue com a gente que vamos te ensinar a como fazer esse delicioso molho, em casa.

Quais são os ingredientes?

Para fazer o seu molho de café você vai precisar de:

  • ⅔ de xícara de chá de café pronto – forte e sem açúcar;
  • Duas colheres de chá de molho inglês;
  • ⅓ de xícara de chá de manteiga sem sal;
  • 1 e ½ colher de sopa de mostarda;
  • Uma colher de sopa de suco de limão;
  • Uma colher de chá de açúcar;
  • Uma pitada de sal;

Como é o modo de preparo do molho?

Apesar da quantidade de ingredientes, fique tranquilo pois a receita é bem fácil e você não vai levar mais de 15 minutos para prepará-la.

Em uma panela coloque todos os ingredientes da lista. Mexa até que a manteiga derreta toda. Está pronto! Como diz minha mãe, não requer prática e nem habilidade.

Além de ser uma receita fácil, você pode usá-las em diversas situações como, por exemplo, pincelar carnes que você vai assar ou cozinhar no forno. O molho ressalta ainda mais o sabor do corte que você escolheu.

As melhores carnes que acompanham esse molho são: filé mignon e lombo. Se prefere massas, não tem erro também. Ele vai muito bem em raviolis. Mas neste caso a dica é acrescentar dois dentes de alho picado, cogumelos e 100 mililitros de creme de leite.

E não ache que ele combina apenas com comidas mais sofisticadas. Ele pode ser o seu companheiro perfeito para aquela porção de batata frita ou assada, outros tipos de porções e salgadinhos.

Na verdade, o molho de café fica bom até em carnes prontas. Versatilidade é a palavra chave dessa receita.

Conclusão

E você, já tinha imaginado que poderia consumir café no seu prato de filé mignon assado ou na sua porção de batata frita? Aposto que não.

Mas agora que você sabe que é uma possibilidade, que tal já deixar o seu molho de café pronto para a sua próxima receita? Tenho certeza que você não vai se arrepender. Afinal de contas, é impossível algo com café não ser bom, não é mesmo?

Referências:

https://www.delish.com/cooking/a21951239/coffee-rubbed-steak-with-coffee-bourbon-sauce-recipe/

https://www.tln.ca/tlnrecipes/kitchen-stefano-faita-spicy-rib-eye-steaks-maple-coffee-sauce/

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!