arara-microlote-paraiso-arabica
Curiosidades

Café Santo Grão é Bom? Resenha e Review!

Uma coisa que o mercado de café acabou trazendo com o passar dos anos foi a vontade das marcas oferecerem experiências únicas para seus consumidores, e não é para menos.

Você consegue contar nos dedos a quantidade de empresas de grãos que existem atualmente? É quase impossível! E eu estou falando apenas daquelas que vendem café em mercados, aqueles do dia a dia, mais simples ou pouco elaborados.

Com tamanha concorrência, é preciso sair fora da caixinha para atrair a clientela, se destacar entre as alternativas disponíveis, e é exatamente isso que a Café Santa Grão faz.

O que é o café Santo Grão?

Criada em 2003, a Café Santo Grão foi idealizada por Marco Kerkmeester. Nascido na Nova Zelândia, o empresário não só decidiu vender café, mas também criar os chamados pontos de encontros para o consumo da bebida.

A primeira loja foi aberta na Oscar Freire, e desde então o café Santo Grão é servido em mais de 300 restaurantes, supermercados e cafés de todo o Brasil!

A empresa não vende apenas café, ela proporciona experiências. Isso é o que eles oferecem a seus clientes.

Quais são os tipos de café oferecidos pela empresa?

Para provar os cafés desta marca você pode ir até um dos pontos de encontro da companhia ou comprar para degustar em casa, abaixo listamos e fazemos a resenha dos oferecidos pela empresa.

Arara Microlote

Entre as muitas opções, está o Arara microlote. Como o próprio nome já diz, é um grão produzido em pouca quantidade, então garanta o seu assim que possível.

Com o Arara você vai se deparar com uma bebida de denominação de origem, ou seja, o grão possui características únicas devido ao seu local de plantio.

Tem toques de caramelo, chocolate em barra, damasco e cana de açúcar. Na boca possui um corpo cremoso, uma acidez cítrica muito prazerosa e conta com um final pronunciado e doce. Ele é vendido em embalagens de 200 gramas.

Típica do Ceará Microlote

Sempre falamos sobre os cafés de Minas Gerais, mas que tal provar este vindo diretamente do Ceará?

Por conta do seu local de cultivo, uma região com bastante sombra, o grão ganha um ciclo mais longo, que vai da florada até a colheita, dando a essa bebida uma ótima acidez, muita doçura, equilíbrio e notas de manga.

É realmente muito delicioso! É um microlote, ou seja, é feito em poucas unidades e está disponível em embalagens de 200 gramas.

Paraíso do Ceará Microlote

O paraíso do Ceará é cultivado na mesma região do grão anterior, sendo assim, suas características são bem parecidas.

Trata-se de uma café mais encorpado e com acidez cítrica, uma bebida bastante completa.

0% Arábica Microlote

Bem interessante o nome desse microlote da Santo Grão: 0% Arábica. E a nomenclatura é mais que propícia, já que este café não leva nada de Arábica. Na verdade, ele foi confeccionado com Conilon diamante.

Este grão passou por uma pré-fermentação de 96 horas.

É aquela bebida que é doce do começo ao fim, além de ter uma acidez bem próxima da que sentimos em tomates. É fresco, frutado e com toques de amêndoas.

Ao contrário dos outros, este é vendido em embalagens de 150 gramas.

Blend Santo Grão Moído ou Grãos

O Blend Santo Grão é considerado o carro chefe da companhia. Apresenta-se como um café encorpado, completo, com aroma bem intenso e sabor de chocolate.

No começo é fresco, mas depois fica aveludado no paladar. Já o retrogosto é licoroso.

Uma coisa bem legal dessa opção é que você pode escolher a moagem que deseja no momento da compra. Bem interessante e prático para agradar todo tipo de cliente!

Você também pode escolher a quantidade: 250/500 gramas ou um quilo.

Blend Sul de Minas Moído ou Grãos

Claro que não poderia faltar um cafezinho de Minas, não é mesmo?

Produzido no sul de Minas Gerais, esse café tem um aroma de caramelo e frutas amarelas como maracujá, pêssego e damasco.

Na boca mostra um corpo cremoso e denso, com uma acidez cítrica e um final longo.

Aqui você também pode escolher peso e tipo de moagem – inclusive árabe.

Blend Mogiana Moído ou Grãos

Aveludado, encorpado e doce, o Blend Mogiana detém uma acidez bem equilibrada, com notas de melaço e amêndoas e um final longo e limpo.

Ele é uma ótima opção para você harmonizar com aquele pedaço generoso de pudim.

Blend Cerrado de Minas Moído ou Grãos

Para quem gosta de um café com torra escura, precisa experimentar esse blend Cerrado de Minas da Santo Grão.

