receita-wikipedia-limão-suvinil-origem-café-benefícios
Receitas e Dicas

Café Espresso Romano: Como Preparar a Receita?

O café é conhecido por ser uma bebida de muitas combinações. Tem gente que prefere ele puro, mas outros não dispensam uma xícara com açúcar, canela ou mesmo com leite desnatado ou de amêndoas, com calda de chocolate ou caramelo, entre muitas outras misturas.

As possibilidades são infinitas e às vezes até inesperadas. Você já deve ter visto que alguns cafés são acompanhados com sorvete ou mesmo com uma dose de whisky. Inclusive essa característica inusitada compõe a bebida que falarei hoje: o espresso romano.

O que é o café espresso romano?

Como se sabe, a Itália é o lar do espresso e é claro que o romano é uma criação deles. E ele pode causar certa estranheza por trazer uma combinação bem diferente: café com limão. Aposto que você nunca pensou nesse dois no mesmo copo ou xícara.

Apesar de ser uma combinação inesperada, existem alguns motivos para você experimentá-lo. Para começar, o limão tem a capacidade de realçar os aromas do café, melhorando ainda mais sua experiência.

Outro ponto ao seu favor é que a acidez cítrica da fruta ameniza o amargor natural da bebida.

Com relação a criação da bebida, existem três versões sobre o seu nascimento. A primeira e a segunda estão ligadas à Segunda Guerra Mundial. Muitos acreditam que ela nasceu graças à falta de açúcar no país. Para então diminuir o amargor, os italianos acrescentaram algumas gotas de limão no líquido.

Outra versão aceita acontece nesta mesma época, mas o problema era a falta de água. Então, para limpar o copo, passava-se um pouco de limão nele.

Por fim, a última versão fala que o café romano surgiu como uma forma de curar a ressaca, que combina o amargor do café, o azedo do limão e a cafeína, é claro. E apesar do nome, muitos acreditam que ele não é originário de Roma.

Obviamente que é um tipo de espresso não muito comum por aqui, mas ele tem uma certa fama na Itália.

Como preparar essa bebida?

É bem fácil, na verdade. Prepara-se o espresso da maneira tradicional, preferencialmente com grãos do tipo robusta, mas antes de servir no copo ou xícara, passa-se um pedaço da casca do limão na borda do recipiente. Isso vai liberar óleos contidos na fruta.

Ou você pode simplesmente pingar algumas gotas de suco de limão direto no espresso.

Quais sabores ele pode ter?

Por conta do limão você vai sentir que a bebida está menos amarga e mais fresca, já que trata-se de uma fruta cítrica.

Só tome cuidado para não exagerar na dose de limão e acabar escondendo o sabor do café.

Conclusão

A primeira vista essa não parece uma combinação das melhores ou mais atraente, mas é aquilo: se você não experimentar nunca vai saber se é bom ou não. De qualquer forma, é válido provar pelo menos uma vez na vida.

Pelo menos assim você vai poder dizer com propriedade se gosta de espresso romano ou não e contar a sua experiência para os amigos.

Referências:

https://www.roastycoffee.com/espresso-lemon/

https://www.perfectbrew.com/blog/espresso-romano-easy-coffee-recipe/

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!