como-fazer-desenho-café-com-calda-papel-designs-arte-technique-desenho-para-colorir
Curiosidades

Latte Art: Descubra Tudo da Técnica de Fazer Desenhos no Café

Esta é uma técnica que vem sendo utilizada pelas cafeterias com o intuito de atrair seus clientes, e que vem dando muito certo!

O toque artístico dado ao café o deixa muito mais bonito e com isso acaba derretendo o coração dos coffee lovers.

Neste artigo você vai saber tudo sobre esta nova tendência no mundo dos cafés. Acompanhe conosco!

O que significa, o que é e onde surgiu esse tal de Latte Art?

Basicamente, esta é uma técnica na qual se desenha no café expresso utilizando leite vaporizado.

Ela vem se popularizando cada dia mais, uma vez que proporciona uma agradável experiência tanto ao paladar quanto aos olhos dos consumidores.

A arte agrega valor à bebida e atrai mais consumidores, e por este motivo, vem despertando o interesse e a atenção dos baristas do mundo inteiro.

Atualmente já existem competições de latte art entre baristas com o intuito de promover ainda mais esta técnica bem como apresentar às demais pessoas, o talento e criatividade destes profissionais.

Para fazer os desenhos são necessários: xícara de café grande, café de boa procedência, leite, uma pitcher (leiteira) e uma máquina de vaporização.

Esta técnica pode ser realizada em lattes, como o próprio nome sugere, mas também em outros tipos de cafés.

O responsável pela arte é o barista, que é capaz de transformar a bebida em uma verdadeira obra-prima. Para tanto, faz-se uso da criatividade e da habilidade é claro.

A origem exata desta técnica é imprecisa. O que se sabe é que os baristas da Itália desde o século 19 já tinham o costume de decorar a bebida com desenhos feitos a partir da mistura da espuma da superfície com a bebida.

Como ficou popular e virou moda pelo mundo?

Esta arte já era realizada nas cafeterias europeias no século 19 como já mencionado, inclusive os baristas faziam torneios entre si para verem quais deles eram os mais habilidosos nesta arte. O italiano Luigi Luppi é considerado um dos patronos do Latte Art no mundo.

Esta técnica chegou ao continente americano por David Schommer, barista da cafeteria Espresso Vivace, localizada em Seattle nos Estados Unidos na década de 80. A popularização da técnica pelo mundo é atribuída a este homem.

Quais técnicas de Latte Art são as principais?

São três as principais técnicas utilizadas no Latte Art:

  • Sketching, mais conhecido como grafismo;
  • Pouring, também chamada de free pour;
  • Stencil art.
  • Estilo Grafismo

    No grafismo, os desenhos são feitos com caldas, chocolate e ferramentas de auxílio que vão desde um simples palito, passando por espátulas e canetas de aço.

    Técnica Free pour

    Das três a free pour é a que exige maior prática e habilidade do profissional, visto que o desenho é feito através da inclinação da leiteira. Os desenhos mais comuns feitos por free pour são o coração e a tulipa.

    Stencil art

    Já a stencil art é a técnica que consiste em polvilhar cacau em pó ou canela sobre o café com o auxílio de pequenos moldes.

    O que é preciso para fazer a técnica? Veja o passo a passo:

    1 – Faça o seu café expresso

    Este é o primeiro passo, fazer um café expresso. Para tanto, selecione grãos de café de boa qualidade, escolha a moagem ideal para os grãos, meça e os compactue. Coloque o filtro na cafeteira, ligue-a e posicione a xícara no local indicado. Desligue a cafeteira quando o café tiver atingido um pouco menos da metade da xícara.

    2 – Vaporize separadamente o leite

    Nesta etapa você deve encher o pitcher com o leite integral gelado e ligar o vaporizador. Em seguida mergulhe e levante-o até começar a ouvir os assobios. Neste momento o leite deve estar girando de maneira uniforme. O vapor deverá ser desligado quando a temperatura do recipiente estiver morna.

    3 – Despeje esse leite na xícara

    O próximo passo é despejar o leite na xícara de forma lenta, uniforme e o mais distante que puder. Isso fará com que o leite e o café se incorporem um no outro.
    Se preferir, você pode também ir derramando o leite no café através de movimentos circulares, isto fará com que a mistura ocorra de forma mais satisfatória. Você deve derramar o leite no café até chegar no meio da xícara.

