franquias-cafeteiras-dicas-para-abrir-uma-como-um-café-curso-barista-3-coracoes-plano-de-negocios
Curiosidades

O que Você Precisa Saber e Ter no Negócio de Cafés, Cafeteria e Coffee Shop?

Quais os equipamentos e itens são precisos para abrir uma Cafeteria ou Coffee Shop?

Que brasileiro é um povo para lá de criativo e com aguçada veia empreendedora, não é nenhuma novidade. Entre as diversas possibilidades de pequenos e médios negócios, destacamos a cafeteria, por ser um empreendimento altamente versátil e eclético.

Todo mundo gosta de dar uma pausa no trabalho e descer (ou atravessar a rua) até aquela cafeteria para espairecer por uns instantes. Isso até mesmo faz parte da rotina de trabalho. Juntando a rotina de trabalho, a pausa e o amor pelo cafezinho, então temos aqui uma excelente oportunidade de negócio!

A cafeteria está logo ali, de portas sempre abertas, para um café fresquinho numa conversa mais aconchegante e tranquila, longe do ambiente estressante do trabalho. Então lá vamos nós dar uma escapada na rotina no simples ato de entrar numa cafeteria…

Mas é preciso que ela tenha um leque ampliado de opções para oferecer, pois há os apaixonados por cafés, há os que preferem sucos e mesmo os que vão atrás dos apetitosos salgados. O empreendimento deve ter alternativas para todos os gostos e paladares, mesmo que sejam poucos.

Para uma cafeteira com larga clientela, recomendamos uma maior abrangência de serviços, muito além do tradicional cafezinho e lanches rápidos. Nesse caso, os equipamentos abaixo seriam os adequados para um negócio estável e, claro, rentável.

Moedor de café e grãos

Uma cafeteria que se preze deve oferecer a opção de café moído na hora. Para isso, você precisará de um equipamento chamado moedor ou moinho de café. Dos inúmeros modelos disponíveis no mercado, os moinhos se dividem nos tipos manuais e automáticos.

Sendo os manuais mais indicados para o âmbito doméstico, vai ser preciso mergulhar fundo no aprendizado da utilização dos moedores automáticos, uma vez que cada tipo de café requer uma moagem diferenciada.

Máquina de fazer café profissional

Essa máquina será a mola propulsora do seu negócio, pois ela será a grande responsável pelo principal produto oferecido. Diante de centenas de opções disponíveis no mercado, é preciso que você avalie cuidadosamente vários pré-requisitos antes de adquirir a sua.

Para começar, antes de qualquer coisa, verifique toda a parte da assistência daquele produto que mais te interessou. Onde se encontra a loja autorizada mais próxima? Verifique tudo detalhadamente, nada de impulsos. Porque, se a máquina pifa, como ficará seu negócio?

Em seguida, dê prioridade aos produtos da linha profissional, pois estes é que darão o suporte que você vai necessitar para a evolução tranquila do seu Coffee- Shop.

Essas máquinas de linha profissional preparam, além do tradicional expresso, uma série de outras bebidas com leite ou espuma de leite, por exemplo.

Mas não fica aí, com elas, você consegue manejar de maneira mais correta e eficiente os diversos tipos de grãos de café e, consequentemente, terá uma extração de alta qualidade, proporcionando um produto imbatível para sua clientela.

Filtro ou purificador de água de grande capacidade

Se todas as bebidas oferecidas possuem água na formulação, você vai prepará-las com água de torneira? Claro que não! Então, você precisa de uma solução para abastecer a parte líquida das bebidas da sua cafeteria.

E o filtro ou purificador de água chega como um coringa, pois ele filtra a água, tira aquele desagradável gosto de cloro e evita que se gaste com água mineral.

Mas esteja bastante atento ao prazo de validade do filtro, evitando assim queda na qualidade dos produtos da sua cafeteria e consequentes reclamações (cobertas de razão, diga-se de passagem) e muita dor de cabeça.

Liquidificador profissional

Como dissemos, é necessário ampliar o leque de serviços para além do cafezinho e conquistar aquela freguesia diferenciada. Com o liquidificador, alguns outros produtos podem ser facilmente acrescentados ao cardápio: milk-shake, vitaminas de frutas, chocolate gelado, por exemplo.

Existem centenas de modelos no mercado e você pode adquirir desde os mais simples aos mais modernos: depende do quanto você está disposto a gastar nesse equipamento e do tipo de bebidas que você pretende fazer.

Um bom espremedor para frutas

Imagine estar andando na rua sob um sol escaldante – o que não é raro no nosso país tropical – e poder entrar numa cafeteria charmosa e beber um suco de frutas feito na hora: é um privilégio para lá de refrescante!

Para isso, existem espremedores elétricos ultra modernos, com peneira acoplada para coar naturalmente as sementes e o bagaço da fruta, deixando o sabor do suco deliciosamente natural.

