como-fazer-café-gelado-cremoso-cappuccino-receitas-de-quindim-expresso-caseiro-creme-de
Receitas e Dicas

Como Preparar a Receita do Café Dalgona?

Uma das coisas mais legais da internet é que com um clique você consegue descobrir novas receitas a todo momento, coisa que todo amante de comida e bebida adora.

E o melhor de tudo, você tem contato até com receitas que são febre em outros países, como é o caso do café Dalgona.

Por que esta bebida se tornou viral nas redes sociais?

Apesar de se tornar um viral em 2020 na internet, o Dalgona já é conhecido no Brasil desde 1980, mas com um outro nome: café cremoso.

Tudo começou com uma trend lançada nas redes sociais pelos sul-coreanos no início da quarentena do Covid-19. Por conta do isolamento, as cafeteiras da Coreia do Sul fecharam e sem ter lugar para tomar seu café Dalgona, os moradores do país começaram a preparar a receita em casa e compartilhar no Tiktok, Instagram e até YouTube.

Contudo, essa ideia foi muito além do fato de não ter um lugar para tomar café. O intuito da trend era trazer uma sensação de calma, ainda mais numa situação tão difícil como essa. Ainda mais se pensarmos que a Coreia do Sul foi um dos primeiros locais a entrar em Lockdown.

Para aplacar essa sensação de incerteza, alguns vídeos foram produzidos em formato de ASMR, conteúdo que tem como objetivo causar um relaxamento por meio dos sons. Com isso, o café ganhou o mundo.

Ah, e apesar do nome estranho, ele é, na verdade, uma referência dos sul-coreanos, isso porque Dalgona é que um doce típico da região que se parece muito com o caramelo, além de ter uma aparência muito próxima da espuma que vai nesse café.

Ele parece muito com o nosso suspiro, mas é feito apenas com o caramelo e não leva ovo, ao contrário do doce brasileiro. Além disso, mesmo tendo um formato semelhante, ele é vendido no palito, como um tipo de pirulito.

Uma curiosidade é que mesmo a bebida tendo viralizado por causa dos sul-coreanos, a receita é originária da Índia, onde leva o nome de Phenti Hui, que significa café batido. Mas rola uma certa controvérsia com relação a sua origem.

Além disso, existem diversas citações de celebridades como responsáveis não só pelo sucesso da bebida, mas também por terem dado um novo nome a esse líquido.

Seja como for, o que interessa mesmo é experimentar o Dalgona.

Como é a forma de preparo da bebida?

Você deve estar pensando que a receita é super difícil, mas a boa notícia é que ela não só é fácil, como leva apenas três ingredientes, porém, existe uma parte meio “complicada”. O café usado não receita não é o do tipo comum. Para fazer o Dalgona é preciso comprar um grão do tipo solúvel ou liofilizado.

Tirando isso, a receita é bem simples.

Quais são os ingredientes?

Vamos aos ingredientes:

  • Duas colheres de sopa de açúcar;
  • Duas colheres de sopa de café liofilizado ou solúvel;
  • Uma xícara de chá de leite de sua preferência.

Qual é o modo de preparo?

No recipiente de sua escolha você vai adicionar a água – que deve estar quente -, o café e o açúcar, batendo todos eles muito bem. Essa parte você pode fazer tanto manual, com um fouet, ou colocar na batedeira.

Os ingredientes devem ser batidos por cerca de cinco minutos ou até que eles fiquem parecendo um creme com textura de caramelo. Uma forma de você perceber se já está no ponto é levantar o fouet e a base fazer alguns “picos”, semelhante quando fazemos suspiro.

Agora vem a parte divertida, que é montar o café Dalgona. Em xícaras da sua escolha, acrescente a medida do leite, que pode estar tanto frio quanto quente – vai da sua escolha pessoal. Em seguida, coloque a mistura que foi batida na batedeira. Digamos que ele vai fazer o papel do chantilly na parte de cima.

Pronto, você já pode degustar o seu café Dalgona feito diretamente na sua casa. Para quem quiser dar ainda mais um toque na bebida, tanto no sabor, quanto na aparência, experimente acrescentar algumas pitadas de canela em pó ou mesmo raspas de chocolate.

Com certeza vai ficar ainda mais gostoso.

Outras receitas

E é claro que você pode testar outras versões desse “Cappuccino ao contrário”. Se você está preocupado com a quantidade de calorias, que são poucas até, cerca de 197 kcal, tente uma versão vegana com leite vegetal de coco, amêndoas, soja, aveia, enfim, vai da sua escolha.

Claro que você também pode fazer com leite desnatado, que é menos calórico que o integral.

Achou gostoso, mas gostaria de adicionar um pouco de álcool?

Pode também! Sugiro adicionar na espuma um pouco de rum ou mesmo whisky.

Sem esquecer também que você pode fazer uma versão gelada, para dias quentes, e uma quente, para dias frios.

Aliás, essa última é perfeita para você começar ou terminar o seu dia com uma bebida gostosa e quentinha.

E, por fim, se você não é muito fã de café solúvel, tente substituí-lo por um espresso Ristretto. É provável que o creme fique com menos volume, mas com certeza vai melhorar mais ainda o sabor da bebida.

Ah, e se fizer muito, é só guardar na geladeira. Ele resiste até dois dias mantendo a sua consistência.

Conclusão

E aí, gostou da dica?

É uma excelente receita para você que quer fazer coisas novas em casa e sair do café puro ou café com leite.

E como ele pode ser incrementado, aproveite para preparar durante um jantar em família ou com os amigos, e até mesmo como uma sobremesa, porque não.

Na verdade, ele tem várias utilidades. Pode te acompanhar em dias frios na cama, em dias quentes na beira da piscina – além do leite gelado, adicione algumas pedras de gelo -, ou para finalizar um dia cansativo com algumas gotinhas de álcool.

Deixe sua imaginação fluir e vá testando diferentes versões.

Afinal de contas, uma das coisas mais legais do mundo do café é justamente as possibilidades de receitas e formas de preparo diferentes.

Referências:

https://www.delish.com/cooking/recipe-ideas/a32072159/dalgona-coffee-recipe/

https://mykoreankitchen.com/dalgona-coffee-whipped-coffee/

https://www.bbcgoodfood.com/recipes/dalgona-coffee

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!