receita-keto-com-óleo-coco-feito-em-casa-wiki
Receitas e Dicas

Bulletproof Coffee: O que É? Quais os Benefícios? Como Preparar?

Para os amantes de café, ingerir a bebida é uma oportunidade única de degustar algo saboroso, que desperta todos os sentidos do nosso paladar, mas para outros ela vai além disso.

Se você é um adorador deste líquido preto, você com certeza sabe que ele é um termogênico natural, ou seja, é uma bebida capaz de queimar gordura pois ele acelera o nosso metabolismo, é e justamente por esse ponto que muitos atletas, sejam profissionais ou amadores, utilizam a cafeína como uma ferramenta para melhorar a sua performance.

No artigo de hoje vamos nos aprofundar no café bulletproof ou “café a prova de balas”. Para quem não sabe, trata-se de uma mistura que leva café, óleo e manteiga e tem como intuito dar mais energia para o corpo, criando assim um nível alto de disposição.

Este, quando feito corretamente, traz diversos benefícios ao nosso corpo, como a perda de peso e eficácia mental, além de nos garantir mais uns bons anos de vida.

E como este item surgiu? Vamos falar sobre isso no tópico a seguir.

Qual a origem?

O responsável pela receita original foi o empresário americano – radicado em Seattle – David Asprey.

David é um empreendedor na área de tecnologia que não só criou essa mistura, como também uma empresa e um livro de mesmo nome, chamado “A Dieta Bulletproof”.

Interessado na biologia e na longevidade, ele conheceu uma versão dessa bebida em uma viagem ao Tibete. Lá, ele foi apresentado a uma mistura que levava chá com manteiga feita com leite de iaques, um animal bovino selvagem da região.

Apesar de ser uma novidade para o empresário, essa bebida que leva manteiga e outras fontes de gordura, já era uma tradição milenar nas regiões do Tibete, Himalaia, Nepal, Etiópia, Vietnã e Cingapura durante vários séculos.

Estes povos utilizavam e ainda utilizam a mistura com intuito de fornecer calor e energia para seus corpos, isso devido às baixas temperaturas comuns nestes locais, que são compostos principalmente por montanhas.

O empresário ficou intrigado com o poder da mistura logo após ingerir a bebida e fazer uma longa caminhada. Ele percebeu que os ingredientes trouxeram rapidamente energia para o seu corpo. Por conta disso, ele resolveu investigar mais a fundo o poder dessa bebida mágica.

Após essa experiência e de volta ao ocidente, anos depois, David funda sua empresa, a Bulletproof. E desde a sua criação, o objetivo dele é propagar o consumo da bebida com base nas suas investigações científicas.

E para ele ter escrito um livro sobre o assunto, aberto uma empresa e tudo mais, podemos dizer que o objetivo dele deu super certo.

Que benefícios esse café pode trazer?

Originalmente, esse ele foi criado para deixar o consumidor saciado por mais tempo durante as atividades do dia a dia, além de promover um aumento da capacidade cerebral.

Atualmente, existem relatos de quem provou a bebida que sentiu um melhor desempenho tanto na atenção quanto no foco, além do aumento da velocidade cognitiva e respostas mais rápidas a diferentes demandas.

Ou seja, o desempenho do cérebro foi aumentado, e não para por aí. Outros usuários contam que ao ingerir a bebida, perderam peso, a sensação de saciedade durou mais tempo e a energia para fazer exercícios físicos era muito maior.

De forma geral, ao consumir o bulletproof coffee, podemos sentir os seguintes benefícios:

  • Queima de gordura;
  • Aumento da produtividade e do foco;
  • Maior clareza na mente;
  • Melhora na concentração;
  • Aumento de memória e do estado de alerta;
  • Redução do cansaço;
  • Maior resistência do corpo;
  • Aumento da energia física.

Lembrando que, apesar dos benefícios comprovados, eles podem variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa. Sendo assim, após ingerir a bebida você pode sentir esses pontos imediatamente ou demorar um pouco mais até notar uma diferença.

Então, fique tranquilo e dê tempo para o seu organismo absorver todos os benefícios deste café a prova de balas.

Quais são suas contra-indicações?

Infelizmente, essa “poção mágica” tem sim contraindicações. Ela não é indicada para as pessoas que não tem o hábito de fazer jejum, assim como para aqueles que possuem algum tipo de problema gastrointestinal.

Devem evitar esta bebida igualmente grávidas, lactantes, crianças, pessoas com ansiedade extrema, insônia, incontinência urinária, osteoporose, portadores de glaucoma, síndrome do Intestino Irritável ou que tenham doenças intestinais inflamatórias.

O mesmo vale para aqueles que no momento estejam fazendo dieta de alto carboidrato.

O ideal mesmo é que a pessoa procure um médico nutricionista para que ele possa avaliar a sua saúde e saber se você pode ou não tomar o café bulletproof. Isso é importante tanto para você alinhar seus objetivos com o seu médico, quanto para saber quais são suas necessidades nutritivas.

