faz-mal-prejudica-absorção-de-nutrientes-bloqueia-vitamina-benefícios-tomar-azeite-de-oliva-antes-de-dormir-vitaminas
Curiosidades

Como Harmonizar Café com Alimento com 23 Dicas Simples e Fáceis?

O café é a bebida mais popular do mundo sendo possível observar que a população consome mais de 400 milhões de litros de café por ano!

Grande parte da população brasileira consome essa bebida durante o período da manhã ou da tarde e sendo considerada por muitos a bebida favorita.

No Brasil o café é bebido, geralmente com outros alimentos, para iniciar o dia, no café da manhã, após o almoço ou ainda para fazer uma pausa a tarde nos trabalhos. Neste momento é importante ressaltar que o café pode ser acompanhado de diversos tipos de pratos.

Além disso, a bebida, assim como o vinho, pode ser servida com diversos acompanhamentos e receitas. Ou seja, o café pode ser harmonizado com doces, salgados, sobremesas e o que mais sua imaginação mandar.

Informações e características importantes sobre o mundo dos cafés

O café pode ter diversas texturas, tudo muda de acordo com a quantidade de líquido que é ingerido no momento do preparo da bebida. Sendo assim, alguns possuem uma textura mais rasa e líquida, enquanto outros possuem uma textura mais cremosa.

O sabor, também deve ser um assunto tratado quando o assunto é café, em que alguns possuem maior acidez, fazendo o consumidor salivar, no momento de ingerir a bebida. Outros, possuem um sabor mais adocicado.

Mas, o importante para um bom lanche e degustação, é o equilíbrio. Sendo assim, para a harmonização é importante ter um certo equilíbrio entre o alimento e o café. Quando consumido um alimento amargo e um café amargo, pode ficar algo pouco prazeroso de se consumir.

Existem pessoas que preferem sabores mais doces ou mais salgados. Desse modo, é algo que deve ser levado em conta também no momento da harmonização.

O que posso fazer para incrementar o meu café?

Enquanto algumas pessoas buscam harmonização, outras buscam incrementar o seu café. Para isso, existem algumas dicas, sendo elas:

  • Use a canela em pó para cafés quentes e gelados;
  • Use baunilha no seu café, por meio de gotas de essência.

Como preparar combinações perfeitas de café com alimentos?

Para realizar combinações perfeitas de café com alimentos, é necessário conhecer algumas peculiaridades, que podem mudar de acordo com cada café e sua origem.

Sendo assim, é importante ressaltar que cada grão, moagem e principalmente marca mudam a textura da bebida, sabor e consistência.

Desse modo, os cafés brasileiros fabricados no país, possuem mais afinidade e combinam melhor com caramelo, doces de goiabada e chocolate ao leite.

Enquanto os cafés africanos fazem uma melhor combinação com frutas cítricas. O café asiático, pode ser uma boa combinação com bolos, biscoitos e queijos.

Cafés mais fortes, fazem uma combinação perfeita com queijos de sabores mais fortes. Pois, o café suaviza seus sabores e principalmente o sal presente nestes alimentos.

Assim, é possível observar que existem diversas combinações a serem feitas, mas depende de cada tipo de café, para que a harmonização possa ser feita de forma mais saborosa.

1 – Morangos, framboesas e amoras

As frutas vermelhas, como os morangos, framboesas e as amoras, podem ser uma ótima combinação a ser feita com os cafés de Uganda, Quênia ou até mesmo Etiópia.

2 – Mirtilos

Diferentemente das outras frutas vermelhas, os mirtilos combinam com cafés jamaicanos e iemenitas.

3 – Pêssegos, ameixas e damascos

Os pêssegos, ameixas e os damascos, são frutas que fazem uma melhor combinação com cafés do Haiti e Tanzânia.

4 – Torta de frutas

Tortas de frutas, fazem uma melhor harmonização, com cafés da Costa Rica e os torrados do Brasil. Pois, o gosto forte destes cafés, diminuem a acidez da torta, deixando assim a combinação perfeita para aquele café da tarde.

5 – Chocolate

O chocolate é uma combinação perfeita com tudo e principalmente com diversos cafés. Sendo assim, o chocolate pode ser harmonizado com cafés colombianos, mexicanos, salvadorenhos, guatemaltecos, Kona e principalmente, o brasileiro.

Uma regrinha básica para o chocolate, é que sua combinação deve ser feita com cafés de gosto mais amargo. Pois, assim irá diminuir o doce presente no chocolate.

6 – Chocolate dark

A melhor combinação a ser feita com o chocolate dark, é o café brasileiro. Pois, por conta com seus sabores intensos e acabam se complementando.