Está é uma opção bem interessante para quando seu público vem a pé ou caminhando por um grande centro de comércios ou shopping center, ou ainda com crianças.

Forno elétrico e Microondas

Como o mais tradicional acompanhante do café é o pão de queijo, você deve pensar no forno elétrico como um dos itens prioritários em seu negócio.

Os clientes adoram ver os salgados e misto quentes preparados na hora, com aquela cara de fresco e recém saído do forno. Sem falar no aroma mágico que o pão de queijo deixa quando está quase pronto… muitos clientes não resistem!

O microondas é sempre prático para um aquecimento rápido. Utensílio coringa em qualquer negócio do setor alimentício. É sempre bom ter um por perto!

Estufa de salgados e vitrine com refrigeração

Essa é a parte em que o pedestre que está andando na calçada se detém admirado ao ver os apetitosos salgados chamativos na vitrine: é um convite e tanto!

Essa é uma tentação geral. A maioria das pessoas não resiste ao visual das coxinhas, empadas e acaba comprando mesmo sem fome “para comer mais tarde”.

Geladeira, freezer e fogão industrial

O freezer também é um dos utensílios de extrema utilidade e serve para manter congelados os alimentos que necessitam permanecer assim.

Nessa lista encontram-se, por exemplo, as polpas de frutas, as carnes de hambúrgueres que serão utilizadas nos sanduíches mais incrementados, o pão de queijo, os sorvetes utilizados na preparação dos Milks-Shakes e alguns salgados.

A geladeira é essencial para manter sob refrigeração alimentos que disso necessitam, tais como: manteiga, os frios em geral: diversos tipos de queijos e presuntos, iogurtes, requeijão, geleias, frutas variadas. Enfim, mais um utensílio de extrema utilidade.

No caso do fogão industrial, sua escolha é opcional. Ele é recomendado para o caso de uma cafeteria que prepara seus próprios alimentos, sem contar com o serviço de fornecedores. Ou seja, para aqueles negócios com maior demanda e produção alimentícia local.

Mas se a sua intenção é ter um charmoso negócio pequeno, contando com a ajuda de diversos fornecedores, então um fogão mais simples pode suprir perfeitamente as necessidades da cafeteria.

Mesmo assim, você já deve se organizar para planejar adquirir um fogão industrial, na medida em que seu negócio começa a crescer e a demanda por alimentos preparados também.

Lava-louças

Esse é um utensílio que certamente une dois importante requisitos num local onde refeições são servidas: higiene e praticidade.

Talheres, copos, xícaras e tudo o mais aqui colocado será higienizado em alta temperatura, o que proporciona a garantia de uma limpeza bastante eficiente.

Mesmo que você não adquira um lava-loucas de imediato, será muito vantajoso mantê-lo na lista das futuras aquisições, pois ele dinamizará toda a carga de trabalho que, aliás, não é pequena.

O que mais é preciso ter para um bom funcionamento da loja?

Claro, em se tratando de um ambiente de refeições serão necessários pratos, copos, talheres, conjuntos de xícaras, guardanapos, porta -molhos e tudo o mais.

Deixe cada mesinha totalmente incrementada: muitos clientes detestam ter que levantar para buscar o catchup (ou o açúcar) na outra mesa enquanto comem sua coxinha, por exemplo.

Aqui, tudo vai depender do serviço que você deseja oferecer aos seus clientes, pois muitas cafeterias servem pequenas refeições e mesmo sopas e caldos nutritivos ao público mais focado na dieta.

Por fim, deixe todos os contatos da cafeteria – telefone, e-mail, redes sociais, mensageiros eletrônicos – sempre visíveis para que o consumidor saiba que sua satisfação é a prioridade máxima e motivação de toda a equipe que há por trás de um simples café.

Uma outra boa ideia é manter um daqueles boxes de críticas, elogios e sugestões. Tudo isso faz com que o cliente se sinta à vontade no local. De que adianta um negócio simpático e charmoso se o cliente não se sente bem ali, não é verdade?

Como administrar e gerir sua cafeteira para ter sucesso?

Para início de todo o processo, o ideal é que você se informe no Sebrae quanto a questão de toda a documentação, para evitar futuras dores de cabeça. Gerir um negócio próprio com seriedade e alcançar a estabilidade não é tão difícil quanto parece: no entanto, a organização deve ser sempre prioritária.

Caso não queira cuidar da contabilidade, comece já a procurar um escritório de confiança que possa fazer isso para você. Fale com amigos que tenham seu próprio negócio e peça indicação e pesquise muito na Internet.

Tenha uma maravilhosa equipe de limpeza sempre por perto. Cliente que encontra um garfinho sujo não volta mais e ainda sai falando mal do lugar. E não é esse o seu objetivo, não é mesmo?

Recomendamos também que faça um curso de Gestão de Negócios para adquirir uma mentalidade mais apurada no assunto. Não esqueça: muita simpatia, sorriso e cortesia para com Sua Excelência, o Cliente. E ótimos negócios para você!

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!