descalcificante-caseiro-nespresso-dolce-gusto-tres-coraçoes-delta-q-continente-passo-a-passo
Receitas e Dicas

Como Descalcificar e Desentupir Cafeteira Elétrica e Máquina Expresso Passo a Passo

Essa pergunta vai para quem comprou a primeira cafeteira agora: você levantou pela manhã, como um dia qualquer, e se deparou com um símbolo no visor da sua máquina, pedindo para você fazer uma descalcificação, mas você não faz ideia do que isso seja?

Bom, primeiro, pode ficar tranquilo porque isso é normal. Segundo, se você não sabe o que é ou como fazer esse processo, está no lugar certo.

O que é o processo de calcificação e como ocorre?

Antes de falarmos o que é a descalcificação, vamos explicar o que é calcificação. Isso ocorre devido ao pH – nível de acidez – da água usada para preparar o café. Ela acontece após algum tempo de uso da máquina.

É comum observarmos que em casos de pH alto, acima de sete, chamada de alcalina, a calcificação acontece mais rápido, o que significa que a manutenção também será com mais frequência.

Agora, quando esse número fica abaixo de sete, a própria passagem da água durante o funcionamento diário da cafeteira já realiza a descalcificação, o que faz com que a manutenção seja necessária apenas nos períodos já determinados pelo manual do fabricante.

Impurezas na água e o uso de águas dureza maior podem resultar em calcificação e acúmulo de componentes internos de sua máquina de café que afetam o sabor. Não consegue imaginá-lo?

Se você já usou uma cafeteira elétrica simples com uma bobina de aquecimento visível, ao longo do tempo, você terá notado um acúmulo branco e escamoso. Parece com algo que você imagina que tenha um sabor delicioso? Não tanto assim.

A parte positiva é que a maioria das cafeteiras já vem com um aviso, que é automático, sobre quando você precisará fazer a descalcificação.

Como saber que minha cafeteira está sofrendo de calcificação?

 

aquecimento-alem-do-normal

Os sintomas de que sua cafeteira precisa ser descalcificada são:

  • Capacidade da caldeira reduzida;
  • Menor volume no café preparado;
  • Aquecimento além do normal;
  • Entupimentos gerais – mangueira de passagem e outros orifícios;
  • Ruídos enquanto ela está ligada;
  • Redução de espuma no café, com uma aparência fina.

Como dissemos, muitas cafeteiras já vem com o aviso, porém, nem todas contam com esse sistema, principalmente os modelos mais tradicionais.

Outro ponto importante para se saber é que quando a sua cafeteira precisa dessa limpeza ela também começa a apresentar acúmulo de resíduos, como calcário.

O que é a descalcificação da máquina de café?

A descalcificação é um processo de manutenção da sua cafeteira que é muito importante pois é ele quem evita que sua máquina sofra danos com o passar dos anos e mantenha o seu café sempre feito corretamente.

Assim como outros cuidados, como a limpeza externa, por exemplo, o processo deve ser feito periodicamente.

Fique tranquilo pois a maioria das cafeteiras já vem com um número predeterminado de doses ou litros de café que podem ser servidos até que você tenha que fazer essa manutenção, ou seja, quando você terá que fazer essa limpeza.

E se você, assim como nós, for uma pessoa um tanto quanto preguiçosa e não quer ficar fazendo isso toda hora, então, fique atento ao nível de pH da água que você utiliza para fazer café.

Quanto mais ácida for a água, ou seja, com um pH abaixo de sete, menos você terá que fazer manutenção. Outra dica é no momento da compra. Veja se ela já vem com esse aviso.

Isso com certeza vai te economizar um tempo.

Posts Relacionados:

Para os modelos da Nespresso clique aqui…

Para os modelos da Dolce Gusto clique aqui…

Para os modelos da 3 Corações clique aqui…

Quais os benefícios de descalcificar uma máquina de café?

 

capacidade-caldeira-reduzida

Os benefícios de descalcificar sua máquina de café expresso são:

  • maior longevidade da sua cafeteira;
  • garantia de capacidade de volume máximo de produção;
  • temperatura ideal para as bebidas;
  • vazão ideal na produção dos cafés;
  • redução de ruídos na confecção dos drinks.

Não é só no sentido financeiro que a manutenção da cafeteira tem pontos positivos. Com esse processo em dia você garante, por exemplo, o volume máximo de café que a sua cafeteira é capaz de fazer.

Isso também faz que todo café preparado seja feito na temperatura ideal, evita ruídos anormais durante a preparação da bebida e garante que você tenha uma xícara de café perfeita em cada confecção.

Se você comprou uma cafeteira é porque você quer beber algo de qualidade, correto? Isso só é possível se você manter essa manutenção em dia. Então, coloca a preguiça de lado e mãos à obra!

Como descalcificar e limpar a cafeteira passo a passo?

Para descalcificar a sua cafeteira elétrica basta seguir esse passo a passo:

  • Encha o reservatório com 500 ml de água;
  • Acrescente 2 colheres (sopa) de ácido cítrico – este é facilmente encontrado em farmácias de manipulação ou lojas para laboratório. Mas você também pode usar suco de limão;
  • Desencaixe o porta-filtro e embaixo da máquina coloque um recipiente para cair a água;
  • Ligue a máquina e espere até que o indicador de temperatura esteja no ponto de passar o café;
  • Aperte ligar;
  • Extraia metade da solução;
  • Desligue a cafeteira;
  • Deixa a solução dentro da máquina por até 20 minutos;
  • Ligue de novo e tire o resto do solução;
  • Finalize enxaguando o reservatório com água limpa. Encha e esvazie duas vezes, para garantir.

Pronto, você acaba de descalcificar sua cafeteira.

Esse passo a passo acima serve somente se a sua máquina não vier com um manual de como você próprio pode fazer a  descalcificação. Esse processo é diferente para cada modelo de cafeteira (Nespresso, Dolce Gusto e 3 Corações), pois suas peças internas e funcionamento variam.

Posso usar vinagre nesse processo de limpeza?

 

ruido-enquanto-esta-ligada

Não, o vinagre não ajuda a descalcificar as máquinas de café expresso! Por mais que existam muitos tutoriais que indiquem o uso de vinagre, ele não é recomendado.

O mesmo vale para as receitas que utilizam ácidos minerais, como sulfúrico, hidroclorídrico e sulfâmico.

Todos estes podem danificar o sistema de tubulação da sua cafeteira.

Como faço para prevenir ou diminuir essa calcificação na máquina?

Para ser sincero, não tem como evitar que ocorra o acúmulo de calcário e posteriormente a calcificação.

Uma hora você vai ter que fazer a manutenção. Mas como falamos lá no início do texto, uma forma de você prolongar o tempo entre uma descalcificação e outra é prestando a atenção no pH da água que você usa.

De qualquer forma, não negligencie essa manutenção. Lembre-se, é ela que fará sua cafeteira durar mais tempo, além de interferir diretamente no sabor do seu café.

Você quer tomar uma xícara de café gostosa, quentinha, ou fria e aguada? A resposta é óbvia, e o que você tem que fazer para evitar isso, também.

Referências:

https://www.thekitchn.com/how-to-descale-a-coffee-maker-248197

https://www.seriouseats.com/automatic-coffee-maker-descale-how-to-clean

https://coffeeinformer.com/descale-coffee-maker/



Clicky