solúvel-cobertura-fofinho-na-batedeira-liquidificador-tudo-gostoso-receita-panelinha
Receitas e Dicas

Bolo de Café com Chocolate: Confira Nossa Receita!

Apostamos que você, assim como muitos fãs de café, adoram comidas que tenham a bebida como ingrediente. Acertamos?

E o legal é que o café é tão versátil que você pode abusar da criatividade e usá-lo em praticamente tudo, desde molho para assar, cozinhar e ser acompanhante em carnes, até doces como o Tiramisu e sorvetes, por exemplo.

Hoje, vamos te ensinar mais uma opção de doce: o bolo de café com chocolate, a combinação perfeita! A receita ideal para qualquer ocasião, seja para servir nas festas de fim de ano, em um jantar com os amigos ou mesmo como sobremesa de um dia da semana.

Quais são os ingredientes?

Para a massa de bolo:

  • Quatro ovos – você vai separar as gemas das claras;
  • Quatro xícaras de farinha de trigo;
  • Três xícaras de açúcar;
  • Duas xícaras de café pronto – preferencialmente os mais doces e de qualidade;
  • Uma xícara de margarina derretida;
  • Uma colher de sopa (rasa) de fermento em pó.

Para a cobertura:

  • Cinco colheres (do tipo sopa) de café pronto;
  • Quatro colheres (do tipo sopa) de chocolate em pó;
  • Duas colheres (do tipo sopa) de margarina;
  • Uma gema – peneirada;
  • Uma lata de leite condensado.

Como é o modo de preparo?

Vamos explicar primeiro como fazer a massa. Você vai bater junto açúcar, margarina e as gemas até que elas fiquem parecendo um creme com uma coloração clara.

Em seguida, adicione o café pronto e o chocolate em pó. Por fim, venha com a farinha de trigo e o fermento. Agora bata bem, essa parte é muito importante para a receita.

Por fim, finalize com as claras em neve. Agora é só levar ao forno por cerca de trinta minutos. Não esqueça de pré-aquecer antes.

Enquanto você espera a massa assar, vamos para a cobertura.

Pegue uma panela e acrescente primeiro a margarina, depois o chocolate em pó, o leite condensado e o café pronto. Leve ao fogo e não pare de mexer até que a mistura ganhe uma textura cremosa.

Não esqueça de deixar para fazer a cobertura quando o bolo estiver quase assado, pois ela ainda deve estar quente quando você for despejar na massa.

Bem fácil, não é mesmo? Mesmo porque a cobertura é quase um brigadeiro, a única diferença é que você vai acrescentar o café.

A dica que damos é que você escolha um café de qualidade. Quanto melhor for o grão, melhor será o sabor do seu bolo. Prefira os mais adocicados aos invés dos mais ácidos, estes não caem tão bem nessa receita.

Conclusão

Eis aí mais uma vantagem de gostar de café e da bebida ser um item que se encaixa em tudo, ele vai bem em praticamente com qualquer receita.

Aproveite que a vida está “voltando” ao normal e convide seus amigos para comerem seu bolo de café com cobertura de chocolate. Com certeza você vai surpreender as visitas.

Mas independente se você for fazer para amigos ou para você, não deixe de testar essa receita, é sucesso na certa!

Referências:

https://www.tasteofhome.com/recipes/coffee-chocolate-cake/

https://thestayathomechef.com/coffee-chocolate-cake/?__cf_chl_jschl_tk__=PBW0wiYVpP5DqV3qZaGc1sPym1hOqyPPfe83EaQbKLo-1637573587-0-gaNycGzNCKU

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!