adoçante-natural-acucar-baixar-no-sangue-rapido-bolo-2-ingredientes-fazer-maça-bolo-para-diabeticos-pao-para
Receitas e Dicas

Quais são as Recomendações mais Indicadas e Saudáveis para Adoçar o Café?

Apostamos que você provavelmente põe aquela dose generosa de açúcar no café, certo?

Não é para menos, afinal de contas, existem pouquíssimas coisas que são tão boas quanto uma xícara deste líquido com uma boa dose de açúcar.

Mas com certeza não é assim que sua saúde pensa desse hábito.

Pois é, apesar de ser muito gostoso, o consumo exagerado de açúcar pode trazer diversos problemas para a nossa saúde, entre eles, o ganho de peso.

Se você está a fim de mudar isso, está no lugar certo!

Quais são os adoçantes baseados no açúcar?

Refinado

O açúcar refinado ou branco é aquele que mais usamos em casa, também chamado de açúcar de mesa. E é justamente ele que você deve evitar se está tentando manter o peso e uma dieta saudável. Só para você ter ideia, ela conta com cerca de 388 calorias em apenas cem gramas.

Além do mais, é um produto super processado, desde a sua cor até sua textura. Por outro lado, ele é a melhor opção para quem deseja sentir somente o sabor puro do café, já que não altera o sabor da bebida por se dissolver mais rápido que o mascavo em água quente. A única coisa que ele faz é deixar o líquido mais doce.

Mascavo

Ainda para os fãs de açúcar, uma outra opção, talvez um pouco mais saudável que o branco, é o mascavo. Porém, ele tem apenas 10 calorias a menos que a versão branca.

Este é feito com a adição de melaço ao açúcar branco. E apesar de muitos considerarem ele mais fit, ele tem um nível menor de minerais se comparado com o de mesa. Mas é uma boa opção se você quer algo menos calórico e também dar um gostinho diferente ao café.

Açúcar Orgânico

Essa mudança na sua rotina pode ser a sua chance para começar a consumir produtos orgânicos, incluindo o açúcar. Para quem não sabe, este tipo de alimento é um item que foi produzido sem a adição de fertilizantes na plantação da cana de açúcar, além do item não passar por branqueamento.

Ainda por cima, o nível de doçura é bem próximo do branco.

Demerara

Para os fãs de alimentos pouco processados, você pode provar o açúcar demerara ou turbinado. Este é feito com a base de açúcar mascavo diretamente obtido da cana de açúcar e não passa pelo processo de refinamento.

Ao invés disso, o produtor apenas cristaliza o caldo da cana, fazendo então esse açúcar bruto ou turbinado. É minimamente processado e ainda conta com um número maior de melaço. Ele também tem um sabor mais leve que o açúcar comum, e uma textura mais grossa.

Mesmo com esses pontos positivos, ele ainda tem a mesma quantidade de calorias que o branco, cerca de 380. Então não faz muita diferença nesse sentido. Mas, para quem gosta de itens mais “in natura”, é uma boa opção.

Açúcar de coco

Essa nem eu sabia: existe um açúcar feito de coco, mais precisamente com a seiva da planta. Este detém um gosto de queimado e um o mesmo nível de doçura do açúcar branco.

Ainda por cima é um elemento natural, que não passou por nenhum processo de refinamento e não conta igualmente com aditivos químicos na sua composição. Para fechar com chave de ouro, é um ingrediente super nutritivo.

Quais são os adoçantes artificiais?

Sacarina

Talvez a sacarina não seja uma boa opção. Apesar de ser bem doce, é um elemento derivado do petróleo, além de ter um sabor residual bem amargo, o que com certeza vai mudar o gosto do café.

É contraindicado para quem tem tendência à retenção de líquido ou é hipertenso.

Ciclamato

Este é um elemento presente em vários elementos do dia a dia, como refrigerante, chiclete, geleia e sorvete. É um item artificial com um nível de açúcar parecido com o branco. Porém, ele acaba também deixando um gosto artificial na boca.

Talvez não seja a melhor opção por ser algo artificial, sem contar que não é recomendado para hipertensos.

Aspartame

Adoçantes com aspartame têm ganhado o mercado, principalmente porque é um elemento que é 200 vezes mais doce que o açúcar tradicional, ao mesmo tempo em que conta com quase nada de calorias.

Por outro lado, ainda levanta controvérsias, pois é um item totalmente artificial e não se sabe ao certo se ele pode trazer algum risco à saúde. Essa opção, talvez, deve ficar no final da lista, para se usar no futuro. Mas parece algo promissor.

Acesulfame-K

Se você usa adoçantes artificiais, a acesulfame-k pode ser uma alternativa. Um ponto positivo é que a substância é eliminada após 24 horas de ser ingerida, pela urina.

Seu nível de adoçamento é bem próximo do açúcar comum, por outro lado, pode apresentar um gosto bem amargo em grandes doses.

Quais são os adoçantes naturais?

Taumatina

Provavelmente muitos nunca ouviram falar da taumatina, o que é um erro gravíssimo, já que é um adoçante 100% natural e com quase nada de calorias.

Além de te ajudar a ter uma alimentação saudável, o elemento também auxilia na perda de peso, é liberado para diabético e ainda reduz o amargor presente em vários alimentos.

