Muitos amantes do café já se perguntaram; a Starbucks tem franquia?
Veja abaixo como funciona o processo em terras tupiniquins…
Tem Franquia do Starbucks Coffee no Brasil?
Conteúdo / Atalhos:
- Tem Franquia do Starbucks Coffee no Brasil?
- Como abrir uma franquia do Starbucks?
- Como ser um franqueado para abrir uma loja do Starbucks?
- Quanto custa abrir uma franquia do Starbucks?
- Qual o faturamento de uma loja da Starbucks?
- Em quanto tempo se dá o retorno do investimento na Franquia da Cafeteria Starbucks?
- Quais as vantagens de abrir uma loja da Starbucks: vale a pena?
- O que é a licença do Starbucks? Como funciona? Vale a pena?
- Conclusão
Infelizmente, não. A Starbucks não é uma empresa de franquias, mas nem tudo está perdido.
Apesar disso, você pode pedir um licenciamento para a companhia, um documento que te autoriza a ser um revendedor dos produtos da empresa.
Como abrir uma franquia do Starbucks?
O requerimento em si não é difícil, a parte mais complicada é a avaliação feita pela empresa para liberar o documento, que é bem rigoroso.
Mas pedir o papel é bem fácil, é preciso apenas acessar o site da Starbucks – já que a sede fica nos Estados Unidos – e enviar uma mensagem falando sobre o seu interesse em ser um licenciado da companhia.
Nesta fase provavelmente você vai ter que fornecer alguns dados, como financeiros, pessoais, se você já tem em mente onde vai abrir a loja e a sua ideia de negócio.
Uma boa maneira da Starbucks não ignorar sua proposta logo de cara é montando um plano de negócio antes de mandar a oferta. Se não sabe por onde começar, pegue o próprio modelo da companhia como base.
Os principais pilares do plano de negócio da Starbucks são:
– Competitividade;
– Diferencial;
– Estratégia;
– Posicionamento.
Segundo a empresa, é por meio desses pontos que você terá um negócio lucrativo.
Mesmo você tendo a liberdade de gerir o negócio do seu jeito, por que não se basear no que foi construído pela companhia? Já sabemos que é um modelo que funcionou muito bem até agora.
O único porém é que no Brasil o licenciamento pertence a empresa SouthRock Capital.
Como ser um franqueado para abrir uma loja do Starbucks?
Como dito, a Starbucks não trabalha com franquias, mas, sim, com licenciados.
Basta mandar sua proposta e aguardar a avaliação da companhia. Lembre-se de já ter tudo planejado, caso contrário a empresa sequer vai considerar sua proposta.
Afinal de contas, é o nome deles que está em jogo, então eles não vão licenciar qualquer pessoa.
Quanto custa abrir uma franquia do Starbucks?
Com um investimento a partir de 500 mil reais você consegue ser um licenciado da Starbucks.
Inclusive, essa é uma das vantagens da licença se comparado com o modelo de franquias. Ela é muito mais em conta, perfeita para quem tem pouco capital para investir.
Qual o faturamento de uma loja da Starbucks?
A Starbucks fatura por ano a bagatela de US$1,5 bilhões de dólares. Uns bons trocadinhos, não é mesmo?
Claro que você não pode abrir uma loja achando que vai ganhar isso, mesmo porque é o faturamento global, ou seja, inclui todas as lojas da empresa espalhadas pelo mundo. Mas com esse valor dá para você ter ideia de como é um negócio bem lucrativo se você tiver objetivos muito bem estabelecidos.
Em quanto tempo se dá o retorno do investimento na Franquia da Cafeteria Starbucks?
Difícil dizer, pois não é um dado divulgado pela Starbucks, mas como na maioria das franquias ou licenciadas, o tempo de lucro total varia de dois a três anos.
Apesar de parecer muito tempo, temos que pensar que o Brasil é um dos países que mais consomem café no mundo. Então, demanda tem.
Sem contar que, atualmente, apenas 113 lojas da Starbucks estão em território brasileiro, entre Rio de Janeiro e São Paulo, sendo assim, é sua chance de cobrir essas brechas. Inclusive, todas essas unidades são licenciadas.
Quais as vantagens de abrir uma loja da Starbucks: vale a pena?
Sem dúvida nenhuma, mesmo o investimento inicial sendo relativamente alto.
Não podemos esquecer que a Starbucks é a maior rede de cafés do mundo, com uma clientela super fiel, nacional e internacional, e que só tende a crescer.
Além, é claro, de ser uma marca mais que consolidada no mercado, uma preocupação a menos para você.
Outra vantagem é que a identidade da empresa já foi construída, os preparos das bebidas vem prontos para o investidor – e também já são conhecidos pelo público.
Por fim, o público, que é super fiel a marca, faz divulgação de graça da empresa, o que é ótimo para você. Só o fato de você não ter que fazer isso do zero já é uma baita ajuda.
Aliás, essa é justamente uma das maiores dificuldades dos empresários que começam algo do nada, tem que se criar identidade, investir em divulgação, e esses são pontos que você não terá que se preocupar ao ser um licenciado da Starbucks.
O que é a licença do Starbucks? Como funciona? Vale a pena?
A licença nada mais é que um documento oferecido pela Starbucks que te dá direito a ofertar os produtos da marca.
Para quem não conhece, pode achar esse tipo de investimento não tão lucrativo, mas é justamente o oposto.
Vamos comparar as diferenças entre franquia e licenciamento:
Franquia:
- O investidor aprende a como administrar o negócio;
- O investimento é feito no sistema completo de gestão;
- É obrigatório seguir os padrões que são estabelecidos pela marca;
- O investidor compra um modelo de negócio que já existe, de uma marca já famosa no mercado;
- Know-how e fornecedores de gestão já cadastrados.
Licenciamento:
- Investe-se no direito de usar e vender os produtos e serviços da empresa;
- A gestão é totalmente independente (do jeito que a pessoa achar melhor);
- O investidor não é obrigado a seguir os padrões da empresa;
- Know-how não está incluso no licenciamento;
- O investimento é muito mais em conta;
- O investidor decide por si próprio como vai trabalhar.
Além disso, no modelo de franquia algumas marcas exigem a chamada taxa de franquia, enquanto no modelo de licenciamento isso não existe.
Ambos os tipos de negócio tem seus prós e contras, vai do empresário escolher aquele que melhor se encaixa nos seus objetivos.
Conclusão
Se pensarmos que o Brasil não só consome muito café, mas também produz uma quantidade enorme de grãos, faz total sentido abrir uma loja da Starbucks por aqui. Sem esquecer o fato dela ser uma das maiores cafeterias do mundo.
Ou seja, une-se o útil ao agradável e quem sai ganhando é você.
Referências:
https://www.starbuckcoffee.net/starbucks/how-to-open-starbucks/
https://smallbusiness.chron.com/opening-starbucks-32199.html