tomar-café-beneficios-café-receita-para-que-serve-banana-cha-de-emagrece-agua
Receitas e Dicas

Café Com Canela: Quais são os Malefícios? Gestante e Lactante Pode Tomar?

Na verdade, nenhum. Melhor dizendo, a bebida em si junto com a especiaria não tem nenhum malefício, o que pode causar alguma alteração são os ingredientes que existem nesses dois itens, mais precisamente a cafeína.

Apesar dela ser a responsável por nos manter mais alerta, de ajudar a ter um desempenho melhor nas atividades físicas, de te manter acordado para as tarefas do dia a dia e ser termogênico, acelerando o metabolismo, em grandes doses ela pode causar crises de ansiedade, acelerar o coração, além de provocar temores, dores no estômago e insônia.

Quais as contra-indicações?

Apesar de possuir diversos benefícios, os hipertensos precisam ficar atentos às doses de café com canela.

Já gravidez e lactantes devem evitar ao máximo a bebida.

Quais são os efeitos colaterais?

O café com canela em excesso pode causar taquicardia – batimento do coração acelerado -, insônia, inquietação, ansiedade (principalmente para quem já sofre dessa condição), ardência na hora de ir ao banheiro e dores de estômago.

Café com canela Aumenta a pressão?

Não, é justamente o oposto. A canela, especificamente, tem o poder de diminuir a pressão sanguínea – um dos muitos benefícios da especiaria.

Mas claro, sempre respeitando o consumo máximo diário recomendado.

Tira o sono?

Sim, por conta da cafeína! Um dos pontos desse elemento é justamente te manter atento e acordado, então ele pode sim causar insônia. É ainda pior para quem já sofre dessa condição.

Para essas pessoas é preciso reduzir ainda mais a quantidade diária da bebida e evitar consumi-la muito próximo do horário de dormir.

Grávida / gestante pode tomar café com canela?

Não! Além de poder deixar tanto mãe quanto filho, agitados, a canela pode causar contrações uterinas, resultando em sangramento.

Apesar de não ter nenhuma comprovação científica de que a canela é um abortivo natural, muitos médicos não recomendam que gestantes consumam a especiaria, seja pura ou com café.

Lactantes podem beber?

Os médicos não recomendam, pois uma dose pequena da cafeína pode passar para o leite materno. A criança, que ainda não consegue digerir bem o elemento, fica irritada e com dificuldade para dormir.

Sem contar que se consumido em altos níveis pela mãe, a cafeína diminui o ferro presente no leite materno, que interfere na quantidade de hemoglobina recebida pelo bebê, podendo resultar em um quadro de anemia na criança.

O recomendado é evitar, mas se não for possível, diminua drasticamente a quantidade consumida diariamente.

Bebê pode tomar?

De forma alguma, pelos motivos que já citamos logo acima.

Café com canela ajuda a descer a menstruação?

Não! Na verdade o que é usado nessa situação é o chá de canela puro, que causa contrações uterinas. Mas não existe nenhuma comprovação científica que comprove tal fato.

Café com canela aborta?

Assim como no tópico anterior, dizem que a canela é usada para contrações uterinas e isso pode causar esse problema. Apesar de tudo, não existe nenhuma pesquisa que comprove isso.

Conclusão dos malefícios do café com canela

O café com canela em si não tem malefícios, o que pode trazer alguns pontos negativos é a cafeína presente na bebida. Se você se manter dentro do número recomendado para consumo diário, não terá grandes problemas e vai usufruir apenas dos benefícios do líquido.

Referências:

https://flo.health/menstrual-cycle/lifestyle/diet-and-nutrition/cinnamon-side-effects

https://www.healthshots.com/healthy-eating/superfoods/oops-consuming-too-much-cinnamon-can-trigger-these-5-side-effects/

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!