papilas- fungiformes-foliáceas- filiformes-circunvaladas- filgaformes- circunvolaformes-sabores-acidez-azedo
Curiosidades

Como as Papilas Gustativas Interferem no Sabor do seu Café?

Apesar do nome meio complicado, na teoria nós sabemos o que são e quais são as funções das papilas gustativas. Você pode até não lembrar, mas você aprendeu sobre essa belezura na escola, mais precisamente nas aulas de ciências.

É claro que com o tempo a gente acaba esquecendo das coisas, ainda mais para quem já se formou na escola há um bom tempo, assim como nós.

E saber sobre elas é importante pois estas desempenham um papel importante no seu momento preferido do dia: a hora de degustar aquela deliciosa xícara de café.

O que são Papilas Gustativas?

Cientificamente, pode ser um pouco mais complicado explicar o que são as papilas gustativas, mas de forma simples elas são estruturas que estão presentes na superfície da nossa língua e, o melhor de tudo, são elas que nos fazem sentir os sabores de tudo que colocamos na boca.

Ou seja, se você tem a capacidade de saborear coisas deliciosas, você deve agradecer as papilas gustativas.

E saiba também que é por causa dessa estrutura que cada parte da nossa língua consegue identificar sabores diferentes.

Essa região é dividida em seis partes:

Papilas fungiformes

As papilas fungiformes se parecem muito com um cogumelo, como o próprio nome dá a entender. Tem uma base estreita com um topo mais dilatado.

Elas contam com poucos botões gustativos e ficam localizadas na ponta da língua.

Papilas foliáceas

Esse tipo de papilas não são tão desenvolvidas pelos seres humanos, por outro lado, contam com vários botões gustativos.

Tem formato de folhas e ficam na borda da língua.

Papilas filiformes

As papilas filiformes são as que mais estão presentes na nossa língua. Elas são estreitas e tem um formato de filamento.

Mas mesmo estando em grande número, elas possuem pouquíssimos botões gustativos. Além disso, são elas que nos ajudam a ingerir os alimentos, isso ocorre por conta da sua estrutura, que facilita a condução destes até a nossa garganta.

Papilas circunvaladas

Como o nome dá a entender, são apelidadas assim pois parecem um vale. Localizadas no fundo da nossa boca, elas estão bem próximas do esôfago.

Por conta da sua forma circular com a superfície achatada, permitem que os líquidos que ingerimos circulem mais facilmente.

Papilas filgaformes

Estas são papilas queratinizadas e que tem um formato esférico e achatado.

Papilas circunvolaformes

Com uma estrutura mais alongada, elas estão em maior número quando comparadas com as filiformes.

Uma curiosidade bem legal é que mesmo a maior parte das papilas gustativas estarem na nossa língua, elas também estão presentes no céu da boca, na garganta, nariz, faringe, epiglote e até no esôfago.

Como elas funcionam na sensação de sabores?

A nossa língua não é uma desordem funcional. Cada parte dela fica responsável por sentir um sabor diferente. O que é ótimo, porque se fosse tudo junto provavelmente seria uma confusão só.

A nossa língua funciona da seguinte forma:

  • Fundo: sabores amargos;
  • Ponta: sabores doces;
  • Extremidades: sabores azedos e salgados.

Essa é a estrutura ao qual nossa língua é dividida e é graças a ela que você consegue sentir os sabores presentes em um gole de café.

Qual a sua relação com a degustação do café?

Sabia que se você quer ser um provador profissional de café, você precisa fazer um teste para saber se está apto para a profissão?

Pois é, por mais que todo mundo conte com as papilas gustativas, não são todas as pessoas que detém um grande número dessa estrutura, que interfere diretamente na degustação da bebida.

Estes testes mostram se a pessoa tem pouca sensibilidade a sabores, assim como se trata de um degustador nato ou normal.

Elas é que definem sobre acidez e amargor no café?

Sim, pois é por meio delas que você sente esses sabores. No caso do amargor, por exemplo, este é interpretado por uma célula chamada quimiorreceptora, e é ela quem recebe todos os estímulos de comidas que fazem parte de diferentes famílias químicas.

Se elas estão inflamadas, tenho que cortar o café e outros alimentos?

Teoricamente, não. Existem sim algumas recomendações dadas pelos dentistas quando uma inflamação ocorre nas papilas, mas não envolve o corte do café e outros alimentos.

Quando a região está irritada, é ideal que você:

  • Evite atrito no local, como escovar a língua ou tentar estourar possíveis bolhas que aparecem nesta área;
  • Aplicação de compressa de gelo para diminuir os sintomas da inflamação;
  • Uso de enxaguante bucal.

Como a região está bem sensível, talvez seja melhor evitar alimentos azedos, assim como bebidas mais quentes, como é o caso do café. Sabemos que não é o ideal, mas opte ingerir o líquido em temperatura ambiente, ou fazer uma receita de café gelado, pelo menos até passar a inflamação.

Depois você pode voltar a beber sua xícara de café quentinha, normalmente.

Como acontece essa inflamação

Se você perceber que sua língua está coçando, quer dizer que as papilas estão inflamadas. Outro sintoma que comprova esse diagnóstico é a coloração, que muda.

Você vai perceber que além de inchada, a região também está mais avermelhada.
Em casos mais graves é possível que você fique igualmente com bolhas na língua.

As principais causas para a inflamação das papilas gustativas são:

  • Exposição a toxinas;
  • Tabagismo;
  • Diabetes;
  • Hipotiroidismo;
  • Problemas no aparelho digestivo;
  • Alimentos quentes e picantes.

Em casos simples, essa inflamação costuma desaparecer dentro de cinco dias. Se os sintomas persistem, você deve procurar um dentista para iniciar um tratamento.

Conclusão

Deu para perceber que não dá para viver sem as papilas gustativas, não é? Bom, fisicamente falando, dá. Mas qual seria a graça de comer/beber e não sentir o gosto das coisas? Nenhuma, obviamente!

Uma dica: se você quer poder sentir todos sabores do café, evite ingerir a bebida requentada ou que tenha sido passado a mais de 20 minutos, isso só estraga a experiência.

As papilas fazem o seu trabalho, mas você também tem que ajudá-las para ter uma experiência ainda melhor.

Referências:

https://www.uth.tmc.edu/courses/dental/smell-taste/taste.html

https://www.dentalone-va.com/the-science-of-mouth-and-nose-how-we-taste-and-smell/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6839668/

https://www.pbs.org/wgbh/nova/body/tongue-taste.html

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!