quanto-tempo-dura-o-cafe-melhor-pote-para-guardar-estraga-geladeira-em-po-o-que-fazer-para-soluvel-nao-endurecer-para-tirar-mal-cheiro-embalar-porque-vidro-vencido-faz-mal
Receitas e Dicas

Quais são as Melhores Dicas para Conservar o Café Depois de Aberto?

Não tem coisa melhor do que saborear uma bela xícara de café pela manhã!

A bebida, além de dar aquele gás para fazer as tarefas do dia a dia, é uma bebida deliciosa, cheia de aromas e sabores únicos.

Contudo, provavelmente você já deve ter percebido que com o passar do tempo, o café não tem mais o gosto que tinha quando você preparou ele pela primeira vez. Infelizmente isso é algo comum, assim como o motivo para ele ficar assim: a forma de armazenamento.

O café moído pode ficar ruim com o tempo?

Sim, infelizmente. Se você não armazenar o seu pó de café corretamente, ele vai estragar com o tempo, principalmente porque ele é super frágil a luz, calor, umidade, além de poder absorver o cheiro de outros alimentos.

Sendo assim, se você não quer que isso aconteça, aposte em um bom recipiente para guardar o seu café moído.

Por quanto tempo você pode manter o café moído guardado?

Por incrível que pareça, um café moído pode durar até 2 anos, se armazenado corretamente. Esse tempo é válido quando o café é guardado no freezer/geladeira.

Para aqueles que são armazenados a seco, o prazo é de três a cinco meses. Isso para as embalagens que não foram abertas.

Para aquelas que foram, o tempo é de um a cinco meses, na geladeira. Mas o ideal é que você consuma entre uma a duas semanas, no máximo. Assim você consegue aproveitar todas as características e o frescor do café.

Como prolongar a vida útil do café moído?

Apesar do café em si já ter uma grande resistência, é óbvio que ele depende de você para durar mais tempo. Sendo assim, uma das formas de conseguir isso é guardar a embalagem – lacrada – em um lugar seco.

Outro ponto primordial para prolongar sua vida é comprar a quantidade que você vai usar. Por isso que hoje em dia muitas marcas, principalmente as que vendem café gourmet, comercializam embalagens pequenas, com cerca de 500 gramas, mais ou menos. Com esse tamanho fica mais fácil consumir o café antes dele perder as suas prioridades.

A embalagem, por si só, normalmente garante a integridade do pó, mas só para prevenir ou em situações que você observar que ele está furado ou rasgado, é recomendado que você coloque o conteúdo em um recipiente com fechamento hermético. Isso estende ainda mais a vida e a qualidade do seu café.

Como você pode dizer que o café está ruim ou rançoso?

Uma das maneiras de você saber se o seu café ainda está bom ou não é cheirando ele. Se estiver cheiroso, quer dizer que ele ainda está com suas prioridades intactas. Agora, se não tiver muito aroma, é porque ele já está velho, mas ainda é seguro consumi-lo.

Outra forma de saber se o produto está ruim é observar se existe a presença de mofo. Obviamente que se este for o caso, jogue o pó fora e compre uma nova embalagem.

Como armazenar corretamente o café solúvel?

Existem duas formas corretas de armazenar o café: na despensa ou na geladeira.

No primeiro, é muito importante que você deixe o café protegido do ar, umidade, calor e luz solar. Se você seguir todos esses passos, ele com certeza vai manter suas características dentro do prazo de duas semanas para o consumo.

Além disso, é importante que o pote seja escuro.

Agora, se você sabe que não vai usar tudo dentro desse período, então opte por guardar na geladeira. Isso vai estender o prazo de vida do café. Mas não esqueça de sempre armazená-lo em potes herméticos para que o café não só fique protegido dos quatro itens que citamos acima, mas, também, impede o pó de absorver o aroma de outros alimentos que estão na sua geladeira.

Contudo, é bom você saber que ao guardar na geladeira você vai perder um pouco do sabor do café.

Quais são os inimigos do café?

O café tem 4 inimigos: luz, calor, ar/oxigênio e umidade. Para prolongar a vida dele, tenha certeza de que o pó está protegido destes quatro elementos.

Manter longe da luminosidade ajuda?

Sim, com certeza. Tanto que uma das dicas para prolongar a vida e a qualidade do seu café é guardá-lo em um pote escuro, impedindo que a luz chegue até ele.

Devemos ter atenção ao guardar na geladeira?

Com certeza! Apesar de alguns recomendarem o armazenamento do café na geladeira, é um hábito que ainda levanta controvérsias.

Mesmo estendendo o prazo de validade, o café pode absorver o odor de outros alimentos. Ainda por cima, quando guardado no freezer, pode acontecer do item ficar com alguns pedaços de gelo, o que faz ele perder aroma e sabor.

Devemos manter o café longe de produtos ou alimentos com cheiro forte?

Sem dúvida nenhuma, a não ser que você queira tomar café com gosto/aroma de cebola ou de alho. O pó deve ficar longe de alimentos com cheiro forte pois ele tem a capacidade de absorver as características aromáticas dessas comidas.

Isso vale tanto para o café dentro ou fora da geladeira.

Qual a frequência que devemos trocar o coador de pano?

Além de se preocupar com o local e a forma como o café é armazenado com o intuito de manter o seu frescor, você precisa pensar igualmente com a qualidade do seu filtro.

Para aqueles que não trocam o de pano por nada, não esqueça de comprar um novo a cada três meses. Esse é o prazo máximo.

Qual o tipo de embalagem é recomendada para armazenar o café depois de aberto?

Sempre em potes herméticos e escuros. Aí fica a seu critério se você quer manter a embalagem original do café ou não. Mas recomendo que sim, já que o próprio saco já vem equipado com elemento – uma camada de alumínio – que protege o produto.

Conclusão

Um café fresquinho pela manhã é ótimo, mas você precisa cuidar dele direitinho para que ele mantenha todas as suas características até acabar. Só assim você poderá aproveitar até a última colher, com cada propriedade única do grão que você escolheu.

Referências:

https://blog.publicgoods.com/how-long-does-ground-coffee-last/

https://www.thespruceeats.com/how-to-store-coffee-765325

https://brewsmartly.com/how-to-store-coffee/

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!