    4 – Faça o desenho usando as técnicas

    Uma vez estando o café e o leite nas proporções ideais, o que resta é realizar os desenhos de acordo com a técnica que se tem maior afinidade.

    Os desenhos mais fáceis e comumente encontrados nos cafés são: flores, folhas, corações e animais. Na internet existem diversas inspirações para quem quiser se aprofundar no assunto.

    Coração na xícara, como fazer?

    cafe-cremoso-em-casa-treinamento-desenhos-como-fazer-capuccino

    As pessoas que já possuem uma certa habilidade com desenhos, saem na frente daquelas que não possuem, porém nada impede que uma pessoa não tão habilidosa seja capaz de fazer sua Latte Art, talvez o que ela precise é de um pouco mais de treino do que as demais.

    Para fazer o desenho de um coração na xícara você deve primeiramente derramar a parte líquida do leite no fundo da xícara e em seguida, vagarosamente ir arrumando a inclinação da leiteira para fazer a espuma.

    Para o formato do coração sair perfeito o grande lance é inclinar a xícara fazendo assim um ângulo maior com a leiteira. Você pode depois que derramar o leite arrumar o desenho um o auxílio de um palito.

    Desenho floral, como fazer?

    como-fazer-desenho-cafe-decorado-arte-fofo-com-calda-para-colorir-no-da-manha

    Despeje o leite a cerca de 2-3 cm de distância do fundo

    Quando a xícara estiver meia cheia, agite-a suavemente para frente e para trás enquanto se move lentamente para trás.

    Isto fará com que o desenho da flor se mova para frente e encha a xícara.

    O design sai melhor ao movimentar seu pulso para frente e para trás em vez da sua mão

    Como faço para aprender mais técnicas e dicas de Latte Art?

    Para aprender mais técnicas e dicas sobre esta arte você pode investir em um curso de barista, que trará não só estas como demais informações sobre o café.

    Você também pode considerar embelezar o desenho com pó, estêncil e espuma de leite, embora muitas pessoas prefiram deixar sua latte art em sua forma natural.

    Você pode tentar embelezar com chocolate para criar um contorno nas bordas de sua espuma, ou escrever uma palavra.
    Para escrever uma palavra, basta mergulhar um objeto pontiagudo no creme de sua bebida, e depois adicionar um pouco de creme manchado para elaborar seu desenho.

    Além disso já existem também no Youtube vários vídeos gratuitos ensinando as várias técnicas e desenhos que certamente irão impressionar seus clientes eu até mesmo convidados, caso queira aprender esta técnica sem necessariamente ser o dono ou funcionário de uma cafeteira, mas sim um coffee lover.

    Curiosidades sobre a Latte Art

    Um dos pontos chaves desta técnica é o conhecimento e habilidade do barista. Além disso, para que se tenha um desenho perfeito sobre a bebida, é fundamental que se utilize leite integral fresco. Este, por ser rico em gordura e proteína, dará origem a um creme consistente, assim o desenho ficará mais nítido.

    Outro ponto importante está na proporção entre café e leite. O leite é o responsável pelos desenhos certo? Sim, mas não devemos nos esquecer por mais bonito que seja o que café, o que o conta mesmo é o seu sabor. De nada adianta um lindo desenho se a bebida final perdeu seu gosto.

    Em tempos mídias sociais difundidas, o latte art se tornou verdadeiramente importante: todos os dias há milhões de posts de latte art. Portanto, esta é uma maneira importante de comunicar seu negócio; se você impressiona seu cliente com sua latte art, você tem mais chances de vender seus produtos e de ser compartilhado nas redes sociais. Compartilhar cria outros compartilhamentos.

    Outro fator importante que precisamos considerar é que o latte art influencia o quanto um cliente está disposto a pagar por um café. Vários estudos comportamentais confirmam que o latte art aumenta a forma como um cliente percebe o valor do que bebe.

    Portanto, mesmo que seja apenas um coração encantador ou uma simples tulipa, tente impressionar seu cliente. Você vai deixá-lo com um sorriso!

    Referências:

    https://www.coffeescience.org/latte-art-beginners-guide/

    https://www.baristainstitute.com/blog/jori-korhonen/december-2020/how-pour-latte-art-heart

    https://coffeextraction.com/latte-art/latte-art-whats-deal/

    Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!