bolo - banana-café-gostoso-simples-facil-fofinho-aerado-arabica
Receitas e Dicas

Como Fazer a Receita do Bolo de Banana com Café?

Não tem nada melhor do que comer uma fatia de bolo quentinha no café da tarde. Ainda melhor se for acompanhado de uma xícara de café fresquinho.

E isso pode melhorar ainda mais se você fizer esse bolo de banana com café que vamos lhe ensinar.

Pois é, esses dois ingredientes parecem estar tão longe um do outro, mas fazem um casal perfeito quando combinamos nessa receita.

Por que o bolo de banana com café?

Por que não? São dois itens super gostosos e que já fazem parte do seu dia. Além disso, provavelmente você nunca os combinou dessa forma.

Ou seja, uma oportunidade de experimentar novas receitas e sabores, sem contar que é um bolo leve e super fácil de fazer.

Qual tipo de café utilizar?

Vai depender da sua preferência pessoal, mas indicamos que você use um café 100% Arábica que seja frutado e doce, com uma acidez e corpo forte. Todos esses pontos combinam muito bem as características organolépticas – alimento onde aroma, sabor, consistência e cor é percebido facilmente pelos nossos sentidos – da banana.

Como preparar a receita?

Quais são os ingredientes?

Para preparar essa gostosura você vai precisar de:

  • Duas bananas nanicas maduras;
  • 200 gramas com farinha de trigo;
  • 70 mililitros com leite;
  • 60 mililitros com óleo de soja;
  • 50g com açúcar;
  • Duas xícaras de café passado, da sua preferência;
  • Duas colheres (do tipo sopa) com fermento em pó;
  • Um colher (do tipo chá) com café em pó;
  • Uma pitada de sal;
  • Açúcar de confeiteiro.

Qual é o modo de preparo?

Em um recipiente e com a ajuda de uma peneira, adicione a farinha e o fermento. Agora, acrescente o café moído, o sal, e misture bem.

Em um outro recipiente coloque o óleo, o leite e o açúcar. Depois de amassar as bananas, coloque-as junto com esses ingredientes.

Agora, junte esses dois preparos em uma vasilha só e mexa bem até virar uma massa consistente. É preferível que essa parte seja feita a mão e não na batedeira.

Despeje a massa em uma assadeira com papel manteiga e deixe assar por cerca de 45 minutos em 180 graus. Claro que se o bolo ainda não tiver assado, você pode deixar mais tempo.

Retire do forno, deixe esfriar e finalize com o açúcar de confeiteiro e o café moído polvilhado com a ajuda de uma peneira. Agora sim, seu bolo de banana com café está pronto para servir!

Conclusão

Inicialmente, esses dois não parecem combinar, mas você vai ver como eles se misturam muito bem. Além disso, não tem como ser algo ruim, principalmente se você gosta desses dois itens.

O bolo de banana por si só já é ótimo, imagina ainda com café, tanto na massa como um acompanhante.

De qualquer forma, não deixe de fazer. Quem sabe você não acaba de descobrir uma nova receita para integrar sua lista de sobremesas e para fazer um lanche da tarde com as amigas.

Referências:

https://www.caffemilani.it/un-dolce-gustoso-e-leggero-al-profumo-di-caffe/

https://www.tashasartisanfoods.com/blog/coffee-banana-cake-recipe/

https://www.howsweeteats.com/2020/03/banana-cake-coffee-frosting/?__cf_chl_jschl_tk__=mxgT0BQmSunoCXgcCQ_dqRKMnoyhfm2o_Wx36le2gRc-1636362864-0-gaNycGzNCL0

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!