classico-intenso-organico-in-natura-microlotes-capsulas
Curiosidades

Café Mantissa é Bom? Resenha e Review!

Se você está procurando cafés de qualidade para experimentar, acabou de achar mais um pra sua lista. Sim, os produtos da Mantissa não só são excelentes, como devem ser provados por você, amante de café.

O que é o café mantissa?

Como já dá a entender, a Café Mantissa é uma empresa que atua no cultivo de grãos. A Fazenda da marca fica localizada em uma das melhores regiões quando se fala desse produto: Minas Gerais.

Mais precisamente ao sul do estado, na cidade de Campestre. O local se caracteriza por altas montanhas de 1280 metros de altitude, além dos cafezais serem cercados por faixas da Mata Atlântica.

Isso em conjunto com solo argiloso e fértil responde a pergunta do título: um café bom, de excelente qualidade.

Cheio de certificações, a empresa cuida de todo o processo de cultivo de café, do plantio até a distribuição, que é toda rastreada.

Outro ponto que com certeza deve ser levado em consideração por você e todos que forem provar os cafés da Mantissa é que a companhia tem toda uma produção baseada na conservação ambiental, além da preocupação de gerar empregos e renda para os trabalhadores locais.

Não é à toa que a empresa coleciona prêmios.

Quais são os tipos de cafés e produtos da mantissa?

A Mantissa trabalha com os seguintes produtos:

  • Café clássico;
  • Intenso;
  • Orgânico;
  • In natura;
  • Microlotes;
  • Cápsulas;
  • Acessórios;
  • Kits e presentes.

Como é o catucaí amarelo, em grãos ou moído?

Cultivado no Sul de Minas, esse café é feito com grãos de Catucaí Amarelo advindo de um cruzamento entre Catuaí e Icatu.

Seu aroma é doce, com uma acidez cítrica de média a alta e um corpo licoroso. Ele conta igualmente com notas de frutas amarelas como damasco, e o final traz um gosto de mel.

O amargor é bem baixo também, perfeito para quem não é muito fã dessa característica do café.

E o catucaí vermelho em grãos ou moído, como se apresentam?

Este produto é produzido com grãos 100% Arábica. Com corpo licoroso, é uma bebida de acidez cítrica com toque frutado de frutas vermelhas como morango, ameixa e passas.

É igualmente vinhoso, com baixo amargor e uma finalização para lá de elegante.

Qual é o diferencial do moca chocolate em grãos?

Se você gosta da combinação doçura alta e amargor baixo, então vai gostar do Moca chocolate.

Mas seu diferencial está no fato do grão ter passado por uma mutação natural. Com isso tem-se um fruto mais arredondado e com outras características que permitem que a torra do café seja mais uniforme.

Na boca, apresenta um corpo denso e licoroso, com uma acidez cítrica média. O aroma é de chocolate ao leite, já o seu final é marcante e com gosto de chocolate.

Como se apresenta o sunset torrado moído ou em grãos?

Apesar do café ser o ponto principal, não dá para não notar a embalagem do Sunset. Ao contrário dos outros que citei aqui, ele é vendido em latinhas super charmosas.

Mas seu maior diferencial está no cultivo. Produzido com Catuaí Amarelo, esse grão recebeu altas doses de luz solar no período da manhã, o que traz ao café aromas e sabores únicos.

Seu aroma é doce, já a acidez é cítrica com toques de tangerina e detém um corpo licoroso. Na boca mostra notas de mel e mamão com toques de caramelo. A finalização é cremosa.

Isso para o Sunset Yellow, já o Sunset Red tem um aroma doce com acidez cítrica. No paladar conta com notas de frutas secas como ameixa e passas, além de um toque de mel. O seu final é marcante.

Como são os cafés orgânicos da mantissa?

  • Orgânico
  • Para aqueles que além de se preocuparem com a qualidade do café também se importam com um cultivo mais sustentável e natural, pode incluir os orgânicos da Mantissa na lista.

    Este, por exemplo, foi produzido de forma 100% sustentável, sem a adição de nenhum adubo químico.

    Com baixo amargor, é uma bebida que vai chegar na sua xícara com acidez cítrica, aroma de caramelo e corpo licoroso.

    Além disso, conta com notas também de caramelo bem marcante, amêndoas e um final de nozes.

  • Orgânico in natura

Basicamente tem o mesmo processo do orgânico mas o cultivo é feito sem a adição de nenhum produto químico.

Na versão Fazenda em grãos, moído ou cápsulas, quais são os pontos fortes?

Para começar, o café Fazenda é um blend com as melhores espécies de café: Bourbon Amarelo, Catuaí vermelho e amarelo e Catucaí amarelo.

Ele conta com notas cítricas, com toques de laranja e um aroma bem doce. Já no paladar tem sabor de chocolate e caramelo, com um final bem marcante.

A acidez é baixa e o corpo é licoroso.

Quais são as características do produto café mundo novo?

Feito com um cruzamento entre Bourbon Vermelho e Sumatra, o café Novo Mundo é vinhoso, com aroma doce e notas de frutas vermelhas como ameixa preta e passas.

Sua doçura é bem alta e marcante.

Quais são os pontos especiais do café bourbon amarelo da mantissa?

Ao provar o café Bourbon Amarelo da Mantissa você vai se deparar com um bebida de corpo licoroso, aroma doce, acidez viva e cítrica com notas de laranja, além de toques de chocolate ao leite.

Já seu final tem um sabor de toffee e o nível de amargor é baixo.

Como é o fazenda in natura?

Assim como outros in natura que citamos aqui, a versão Fazenda tem seu processo de cultivo feito de forma natural, sem o uso de elementos químicos.

Este leva um blend de bourbon amarelo, catucaí amarelo e catuaí amarelo e vermelho.

E o catucaí amarelo in natura, o que tem de diferente?

Para começar é um cruzamento entre Catuaí e Icatu. O resultado é uma bebida suave, com acidez mediana e uma doçura marcante.

Ele conta com notas frutadas e cítricas. Outro ponto de destaque é a sua área de cultivo. Por ter sido cultivado em lugares altos, isso deu ao grão a oportunidade de absorver melhor os açúcares naturais que surgem durante a maturação.

Onde encontrar para comprar e qual é o preço médio dos produtos?

Você pode fazer sua compra tanto em lojas online grandes ou no próprio portal do Café Mantissa.

A média de valor varia de R$20,00 sendo os mais simples a R$80,00 os mais complexos.

Conclusão

Bom, que o café Mantissa é de qualidade você já sabe a essa altura do campeonato. Agora escolha o que mais combina com você, não deixe de provar e viver essa experiência.

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!