informação- nutricional-tabela-o-quer-dizer-metodos-como-fazer-metodos-de-preparo-de-cafe-cafeteira
Curiosidades

Café Infusão: Você Conhece os Modos Corretos de Preparar?

O que é café infusão?

Infusão é um conceito simples de entender: trata-se de deixar determinada substância em contato com algum líquido (quente ou frio) para assim extrair as propriedades gustativas e aromáticas.

Com base nesse conceito, várias possibilidades de preparo são possíveis e os resultados variam conforme o procedimento adotado.

Para os apreciadores de uma bebida mais forte, encorpada e rica em cafeína, essa é uma excelente modalidade de preparo, bastando prolongar o tempo de infusão.

Em contrapartida, para uma bebida mais suave e menos amarga, basta reduzir esse tempo de imersão.

O método da infusão é bastante conhecido por ser o modo tradicional de preparo dos chás utilizando suas folhas, flores, raízes ou sementes.

Como fazer e quais são os seus tipos?

Em termos mais simples, o pó de café permanece em contato com a água por um tempo determinado, de acordo com o produto que se deseja obter, não ocorre separação nem sedimentação durante essa imersão.

Tendo basicamente o mesmo conceito geral de preparo, algumas mudanças na sua elaboração levam a um produto mais forte e concentrado ou, ao contrário, mais suave e saboroso. Tudo depende do tempo que dura a infusão (como já dissemos anteriormente).

Vejamos a seguir algumas das maneiras mais conhecidas de preparar o café usando o método de infusão.

O que é café turco?

Na história cultural do café, esse é um dos tipos mais antigos que existem. Sua origem vem do século XVI e foi inclusive tombado pela Unesco como patrimônio cultural imaterial da Turquia, o que garante o seu inestimável valor.

A principal característica deste tipo de café é a sua espessura: trata-se de uma bebida robusta e encorpada. Nele, são utilizados grãos moídos a nível extrafino, os quais são fervidos diretamente na água utilizando para isso um recipiente de cobre denominado cezve ou ibrik.

A bebida proporcionada por esse sistema é forte, com alta dosagem de cafeína – ponto positivo com os amantes de um café marcante. Deve ser consumido em pequenas e baixas xícaras, após o pó ter se depositado por completo no fundo das mesmas.

É tradição turca adicionar especiarias de sabor marcante, tais como cardamomo, gengibre ou canela, propiciando assim um sabor ainda mais único a essa bebida.

O que é prensa francesa?

Também nessa modalidade obteremos um café encorpado, com aroma e sabor bastante acentuados.

A história conta que o primeiro projeto desse método surgiu em 1852 através dos franceses Mayer e Delforge. Porém, este ainda era rudimentar, sem o êmbolo que é a peça fundamental na engrenagem desse método. A prensa atual só apareceu anos mais tarde, em 1929, desenvolvida por um designer italiano, Attilio Calimani.

Nesse método, usa-se uma peça cilíndrica de vidro, com um êmbolo no meio, além de um filtro metálico, dispensando assim o filtro de papel.

Despeja-se água quente sobre o pó de café que deve ter moagem de média a grossa e mantendo a imersão por um intervalo aproximado de 4 minutos. A seguir, o êmbolo é pressionado, provocando a extração do pó e o líquido vai diretamente para a xícara.

Segundo especialistas, esse é o método que melhor conserva as propriedades dos grãos, pois seus óleos naturais são preservados na passagem do líquido pela malha fina interior, que substitui o coador de papel.

O que é soft brew?

Como o nome já está sugerindo, o Soft Brew é um processo mais suave, onde o pó do café não sofre pressão.

Numa cafeteira inovadora criada pelo designer George Sowden, o café é produzido num sistema muito semelhante ao do chá nas chaleiras, embora este ainda seja uma coisa nova no mundo cafeeiro.

É simples: basta colocar o pó num compartimento acoplado com o filtro metálico, adicionar água quente e aguardar o início da extração. Ou seja: esse sistema também dispensa o filtro de papel.

É um tipo de café extremamente agradável e saboroso, mas não é indicado aos apreciadores de bebidas mais fortes e robustas.

O Soft Brew mostra toda suavidade que lhe é característica, até mesmo na cor da bebida gerada, que é mais clara do que o tom preto, típico do café.

É muito importante controlar o tempo da infusão, evitando que o pó se queime ou que a bebida final seja demasiadamente amarga.

O que é cold brew ?

Como o nome sugere, esse sistema de infusão é passado na água fria. Assim sendo, é um processo mais demorado, com intervalo de tempo variável entre 12h e 18h, de acordo com as características que se pretende obter do produto.

