cafe-latte-desconstruido-espresso-leite-vegetal-vegano
Receitas e Dicas

Café Latte Desconstruído: Como Preparar a Receita?

Já é de conhecimento geral que o café é apreciado em várias partes do mundo, seja puro, misturado com leite, em formato de cappuccino, espresso, enfim, em todas as suas formas, cores e sabores.

Talvez mais famoso que o café puro, o Latte ou café com leite está presente na rotina de muita gente, principalmente daquelas pessoas que não têm o hábito de consumir só o cafezinho básico.

Quem aqui nunca começou o dia com uma xícara de café com leite? Mas o melhor de tudo é que apesar de os dois serem os ingredientes principais, ambos, dentro dessa categoria de latte, podem ser servidos de diversas maneiras.

Mudando a espécie de café, sua torra, sua origem, assim como o tipo de leite, que pode ser integral, desnatado, de amêndoas, a uma temperatura quente ou fria.

Dentre essas tantas opções, vamos te contar mais a respeito do latte desconstruído, conhece?

O que é essa bebida?

Bom, como o próprio nome dá a entender, ele é uma versão servida separadamente. Isso mesmo, quando você pede essa bebida, você vai se deparar com uma bandeja contendo três copos diferentes.

A primeira xícara é de um espresso puro e preferencialmente de altíssima qualidade. E justamente por ser uma opção mais forte, robusta, o grão utilizado tem que ser o melhor. Por causa da sua potência, essa primeira parte é degustada lentamente e nem de longe isso é algo ruim.

Ao consumir sua xícara de espresso devagar você tem a oportunidade de saborear cada característica do grão, desde os sabores até o tipo de torrefação.

Podemos dizer que assim você consegue experimentar de verdade um espresso e perceber todas as suas nuances. Uma experiência em tanto.

Em seguida, o ritual continua, mas agora com um belíssimo copo de leite. Como é sabido, o leite vem para quebrar e amenizar toda a potência do café puro e você pode escolher o seu tipo preferido: tradicional, desnatado, semi desnatado, de soja, de amêndoas, coco, enfim, o que você achar melhor.

O leite vem frio para ajudar a tirar o sabor forte do café na boca, além de possibilitar você apreciar igualmente cada característica deste item.

Por fim você tem o Latte normal, uma xícara com o verdadeiro café com leite misturado.

Quais são os ingredientes do Café Latte Desconstruído?

Aí é que está o detalhe fundamental, não existe necessariamente uma receita padrão deste produto, porque a ideia é você montar a sua própria bebida, mas podemos dizer que a combinação mais comum é o espresso e leite, em copos separados, como já apresentamos anteriormente.

Por exemplo, apesar da “receita padrão” usar espresso você pode substituir por café tradicional ou extra forte. A temperatura também fica a seu critério.

Pode parecer meio estranho à primeira vista, mas esse conceito de você montar sua própria bebida ou mesmo comida já é algo feito há um certo tempo, e por que não experimentar, não é mesmo.

Como é o modo de preparo?

A partir dos ingredientes escolhidos, cada item é servido em um copo diferente.

Para montar o seu Latte você vai adicionar o leite na dose de espresso, que já vem pronto. Já na questão de medidas e intensidade, tudo fica a seu critério, e é justamente essa a diversão do latte desconstruído, você fazendo sua própria bebida exatamente do jeito que você gosta.

Algumas opções ainda vem com cubos de gelo feitos com café para quem quer provar a versão gelada.

Dá para fazer em casa?

Da sim, super fácil! Como o modo de preparo é simples e leva poucos ingredientes que são comuns de achar, você pode, sim, fazer o latte desconstruído no conforto da sua residência, mas se você quer provar a receita mais usual vai precisar de uma máquina de espresso.

De resto é bem tranquilo e você encontra facilmente os ingredientes no mercado.

Por que provar o Latte desconstruído?

Toda experiência com café é válida.

Apesar de não ser uma alternativa muito prática porque você mesmo vai preparar a bebida e nem ser um tipo de café que você pode pedir para viagem, o latte desconstruído é uma boa maneira de provar verdadeiramente cada item dessa bebida, separadamente e unida depois.

Como dito, pelo fato dos itens serem separados, você consegue perceber melhor as características de cada um, individualmente, e depois juntá-los numa combinação fantástica no final.

Pode ser um pouco mais difícil para quem não tem o hábito de tomar café ou leite puro, mas com certeza vale a experiência, pelo menos uma vez na vida.

Mas o ponto mais alto mesmo, o motivo maior para você provar essa bebida é a liberdade de fazer sua própria experiência. Às vezes tomamos drinks por aí e temos aquela sensação de: está gostoso, mas se não tivesse tal coisa, ficaria ainda melhor.

Com essa bebida você não corre esse risco porque ela será montada por você, a partir dos ingredientes que escolheu e na dosagem que você preferir, então não tem erro.

É também uma ótima opção para quem tem algum tipo de restrição alimentar, como pessoas que não consomem nada de origem animal ou que são sensíveis à lactose, ou mesmo quem está de dieta e não quer parar de tomar café com leite mas prefere uma versão mais fitness.

Então, no final das contas, a pergunta é: por que não pedir um latte desconstruído se ele pode ser moldado do jeito que você quiser?

Conclusão

Se tem uma coisa que precisamos tirar proveito do café é que ele combina com tudo e de qualquer maneira. Essa é uma ótima aventura para quem começou a gostar recentemente de tomar café.

É o seu momento para conhecer todas as possibilidades que ele lhe dá, além de te ajudar a descobrir qual é a sua versão favorita, coisa muito importante.

O melhor de tudo é que trata-se de uma bebida que você pode facilmente fazer em casa, num futuro próximo e não deixe de aproveitar para surpreender as visitas.

Referências:

https://www.roastycoffee.com/deconstructed-latte/

https://coffeeaffection.com/what-is-deconstructed-coffee/

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!