substituto-manhã-baixa-caloria-vitaminas-saudaveis-receitas-fit-smoothies
Curiosidades

Você Sabe qual Café Combina Melhor com a Sua Rotina?

Você prefere começar seu dia com uma xícara de espresso, ou quem sabe um café com leite? E por que não uma bebida mais elaborada, como um café gelado, por exemplo?

Na verdade, os quem ama esse bebida têm tantas opções desse item que poderiam tomar uma opção diferente por dia e ainda assim, no final do mês, não chegariam nem próximos de experimentarem todas as alternativas disponíveis no mercado.

Mas o que vamos abordar é qual desses que citamos e os muitos outros que existem, combinam melhor com a sua rotina.

Qual café é o ideal para aflorar a criatividade?

Se você, trabalha com criação de conteúdo, como textos, por exemplo, sabe que o bloqueio criativo é mais comum do que gostaríamos. Como não trabalhar não é uma opção, o jeito é arranjar uma forma de botar o cérebro para pensar.

Neste caso, que tal você experimentar o café cortado? Também conhecido como médio, esta bebida leva café e leite vaporizado, e pode ser uma baita ajudante nestas situações, isso porque ele é capaz de produzir cortisol e adrenalina, te auxiliando contra o bloqueio criativo.

Qual o melhor para quem precisa manter o foco e concentração?

Precisa apresentar uma ideia genial na próxima reunião?

O café espresso é o seu par perfeito para essa situação.

Justamente por ser uma bebida mais forte, os óleos naturais do grão encontram-se em maior número neste tipo de extração, tornando-se um excelente ajudante para quem precisa de concentração e foco.

Isso é possível pois o café tem o poder de bloquear aquele sinalzinho que avisa o cérebro que a energia está acabando, também conhecido como adenosina.

Com isso, você consegue trabalhar por mais tempo sem sentir aquela sensação de cansaço tão comum depois de uma noite mal dormida, por exemplo.

Para quem malha e faz academia, existe algum tipo especial?

Precisando daquela energia extra para treinar no começo ou no fim do dia?

O café também está aí para te ajudar nesta empreitada.

A receita mais comum é o café com canela. Você pode tomar uma xícara cerca de 30 minutos ou uma hora antes do treino.

Como se sabe, o café é conhecido por dar energia, então ele é uma ótima pedida para quem precisa daquela força extra para manter os treinos em dia. Mais além de te manter ativo, ambos, café e canela, são ingredientes termogênicos, ou seja, aceleram o metabolismo e facilitam a queima de gordura, ideal para quem está fazendo alguma dieta.

Ah, e você também pode tomar essa receita caso esteja fazendo jejum intermitente, por ambos terem poucas calorias, eles não interrompem o jejum.

Se você deseja uma receita mais incrementada, teste o chamado café proteico, que leva café, óleo de coco, manteiga Ghee, whey protein e canela em pó.

O óleo de coco e a manteiga possuem os chamados ácidos graxos de cadeia média, os triglicerídeos, que quando absorvidos pelo nosso fígado, previnem o acúmulo de gordura no corpo, além de se transformarem em uma fonte de energia.

E para se manter acordado?

Tem dia que a gente está igual o Tom, do Tom e Jerry, naquele episódio que ele coloca um palito em cada olho para tentar ficar acordado.

Se este é o seu caso, recorra ao café comum, aqueles vendidos em mercados. O ideal é que você consuma quatro xícaras de “café fraco”. Você pode tomar duas, assim que levantar, e mais duas, quatro horas depois.

No total, cada uma deve ter, no máximo, 100mg de cafeína, totalizando 400mg, que é o máximo que podemos consumir, em segurança, diariamente. Aí você pode adoçar do jeito que quiser, mas recomendamos o café com canela, assim você não perde todos os benefícios da bebida adicionando açúcar ou adoçante.

E para quem quer emagrecer, qual o melhor?

A mesma opção anterior, um café simples já é o suficiente, isto porque o grão já vem naturalmente com ácidos orgânicos, que possuem funções antioxidantes, protegendo nosso corpo contra diversas doenças e, claro, funcionando como um termogênico natural.

Mas é claro que só o café não faz milagre, é preciso ter uma dieta balanceada e saudável, mas com certeza ele dá uma boa ajuda nesse sentido.

Existe um café para ajudar a relaxar?

Sempre quando pensamos em café, pelo menos nós, relacionamos com uma bebida que dá energia, te mantém “ligado”. Mas sabia que você também tem opções para relaxar? Pois é, ele pode ser seu companheiro para os momentos de ócio.

Para quem procura um parceiro para essa situação, pode apostar sem medo num delicioso Cappuccino, feito na hora, é claro.

Com uma mistura de leite vaporizado, chocolate, espuma de leite, café e canela, o cappuccino é uma bebida cremosa e que tem o poder de fortalecer as memórias de curto prazo, além de estimular aquela sensação de bem-estar, também conhecido como serotonina.

Conclusão

Não é à toa que o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. É impossível você entrar na casa de qualquer brasileiro e não vê-lo começar o dia com uma xícara de café, independente de ser aqueles comuns, achados em qualquer mercado, ou os gourmets, aromatizados, etc.

Beber café está intrinsecamente ligado à nossa cultura. E o melhor de tudo, como comentamos logo no começo do texto, é que não faltam opções, tanto do café quanto para as diferentes rotinas.

Você pode tomar quente, gelado, com ou sem açúcar, em pequenas doses ou xícaras maiores, com ou sem leite, feito manualmente ou nas cafeteiras, em pó, em cápsulas, em grãos, enfim, do jeitinho que você quiser e da forma que estiver mais acostumado.

Mas o que sempre dizemos é: prove, experimente coisas novas, por mais que você já esteja acostumado com um tipo, nunca é demais provar coisas novas, é bem capaz que você encontre uma nova combinação ainda melhor do que a que você está habituado.

Às vezes você está perdendo a chance de experimentar um café delicioso e nem sabe disso.

Referências:

https://www.thehealthycuisine.com/coffee-guide-for-beginners/

https://www.aarp.org/health/healthy-living/info-10-2013/coffee-for-health.html

https://www.mensjournal.com/food-drink/get-pre-workout-cold-brew-coffee-sent-to-your-home-with-trade-coffee/

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!