faz-bem-mal-o-que-significa-100%-arabica-colesterol-e-diabetes-azeite-de-oliva-antes-de-dormir-vitaminas-do-leite-pao-integral-engorda-mito-ou-verdade
Curiosidades

Como Tornar o Hábito de Tomar Café mais Saudável? Confira Nossas Dicas!

Apostamos que você deve fazer parte da porcentagem dos brasileiros que começam o dia com uma bela xícara de café. Estamos certos, não é?

Seja para ter mais energia durante o dia, para acordar ou simplesmente porque você gosta muito dessa bebida.

Esse é um hábito, aliás, que está muito ligado a nossa cultura. Contudo, apesar de ser uma coisa que estamos acostumados a ver e a fazer desde muito cedo, será que a forma que consumimos esse líquido é saudável?

Afinal de contas, além de ser uma bebida gostosa, o café está cheio de elementos benéficos à nossa saúde.

Se pudéssemos acoplar o prazer com a saúde seria ainda melhor, certo?

Veremos a seguir se você está fazendo isso corretamente.

Quais ações simples devemos tomar para tornar o hábito de tomar café mais saudável?

Como comentamos logo no começo do texto, está intrínseco na rotina do brasileiro começar o dia com uma boa xícara de café. Mas, além do líquido em si, temos que pensar no que você está colocando junto com ele.

Mesmo sendo um item saudável, dependendo do acompanhante, você pode aumentar esses benefícios ou destruí-los.

Uma boa alternativa para manter todos os bons elementos do café é tomando ele puro. Nós sabemos, não é uma delícia, mas acredite, vai te trazer resultados incríveis. Caso você não consiga, tente adoçar com itens mais saudáveis, como mel e canela, por exemplo.

Além de manter todas as propriedades intactas do grão, são elementos naturais e com poucas calorias, perfeito para quem está preocupado não só com a saúde, mas também com o peso – que se relacionam dependendo do objetivo de cada um.

E quais devemos evitar?

É sabido que o café conta com diversos elementos bons para a nossa saúde, como os antioxidantes, por exemplo. Mas saiba que você pode estar matando esses pontos positivos.

Tomar uma xícara com aquela colherzinha de açúcar, algumas gotas de adoçante ou quem sabe chantilly, é realmente maravilhoso, mas além de poder bloquear esses benefícios, essas opções de adoçante são uma bomba de calorias.

Sendo assim, não são as melhores alternativas se você quer manter a saúde em dia.

Claro que você não precisa tirar isso da sua rotina, afinal, ninguém é de ferro. Mas é bom evitar ao máximo e sempre que possível.

Acrescentar leite de amêndoas?

A resposta é sim! O leite de amêndoas é uma ótima substituição para os integrais e desnatados, principalmente porque ele tem apenas 80 calorias. Além disso, é uma excelente alternativa para quem é intolerante à lactose.

Devemos utilizar adoçante?

Apesar de termos a ideia de que o adoçante é mais saudável que o açúcar, isso na realidade é um mito. Ao colocar adoçante no café é como se você estivesse adicionando açúcar nele, então, nada muda.

Se é difícil largar esse hábito, diminua a quantidade de gotas gradativamente, assim em breve você conseguirá beber sem ou quem sabe trocar por um elemento mais saudável, como a canela.

Uma outra opção é o adoçante de stevia, que não é a melhor alternativa, mas já ajuda um pouco quem está acostumado com adoçante.

Se for usar açúcar: refinado ou cristal?

Nenhum dos dois! Ambos são bombas de calorias. Sabemos que um café adoçado com açúcar não tem igual, mas se você pretende ter uma dieta mais saudável, vai ter que começar a reduzir o consumo desse alimento.

Faça o mesmo processo indicado com o adoçante, vá reduzindo gradativamente a quantidade até você não sentir tanta falta ou conseguir substituir por item mais saudável.

Acredite, seu corpo e sua saúde vão te agradecer daqui alguns anos.

Grãos orgânicos, devemos usar? Quais?

Não é só com os acompanhamentos que vão no café que você deve se preocupar, esse cuidado também tem que ser voltado para o grão que você está consumindo.

Muitas marcas no mercado vendem produtos cheios de elementos químicos, como pesticidas. Além disso, alguns ainda podem contar com restos de insetos – uma porcentagem desse resíduo é liberada nos cafés.

E por mais que alguns sejam realmente nutritivos, entendemos que tomar insetos junto com café talvez não seja a forma como você quer começar seu dia!?

Sendo assim, outra forma de tornar esse hábito mais saudável é optando pelos grãos orgânicos, que são cafés produzidos sem adição de agrotóxicos, além disso, todo o resto do processo é inteiramente natural e provavelmente manual.

Isso é tão bom para você como para o meio ambiente. Veja abaixo algumas opções de marcas para você procurar e provar:

  • Native;
  • Nossa Casa Café;
  • Cia Orgânica;
  • Suplicy Orgânico;
  • Jacu Bird.