Stevia

A Stevia é a queridinha entre as pessoas que querem ter uma vida mais saudável. A substância que adoça o café é retirada de uma planta de nome homônimo, stevia rabaudiana.

Um adoçante natural, é perfeito para quem está atrás de uma rotina alimentar mais saudável, além de ser uma excelente alternativa se você não troca aquela xícara de café adoçada pela manhã.

Um outro ponto legal é que ele também é liberado para quem tem diabetes ou outras doenças relacionadas à presença de açúcar no sangue.

Contudo, tem um ponto negativo: um sabor residual bem artificial que pode acabar interferindo no gosto do café. Além disso, ele é cerca de 300 vezes mais doce que o açúcar comum, então tome cuidado para não exagerar na dose.

Extrato de baunilha

E que tal usar o extrato de baunilha? Nós sabemos, não é a opção mais barata, mas é mais em conta que a fava e você não precisa de muito para adoçar o seu café. Além do mais, imagina essa mistura como deve ficar deliciosa no paladar.

E ainda tem o óbvio: é um produto natural. Com certeza ele é um excelente substituto para o açúcar refinado.

Leite de amêndoa

E por que não usar este produto para adoçar o seu café? Nós sabemos que isso pode ser um problema para quem gosta de tomar a bebida pura, mas para aqueles que adoram o clássico café com leite com certeza é uma excelente opção.

O engraçado é que a amêndoa quase não tem açúcar, mas o leite ou o óleo feito com esse item é capaz de enganar o nosso paladar. Só fique atento na composição dos que são vendidos em mercados, pois alguns têm açúcar. Uma opção é fazer o seu próprio leite vegetal em casa.

Canela em pó

Quando falamos em adoçar uma xícara de café que não seja com açúcar, o primeiro nome que nos vem à cabeça, sem dúvida nenhuma, é a canela. E não é para menos!

Ela tem menos caloria que o açúcar, confere um sabor e um cheiro ainda mais gostoso ao seu café e ainda te ajuda a emagrecer, já que é um termogênico – acelera o metabolismo e, consequentemente, a queima de gordura – natural.

E não para por aí, é bem barato e ainda conta com outras propriedades positivas, como o fato dela ser capaz de diminuir os níveis de açúcar no nosso sangue.

Tâmara

Quer mais uma alternativa de açúcar saudável para adoçar o seu café? Coloque a Tamara na sua lista.

Para adoçar a bebida basta triturar ela com água até que esta fique com uma textura de purê e voilà! Dá um toque super especial à bebida.

Coco fresco

Tão famoso quanto a canela, o coco também é queridinho entre quem quer perder peso e adotar uma alimentação mais saudável. O ideal é que você consiga lascas de coco fresco, mas se for difícil achar substitua pelo coco ralado vendido no mercado, mas obviamente aqueles sem açúcar na composição.

Ele vai muito bem não só com café, mas com chá também. Vale a pena provar!

Óleo de coco

Claro que também não poderia esquecer dessa outra extração da fruta: o óleo de coco. Assim como no óleo de amêndoas, este não tem muito açúcar, mas a gente faz uma associação no cérebro de que este tem um sabor doce, enganando mais uma vez o nosso paladar.

De preferência para as extrações 100% naturais.

Cacau em pó alcalino

O cacau em pó alcalino é um elemento adocicado e 100% natural. A premissa dele é a mesma do óleo de coco: você sente o cheiro doce de chocolate e o cérebro faz uma associação com o paladar, fazendo você sentir um gosto adocicado. Incrível!

Mel

Muita gente vê o mel como um excelente substituto para o açúcar branco, afinal de contas, é um item natural. Bom, ele realmente é, porém, é preciso ficar atento a alguns aspectos deste produto. Para começar, é um item muito mais calórico que o açúcar branco, então, neste sentido, talvez não faça muito sentido essa substituição.

Ainda tem o fato de que ele é capaz de mudar o cheiro do café, o que pode não agradar os amantes dessa bebida, além do sabor único que o produto tem que provavelmente vai interferir no gosto original do líquido.

Mas tudo é uma questão de equilíbrio, pois ao mesmo tempo é um alimento natural e que conta com altas doses de antioxidantes que diminuem o risco de contrairmos certas doenças.

Mesmo não sendo tão fit, acho que vale a pena usá-lo algumas vezes na semana para poder aproveitar seus benefícios.

Melado de cana

Se você quer uma opção mais saudável e mais barata, você pode optar pelo melado de cana. Ao contrário do branco, ele não passa pelos processos industrializados, e por conta disso é um adoçante mais natural e puro.

Mas mesmo com tantos pontos positivos, ele não costuma ser muito usado, pois tira totalmente o gosto característico do café.

Mel Vegano

Para os veganos e vegetarianos de plantão, o mel vegano com certeza é uma opção. É um mel feito com coco, e é menos doce do que o comum.

Conclusão

Já escolheu o seu adoçante?

Opções é que não faltam para você adotar uma alimentação mais balanceada e gostosa para tomar o seu café.

Referências:

https://www.roastycoffee.com/best-sugar-for-coffee/

https://driftaway.coffee/coffee-sweeteners/

https://unocasa.com/blogs/recipes/coffee-sweetener

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!