com-e-bom-nome-assinatura-clube-moka-clube
Curiosidades

Café Envelhecido em Barril de Whisky? Confira tudo sobre esta Novidade!

Você já pensou em juntar suas duas paixões em uma só? Para quem ama café e whisky, isso é mais que possível com o irish coffee, que nada mais é que o café com uma dose de whisky.

Apesar de ser uma opção, digamos que não é muito saudável você começar o dia tomando bebida alcoólica.

Então como juntar essas duas paixões de uma forma mais saudável? Fácil, experimentando o café envelhecido em barril de whisky, isso mesmo que você leu.

Como é produzido?

Como o próprio nome já diz, aqui o café é envelhecido em barris de whisky. No estágio verde do fruto, ele é armazenado neste local e vai ganhando boa parte das lactonas e da baunilha presente no carvalho.

Para isso, o recipiente é girado de tempos em tempos, permitindo que cada grão dentro do barril entre em contato com os resíduos presentes na madeira.

Com isso, o grão ganha notas de coco queimado e baunilha.

Já com relação ao tempo que o café vai ficar neste local e a frequência que o barril é girado, depende muito. Mas ambos os preparados influenciam no gosto do café.

A Franck ‘s Ultra Coffee, uma das empresas brasileiras que fabricam esse café, já pensou em outras opções de grãos sazonais, com opções curtidas em barricas de cachaça, tequila, rum e Porto Morretes.

Tem gosto de álcool ou não?

Sim e não! Por ficar um tempo nesse local, o grão acaba pegando todas as características do whisky, inclusive certo teor alcoólico, mas este é eliminado no processo de torra do café.

Sendo assim, pode ficar despreocupado que você não vai ingerir álcool nesta bebida.

A embalagem em estilo de garrafa de Whisky também conta!

Como o café ganha multas características do whisky, nada mais justo que embalá-lo em uma embalagem que traga a tona todos esses traços, certo?

Foi pensando nisso que algumas empresas decidiram vender esse café em garrafas com bicos longos, muito parecido com a própria embalagem do whisky.

Por conta disso, assim que se abre o recipiente, você recebe todos os cheiros desse grão diretamente no olfato, o que com certeza melhora e muito a experiência.

Onde provar esse café?

A Starbucks lançou uma linha com essa proposta, chamada de Starbucks Reserve Whisky Barrela Angel Sulawesi.

Os grãos passam algumas semanas em barris recém-esvaziados de whisky Woodinville, mas até o momento essa opção só está disponível nas unidades dos Estados Unidos.

Você pode até importar o café, mas com certeza seria melhor prová-lo fresquinho e sem o trabalho de ter que confeccionar a bebida.

Uma outra opção é procurar pelos cafés da Franck ‘s Ultra Coffee. Eles são mais fáceis de achar aqui no Brasil do que estes que são produzidos pela Starbucks.

O preço está próximo dos cafés Gourmets, cerca de R$25 reais para embalagens com 150 gramas. Tem versões mais caras, obviamente, aí fica ao seu critério.

Conclusão

Agora você não tem mais que lidar com o problema de querer tomar um café com os traços de whisky tendo que ingerir álcool. Aí você guarda a versão alcoólica para tomar depois do jantar, por exemplo.

Referências:

https://whiskeybarrelcoffee.com/

https://yourdreamcoffee.com/barrel-aged-coffee/

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!