Como já sabemos, quanto maior o tempo de infusão, mais forte e encorpado será o produto final.

Nesse método, é utilizado um grão mais grosso, o qual será misturado com água fria, numa proporção equivalente a 1 parte do grão para 4 partes de água fria.

Em seguida, mistura-se muito bem, coloca-se num recipiente cuidadosamente fechado para descanso por tempo indeterminado. E, enfim, para finalizar, o líquido será coado. Algumas empresas realizam esse processo em dupla fase.

O resultado será uma bebida mais doce e suave, ou seja: com menos cafeína, o que permite que seja consumida com mais frequência. Esse café é muito bem aproveitado em receitas de bolos, tortas e pavês.

O que é pressca?

Pressca é uma cafeteira portátil, multifuncional, prática e de fácil utilização. Possui um sistema único de infusão e extração, podendo ser utilizada inclusive no preparo de chás.

Também permite escolher o nível de intensidade e concentração que você deseja na bebida.

Sendo um produto totalmente brasileiro, a Pressca foi criada por Gerson Amaro objetivando a extração de uma grande variedade de produtos finais, com sabores variados, desde os mais fortes aos mais suaves. É possível obter uma novidade a cada xícara.

Essa garrafa – cafeteira permite a utilização de diversos tipos de moagem de grãos, sendo os mais indicados os do tipo grosso.

É só colocar o pó no recipiente indicado, encher com água quente e aguardar. A bebida final produzida pela Pressca é encorpada e bastante aromatizada, pois há a preservação dos óleos essenciais do café, no final do processo.

O tempo de descanso determinará a intensidade da bebida, como em todos os outros métodos da infusão.

Uma das vantagens dessa cafeteira é que você pode levar a sua Pressca para onde quiser e ter o prazer de desfrutar de uma bebida fresquinha, feita na hora!

O que é clever?

É mais um dos sistemas fáceis e práticos existentes do mercado e foi elaborado em Taiwan há pouco mais de uma década.

Esse sistema possui um porta – filtro bastante semelhante com os de modelo tradicional, porém com um detalhe diferencial: a presença de uma válvula ou trava do tipo “shutt off”, a qual bloqueia a passagem da água, fazendo com que ela permaneça por mais tempo em contato com o pó de café.

Isso vai gerar uma bebida mais adequada ao gosto do consumidor, pois dependendo desse tempo de “bloqueio”, poderemos ter uma bebida mais forte e amarga, com alta dosagem de cafeína. Ou, ao contrário, uma bebida mais suave e adocicada, semelhante ao chá.

Há também inúmeras possibilidades intermediárias. Devido a adaptabilidade nos níveis de cafeína, esse sistema se popularizou muito rapidamente.

Para a Clever, a moagem adequada é a média e o produto final será encorpado e adocicado.

O que é aeropress?

Processo muito semelhante à prensa francesa, com a diferença de que aqui há a utilização da pressão do ar e da filtragem para completar o processo de extração.

O método foi desenvolvido pelo inventor californiano Alan Adler, o qual detém inúmeras invenções patenteadas, quarenta até quando escrevemos este artigo.

Em 2005, nascia a Aeropress, uma cafeteira prática, portátil, além de ecológica, pois é composta por um plástico especial (sem BPA – que não libera uma substância que é tóxica quando aquecido).

Por analogia, esse método funciona de maneira semelhante a uma seringa, com a presença de um êmbolo em seu interior, empurrando para baixo o ar e forçando a passagem do líquido, após o tempo de imersão.

A água e o pó estão misturados no tubo interno e é necessário pressionar o êmbolo com delicadeza, para obter um produto final equilibrado ao paladar do consumidor.

Agora que você aprendeu sobre os mais variados métodos de infusão, que tal experimentar alguns e escolher o seu preferido? Com certeza o seu café estará exatamente do jeitinho que você mais curte!

Todas essas máquinas e apetrechos para a produção dos especiais cafés de infusão podem ser facilmente adquiridas em várias lojas, inclusive aquelas de ambiente virtual.

É só escolher aqueles que você quer testar primeiro e apreciar os maravilhosos momentos com sua bebida preferida, feita de maneira tão especial.

Referências:

https://www.homegrounds.co/the-complete-guide-to-coffee-brewing-methods/

https://blog.bluebottlecoffee.com/posts/how-to-choose-a-brew-method

https://scienceandfooducla.wordpress.com/2015/02/17/coffee-brewing-methods/

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!