7 – Chocolate ao leite

O café colombiano, sumatra, etíope, kona, queniano e iemenita, fazem a melhor combinação com o chocolate ao leite.

8 – Chocolate branco

Para o chocolate branco, é importante fazer uma combinação melhor com cafés iemenita, colombiano e costa-riquenho.

9 – Bolo de chocolate

O bolo de chocolate, é um dos preferidos entre a população e como o chocolate, pode fazer uma ótima combinação com diversos tipos de café.

Existem determinados cafés que merecem tal combinação, e que se tornam mais saborosos, quando acompanhados por este tipo de bolo. São eles: os cafés torrados escuros ou médios.

Em relação ao bolo de cenoura, podemos dizer que o mesmo, faz uma ótima combinação com cafés colombianos.

10 – Mousse de chocolate

Mousse de chocolate é uma ótima combinação com o café, os grãos arábica torrados em ponto forte ou médio combinam de forma sensacional, quebrando o açúcar e equilibrando os sabores.

11 – Pão de Trigo Integral

Para o saboroso pão de trigo integral, uma ótima combinação seria os cafés do Brasil, Peru, Colômbia, Costa Rica e Guatemala.

Todos os cafés possuem uma textura mais pesada, assim como o pão de trigo, o que torna uma harmonização perfeita.

12 – Pão doce

Uma ótima harmonização para o pão doce, são os cafés quenianos, Kona ou colombianos.

13 – Pão inglês Scone de frutas

Os cafés do Haiti, Quênia e Iêmen mostram ainda mais a doçura deste pão inglês.

14 – Donuts e Croissants

Estes não existem regras, nem sabor, nem determinados cafés, a combinação é perfeita com qualquer tipo de café presente no mundo. Claro que ainda vale a máxima de quebrar os mais doces com cafés mais intensos e fortes.

15 – Bolos à base de caramelo

Bolos à base de caramelo, fazem uma ótima parceria com os cafés guatemaltecos e Indonésios.

16 – Queijo, manteiga e creme de leite

Uma ótima combinação para a manteiga, queijo e creme de leite são os cafés da Índia, Kona, Java, Sumatra e Papua Nova Guiné.

17 – Alimentos picantes

As comidas e qualquer tipo de alimento picante, deve ter um acompanhamento bem pensado e estratégico. Desse modo, uma opção perfeita e especial para tais pratos, são os cafés gelados, sendo eles da Costa Rica, Honduras e Nicarágua.

18 – Crepe salgado

Os cafés mais ousados são uma ótima combinação para o crepe salgado.

19 – Crepe de chocolate

O chocolate combina com diversos cafés, mas o crepe não. Sendo assim, uma ótima combinação para este prato são os cafés colombianos.

Pois, o café colombiano torrado, possui uma combinação perfeita, com o seu aroma e o sabor do chocolate presente no crepe.

20 – Crepe de frutas

Os cafés apropriados para o crepe de frutas, são os cafés do Haiti e Quênia. Que combinam os tons doces e cítricos com a intensidade dos cafés.

21 – Carne

Algumas pessoas podem achar isso um pouco diferente, mas, é uma ótima combinação a se fazer, principalmente com cafés torrados e escuros. Ou seja, mais especificamente os cafés da Índia, Papua Nova Guiné, República Dominicana e Sumatra.

Esta é uma das combinações mais difíceis a ser feita, por isso merece maior cuidado e análise, no momento da harmonização.

22 – Café da manhã ao estilo americano

O café da manhã americano, deve seguir uma regra básica, ou seja, deve ser consumido com um café menos intenso, os da Costa Rica em torra média são uma excelente pedida.

23 – Omelete

A omelete não pode faltar no café da manhã de muitas pessoas. Sendo assim, os melhores cafés para fazer a combinação com este prato são: Indonésia, Java e Sumatra.
Os de torra média a escura deixam o paladar limpo para degustar o sabor da omelete. Assim, você terá um café da manhã completo e saboroso.

Conclusão

Assim como diversas bebidas, o café deve ser uma bebida harmonizada de forma correta e deve seguir algumas regras.

Pois, dessa forma você terá uma combinação perfeita e que irá ressaltar o gosto dos seus alimentos tornando-os ainda mais saborosos.

Logo, faça uma combinação com as nossas dicas e tenha um prato delicioso, acompanhado de uma bebida quente e que agrada quase toda humanidade.

Referências:

https://www.homegrounds.co/coffee-food-pairing/

https://www.thespruceeats.com/pairing-coffee-and-food-765585

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!