cappuccino-cafe-ingredientes-receita-caramelho-latte vs-o-que-e-amor-doce
Receitas e Dicas

Café Macchiato: Como é Preparado e Receita Caseira

Ele é o queridinho de muitos nas cafeterias espalhadas pelo Brasil, seu nome é de origem italiana, machiado significa manchado, logo Café Manchado, mas qual seria o motivo de tanto sucesso?

Hoje vamos te ajudar e entender mais sobre esta bebida, como ela é feita e como fazer em casa com a sua cafeteira, para quando der vontade não precisar sair correndo em busca de uma cafeteria.

Café macchiato, o que é?

O macchiato foi provavelmente criado na Itália nos anos 80 por baristas que queriam distinguir um pedido de café espresso simples de um que incluísse algum leite. Uma bebida semelhante é consumida em Portugal chamada café pingado ou café com uma gota de leite.

Isso significa que a receita de um macchiato dependerá da relação entre o café espresso e o leite utilizado – tendo em mente que muitos consideram um cortado como sendo partes iguais entre leite e café espresso e um piccolo latte como sendo uma dose de café espresso coberto com leite e espuma.

Outras bebidas compartilham o mesmo nome que o macchiato, o que torna difícil diferenciá-lo. Por exemplo, na Austrália, você pode pedir um macchiato longo, que são duas doses de espresso e uma dose de leite.

Você também pode pedir um macchiato de caramelo da Starbucks, que é uma bebida inventada nos anos noventa que consiste em leite vaporizado com um pouco de espresso adicionado a ele, coberto com xarope de caramelo ou aromatizante.

Ele tem esse nome, que em italiano significa “manchado”, como já dissemos acima, e é essa a impressão que temos ao olhar a bebida já pronta.

É importante lembrar que não se deve confundir o Café Macchiato com o Pingado que é bastante popular aqui no Brasil em padarias e bares, no caso do pingado realmente é a mistura do café com leite, o que não é o caso do italiano manchado.

O que fez o café macchiato ser tão popular?

Esta bebida é a união entre café expresso e a espuma do leite, justamente por essa junção é que o Macchiato é tão apreciado, a espuma do leite quebra esse amargor do expresso que muitas vezes é incomodo ao paladar do brasileiro.

Esse paladar mais voltado para o doce, faz com que alguns apreciadores da bebida adocem a bebida, mas não é uma regra, afinal como dissemos aqui a espuma do leite quebra esse sabor amargo do expresso.

Como ele é produzido e vendido?

É muito comum encontrá-la em cafeterias pelo país, como já falamos aqui. É feito com café expresso, onde os grãos são moídos até que atinjam um aspecto que lembre os grãos de sal, sendo o ponto ideal para fazer o café.

Nas cafeterias leva em média 30 minutos para que ele fique pronto, após isso é realizada a vaporização do leite, onde se utiliza o bico vaporizador, responsável pela espuminha característica do drink.

O vaporizador é utilizado para fazer a espuma pois faz com que o leite chegue a temperatura de 60º C, atingindo assim uma textura leve e delicada, e assim sendo colocada no expresso, quando bebemos conseguimos sentir o gosto da espuma e em seguida o café.

A bebida é vendida tanto para consumo no local como para viagem, o processo é o mesmo, mudando apenas a embalagem. Após sua preparação, fica a critério do consumidor adoçá-lo ou não.

Tem como fazer em casa, na minha cafeteira?

É sim possível preparar o Macchiato em casa, a primeira parte da bebida é o café, você pode utilizar uma máquina de café expresso para se aproximar ao máximo do macchiato tradicional.

Isso pois normalmente as máquinas de expresso possuem o bico vaporizador, que é o responsável por vaporizar o leite para que obtenhamos a espuma, responsável pela produção da bebida.

Mas, caso não tenha uma dessas máquinas, isso não significa que você não vai conseguir fazer o seu Café Macchiato, também é possível utilizar café feito nas cafeteiras de cápsula para obter o expresso.

Para faze o seu Café Expresso Macchiato, você vai precisar de:

  • 1 xícara com café expresso;
  • 1 copo com leite integral;
  • 1 colher (sopa) com leite condensado (opcional);
  • Canela em pó ou cravo da índia moído

Para fazer o café, base da nossa bebida, você fará como de costume em sua cafeteira, sendo a tradicional você pode moer os grãos em casa ou já os comprar moídos e seguir com o preparo.

Com relação ao preparo da espuma temos duas opções que você pode testar em casa e escolher qual delas mais agrada o seu paladar, aqui vamos levar em conta que você não possui o bico vaporizador.

A primeira opção é bem simples, utilizando um mixer bata o leite após aquecê-lo até que forme uma espuma e coloque a espuma sobre o café com cuidado.

Caso não tenha o mixer, uma alternativa é utilizar um pote com tampa ou uma coqueteleira e bater o leite gelado até que forme uma espuma, coloque o leite com a espuma em um recipiente e aqueça no microondas.

Nossa segunda opção aqui leva o leite condensado, e precisa de um pouco mais de cuidado na hora de montar, mas vale muito a pena pois fica uma bebida bonita de se ver e bem saborosa.

Aqueça dois terços do leite integral, em uma leiteira ou no próprio microondas, após aquecido coloque o leite no copo ou xícara em que vai preparar o macchiato, em seguida coloque que uma única vez o leite condensado para que atinja o fundo.

Depois com muito cuidado coloque o café para que não misture com o leite e com o leite condensado, você vai notar as camadas de cada um dos ingredientes no copo ou xícara que a bebida for preparada.

Para finalizar com a espuma, como já mencionamos você pode utilizar um mixer ou algum recipiente com tampa.

Uma dica para incrementar seu Café Macchiato é finalizar com um pouco de canela em pó ou cravo da índia moído, ambas especiarias trazem um sabor diferente ao café, você também pode adoçar caso prefira.

Resenha final

Como vimos até aqui, o Café Macchiato tem se tornando o favorito por unir o gosto forte e um tanto amargo do café expresso com a leveza da espuma do leite, assim proporcionando um equilíbrio agradável ao paladar.

Apesar de ser uma bebida muito popular em cafeterias, é bem possível preparar em casa para os dias frios, ele combina bem com doces, justamente pelo amargor do café expresso, mas não fica restrito apenas a esse acompanhamento.

É uma bebida que pode ser incrementada com especiarias, como é o caso da canela, sendo bem popular a sua utilização, mas caso você seja mais ousado pode usar nossa dica de cravo da índia, que também pode ser utilizada na preparação de outros cafés.

Adoçado ou não, com ou sem especiarias, o macchiato é um café agradável e que vale ser provado ao menos uma vez. E claro, melhor ainda se puder divertir tentando reproduzir em casa com os amigos ou aquela pessoa especial.

Referências:

https://www.roastycoffee.com/macchiato/

https://perfectdailygrind.com/2020/05/what-is-a-macchiato/

https://www.drinktrade.com/blog/education/what-is-a-macchiato-espresso

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!