Inclusive, por conta dessa torra ele fica muito parecido com nibs de cacau. É um café marcante, com notas de chocolate ao leite, caramelo, fruta madura e manteiga.

Tem um retrogosto bem intenso.

Blend Orgânico Moído ou Grãos

E tem opção para quem gosta de um café orgânico. Aliás, esse blend é certificado pela IBD.

Trata-se de um grão suave, balanceado e bem aromático. De uma doçura intensa, acidez cítrica e aroma frutado.

Mas o melhor de tudo é saber que além de estar tomando um café sem a presença de elementos químicos, é um grão que não contribui para a danificação do meio ambiente.

Blend Descafeinado Swiss Water Moído ou Grãos

Ama café, mas é intolerante ou não pode com muita cafeína? Não se preocupe, a Santo Grão também pensou em você.

O slogan desse blend é: para as pessoas que querem evitar a cafeína sem sacrificar o sabor, e faz total sentido.

O Swiss Water é um grão de corpo equilibrado, com uma doçura bem evidente, acidez, aromas de amêndoas e notas florais.

Na boca é igualmente equilibrado e licoroso. Aliás, o termo Swiss Water é nome de um método que não utiliza nenhum químico em qualquer parte do cultivo do café.

Cápsulas Monge

Agora chegamos às opções para quem ama café e praticidade. E quando esses dois se encontram, é maravilhoso!

Sim, estamos falando das cápsulas da Santo Grão. Essa monodose chamada de Monge é um café redondo, encorpado, com notas de amora e um excelente equilíbrio.

O kit vem com 10 cápsulas e elas são compatíveis com cafeteiras da Nespresso.

Cápsulas Cosmopolita

A cápsula Cosmopolita é considerada um blend complexo, mas que vai bem a qualquer hora do dia.

Equilibrado, é encorpado e balanceado.

Cápsulas Roots

Mais uma opção orgânica para você. Também certificado pela IBD, a cápsula roots apresenta um café com bastante frescor e um excelente retrogosto.

Também está disponível em uma embalagem com 10 cápsulas.

Cápsulas Relax

Como o próprio nome já dá a entender, a cápsula Relax é uma monodose descafeinada. Tem um corpo equilibrado, com notas florais e aroma de amêndoas. Ah, e ela não tem aquele amargor comum do café, que vem justamente da cafeína. Só alegria!

Cápsulas Afrodite

Excelente nome, super combina com o oferecido por esta cápsula, que é trazer um café super elegante, refrescante no paladar, com notas de frutas e um aroma super marcante. É realmente de se apaixonar!

Tem acidez, torra e final super leve. Compatível com máquinas Nespresso, vem em uma caixa com 10 unidades.

Cápsulas Ovelha Negra

Acho que o próprio nome do café já diz muito sobre ele. É uma monodose para quem ama bebida mais forte.

Grão marcante, tem uma torra escura, é encorpado e bem forte no paladar. Aquele café para levantar até defunto.

Cápsulas Festa

Mais uma cápsula que fala por si só. É um kit que vem com todas as opções de monodoses que citamos aqui: duas afrodites, dois cosmopolitas, dois monges, duas ovelhas negras, um relax e um roots.

Aquele kit para agradar os mais variados paladares e experimentar todos.

Onde encontrar para comprar e qual é seu preço médio?

Uma das vantagens da Santo Grão é já ser bem conhecida no mercado e o próprio dono da marca trabalhar não só com cafés, mas com locais que servem essas bebidas, o que vai tornar muito mais fácil de você encontrar os produtos da marca.

Se quiser degustar acompanhada e fora de casa, basta procurar por um dos pontos de encontro da empresa próximo a você! Como dito, atualmente o café é servido em mais de 300 lugares por todo o Brasil.

Agora, se você prefere degustar no conforto da sua casa, basta acessar o portal da Santo Grão e comprar o seu café direto do sofá do seu lar.

Além do site da companhia, é provável que você encontre os produtos em lojas onlines grandes, como Americanas e Amazon, por exemplo. Só não esqueça de fazer uma comparação de preço antes, às vezes compensa comprar direto com o produtor do que por E-commerces terceirizados.

Com relação a média de valores isso vai depender muito da linha que você adquirir. Os kits de cápsulas, por exemplo, custam em torno de R$27,00. Já os microlotes giram em torno de R$39,00.

Tem opção para todos os bolsos.

Conclusão

E lá vem a pergunta de um milhão de reais: então os cafés da Santo Grão são bons? Sim, claro que tudo vai depender do seu gosto pessoal para essa bebida, mas no quesito qualidade sem dúvida é um produto que vale experimentar e se apaixonar.

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!