Todas essas são opções de cafés totalmente orgânicos.

Acrescentar canela em pó?

Com certeza! Aliás, uma das melhores combinações que existem é café e canela. Essa especiaria é abundante de elementos positivos e conta com propriedades antioxidantes.

É um item usado há muitos séculos, inclusive medicina ayurvédica. Uma pitada já é o suficiente para adoçar o seu café e deixá-lo ainda mais gostoso e saudável. Sem esquecer que você está tomando dois termogênicos juntos, ou seja, só benefícios para ajudar a emagrecer.

Cacau em pó?

Chocolate no café é saudável?

No caso do cacau em pó em si ou o chocolate amargo e sem açúcar, sim, está liberado. Ambos possuem substâncias que podem melhorar as funções do seu cérebro, além de deixar a xícara de café ainda mais deliciosa.

Uma boa combinação é café com leite de amêndoas, nozes e raspas ou uma pitada de chocolate amargo/cacau.

Podemos usar cúrcuma em pó?

Parece uma combinação um tanto quanto esquisita, mas acredite, esse dois combinam tanto quanto chocolate com morango. A cúrcuma ou o açafrão traz ao café mais antioxidantes, além de reduzir possíveis inflamações.

Podemos beber o café com o estômago vazio?

Apesar de ser um hábito muito comum para os praticantes de jejum intermitente, não é tão bom assim beber café com o estômago vazio. A bebida pode fazer você se sentir um pouco enjoado se não tiver comido nada antes, bem como, dependendo da acidez natural do café poderá afetar e ou irritar a parede interna do seu estômago.

Neste caso, é preferível você consumir algum alimento saudável antes e só depois tomar a sua xícara de café.

Misturado com água de coco, pode?

Claro que pode! Aliás, essa combinação é perfeita para os dias quentes e para quem quer se manter hidratado durante o treino. Segundo pesquisas, a água de coco está lado a lado com bebidas esportivas que desempenham esse papel.

Na verdade, ele é ainda melhor, principalmente se você optar pela alternativa natural, ou seja, comprar um coco mesmo e não a água vendida no mercado. Além de ser muito mais barato e muito mais gostoso.

E óleo de coco?

Liberado também! Assim como a água, o óleo de coco extravasa de propriedades que melhoram nossa saúde, como é o caso dos ácidos graxos de cadeia média, que tem o poder de estimular nosso sistema imunológico.

Além de ser um tipo de gordura super saudável, com certeza deixará seu café com um gostinho indescritível, positivamente, é claro.

Colágeno em pó no café, é bom?

Esse é ótimo! Como se sabe, o colágeno é excelente para a pele, imagine você tomando café e ainda deixando esse tecido com uma aparência ótima? Combinação perfeita!

O colágeno deixa a pele mais hidratada e jovem. Tornando isso um hábito, logo você sentirá na pele os resultados, literalmente.

Podemos utilizar cremes artificiais na cobertura?

Pode? Pode! É de bom tom? Com certeza não.

Os cremes artificiais são tão ruins quanto os açúcares e o adoçante, sem contar que eles possuem altos níveis de gordura trans, que é péssimo para a nossa saúde.

Uma vez ou outra para matar a vontade, tudo bem, mas sempre, não. A boa notícia é que você acha versões mais saudáveis em lojas de produtos naturais. Aí sim você pode se esbaldar sem medo.

Água filtrada, mineral ou da torneira?

Sempre que for fazer um café, prefira água mineral ou filtrada, nunca da torneira, isso porque a água interfere diretamente no gosto do café.

Como não temos controle da qualidade do líquido que sai da torneira, é sempre melhor optar por aquele que você sabe que foi tratado devidamente (evitando as vezes um gosto diferente na bebida).

Sem contar o óbvio: o café é 99% água, então para ter uma bebida gostosa, você precisa usar uma água de qualidade.

Conclusão

Pode até parecer difícil de primeira, mas fazer desse ritual e hábito de consumir café todos os dias, em algo saudável não é tão difícil quanto parece. Na verdade, é mais uma questão de mudança na sua rotina.

Na maioria das vezes uma mudança não é algo agradável, além de nos causar certa insegurança, mesmo porque grande parte das pessoas não se sentem confortáveis em saírem da sua zona de conforto.

Mas com essas mudanças você verá resultados positivos na sua saúde muito em breve. Afinal de contas, não teremos 20 anos para sempre, infelizmente, então, é preciso se cuidar o mais cedo possível ( medicina preventiva! ).

Temos certeza que em breve você ficará feliz degustando uma xícara de café com canela assim como ficava quando tomava com açúcar.

Tudo é uma questão de costume e de dar um passo de cada vez!!

Referências:

https://www.homegrounds.co/healthy-coffee-hacks/

https://www.healthfitnessrevolution.com/10-coffee-hacks-that-will-make-your-coffee-super-healthy/

https://culturedcoffeeco.com/make-your-coffee-even-healthier/

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!