Como funciona esse “café blindado”?

Basicamente, o café a prova de baladas funciona como uma ferramenta para melhorar a vida do consumidor, assim como o seu desempenho. Inclusive, é por isso que a bebida é muito famosa dentro das academias.

Essa mistura é muito consumida por aqueles que praticam o jejum intermitente com o objetivo de renovar as células do corpo. Essa prática é também conhecida como autofagia.

Não se preocupe se você não tem o hábito de fazer jejum, mesmo fora dessa prática, este café traz diversos benefícios para o nosso corpo.

Por exemplo, ao escolher um café de qualidade, ou seja, livre de micotoxinas (substancias tóxicas oriundas de fungos) e preferencialmente orgânico, ele por si só já tem a capacidade de aumentar os níveis de termogênese, que é quando o corpo produz mais calor para queimar a gordura e transformá-la em energia.

E tudo isso acontece simplesmente pela presença de cafeína no corpo.

Já a manteiga de Ghee, aquelas sem lactose, orgânica e livre de toxinas, é uma excelente fonte de gordura saturada e o óleo de coco também. Ambos os elementos são ricos em triglicerídes de cadeia média, responsável pela queima de gordura rápida e acelerada.

Pode ser usado numa dieta low carb ou de emagrecimento?

Pode! Mas para que o bulletproof coffee possa fazer efeito, é preciso consumi-lo em jejum, isso porque você precisa acostumar o seu organismo a processar a gordura e transformá-la em fonte primária de energia.

É por este motivo que quem consome o café a prova de balas costuma fazer isso logo pela manhã. Ou seja, ao invés de você tomar um café da manhã completo, com leite, pão, ovos, etc, você bebe apenas uma xícara de bulletproof e só volta a ingerir comidas sólidas na hora do almoço.

Essa é, basicamente, a regra do jejum intermitente. Ficar por grandes períodos sem alimentos, fazendo o corpo buscar energia nas gorduras.

Uma outra forma de utilizar este café, para aqueles que não gostam de fazer jejum, mas querem incluir a bebida na dieta, é usá-la antes de começar alguma atividade de alto impacto que vá durar, no mínimo, 20 minutos. Essa prática é muito comum entre os atletas.

Hoje em dia é comum ver os frequentadores de academia o tomarem antes de seus treinos.

O que dizem os nutricionistas a respeito?

Segundo os nutricionistas, se você tem como objetivo aumentar a sua produtividade, o nível de energia, sensação de saciedade por mais tempo e prolongar o jejum intermitente, então o bulletproof é para você.

Eles ainda dão uma dica de ouro: investir no MCT, elemento encontrado no óleo de coco. Mas por quê? Isso faz com que a absorção deste item seja super rápida, oferecendo mais energia para a nossa mente e fazendo com que nosso corpo se torne uma “máquina” ainda mais eficaz.

Isso ocorre com a ajuda dos ácidos caprílico (c:8) e o cáprico (c:10), que são levados diretamente para o fígado, aumentando o nível de cetonas que são queimadas pelo nosso corpo como um tipo de combustível. O que acaba afetando diretamente a perda de peso.

Qual a melhor receita de como preparar a bebida perfeita?

Fazer este super café é bem fácil. O primeiro passo é escolher um grão de qualidade. Por isso, prefira aqueles que sejam gourmet, selecionados ou 100% Arábica.

Isso porque aqueles cafés de baixa qualidade possuem a já mencionada micotoxina, produzida por fungos e mofo, que além de enfraquecer o metabolismo, pode causar inflamações e outros riscos para a nossa saúde.

Abaixo, separamos a receita com o passo a passo do café bulletproof:

  • Duas colheres e meia de sopa de grãos moídos na hora (de sua preferência);
  • 250 mililitros de água;
  • Duas colheres de Brain Octane (óleo do criador do bulletproof);
  • Duas colheres e meia de sopa de manteiga sem sal ou ghee.

É só colocar todos os ingredientes no liquidificador por cerca de trinta segundos e consumir logo em seguida.

Caso você não consiga comprar o Brain Octane, – o preço é meio salgado – você pode substituir por óleo de coco extravirgem. Neste caso, você vai bater a mistura até conseguir uma consistência cremosa.

Quais as considerações finais?

Pronto, agora você já sabe o que é este “café blindado”, como prepará-lo e, o mais importante, os benefícios que ele traz para o nosso corpo.

Sem dúvida nenhuma que essa bebida pode ser uma excelente ferramenta se você deseja trazer melhorias para a sua saúde. Mas, por mais que sejam boas notícias, não esqueça de consultar um médico antes, apenas esse profissional é capacitado para te orientar da melhor maneira possível e de como incluir este item no seu dia a dia.

E você, já conhecia essa “poção mágica”?

Referência:

https://www.thecookierookie.com/bulletproof-coffee-recipe/

https://www.dietdoctor.com/recipes/bulletproof-coffee

https://www.fastcompany.com/3034539/what-its-like-to-drink-bulletproof-coffee-every-morning-for-two-weeks

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!