tonica-laranja-limão-drinks-xarope-como-fazer-receitas-cafe
Receitas e Dicas

Espresso Tônica: Como Preparar a Nossa Receita?

Apesar de termos nosso método preferido, o café é muito versátil. Ele pode ser servido ou combinado com um ou mais ingredientes, quente, frio, puro, com açúcar, com canela, espresso duplo, com leite e de muitas outras maneiras.

Se listarmos todas as possibilidades aqui, ficaremos até amanhã. Mas o que nós queríamos trazer é justamente isso, a palavra possibilidade.

Aqui vamos falar de uma versão refrescante, perfeita para te acompanhar nos dias mais quentes.

O espresso com tônica vem justamente para isso, para te ajudar a suportar o calor nos dias mais quentes.

Apesar de não ser muito comum aqui, essa bebida é muito famosa no Japão, Austrália e Estados Unidos. E nós, como um país tropical, temos o dever de trazer essa opção para terras brasileiras.

Quais são os ingredientes?

É bem fácil de fazer e você vai precisar de pouquíssimos ingredientes:

  • 200 mililitros de água tônica;
  • Uma dose de café espresso – entre 30 a 50 ml;
  • Gelo;
  • Uma fatia de laranja – totalmente opcional.

Como é o modo de preparo?

O primeiro passo é passar o seu espresso. Como o café oxida muito rápido depois de ser extraído, deve-se fazer isso no exato momento da preparação da receita. Reserve!

Agora, em um copo, acrescente a água tônica, o gelo e a fatia de laranja, esta última sendo opcional. Se não quiser, não precisa colocar.

Em seguida, pegue sua dose de café espresso e despeje lentamente no copo com a água tônica. Pronto! Muito simples, não é?

A princípio você pode achar que essa combinação vai ficar amarga por conta dessa junção entre café e água, mas pode ficar tranquilo pois a temperatura fria do café tende a quebrar a amargura natural do grão.

Outra coisa que você pode fazer para minimizar essa sensação sensorial é escolher um grão de café mais suave ou com um torra mais clara, onde o amargor não está tão presente. Ah, e não esqueça que o tempo de extração também influencia nisso.

Quanto mais rápido a extração, mais amargo o café será. Tomando esses cuidados, seu espresso tônica ficará do jeito que você gosta.

Conclusão

Tem uma galera que ainda torce o nariz para café gelado, mas vivendo em um país tropical como o Brasil não dá para ficar nessa pra sempre.

Senão você vai ter que escolher entre tomar café e passar calor ou não tomar nada, e isso não é uma opção para quem não dispensa pelo menos uma xícara dessa bebida por dia. O jeito então é se adaptar para poder usufruir dele em qualquer época do ano e o espresso tônica tá aí pra te ajudar.

Referências:

https://www.salon.com/2021/07/22/orange-coffee-soda-is-your-mysteriously-delicious-summer-drink/

https://www.onevillagecoffee.com/blogs/ask-steve/recipe-instant-coffee-soda

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!