grao-in-natura-torrado-sem-moagen-antes-da-preparaçao
Curiosidades

Café em Grãos Moído na Hora: É Melhor, Por Quê?

Gostar de café não é uma tarefa tão simples para quem liga para todos os mínimos detalhes, mas principalmente para quem deseja ter uma experiência maravilhosa a cada xícara consumida.

Um claro exemplo disso é a prática de moer café, apesar que isso é mais uma questão de investimento do que uma atividade demorada e complicada. Acredite, não é.

Você como apaixonado por café com certeza já deve ter ouvido aquele velho discurso de que o fruto moído na hora é muito melhor do que os que já são vendidos neste formato.

O que podemos dizer é que não são palavras jogadas ao vento e que esse processo realmente faz diferença na sua experiência de tomar essa bebida.

Café em grãos garante mais qualidade do produto?

Então moer o café na hora garante uma bebida mais saborosa? Com certeza!

Quando você moí o grão no momento exato do seu preparo você terá um café com o seu potencial máximo de qualidade. Ou seja, você tem acesso a todas as qualidades que o fruto pode te oferecer.

A explicação científica para isso é que a casca atua como uma película protetora do café, retendo aromas e sabores. Ambos são bem voláteis e acabam se perdendo no ar, o que quer dizer que os grãos moídos já perderam uma porcentagem do seu potencial no momento que foram embalados.

Quando você compra grãos, essas características são liberadas somente no momento que você está preparando a bebida, que é justamente o instante que você quer que isso aconteça.

E este é um momento mágico, os aromas que sobem quando você está moendo o café é maravilhoso, algo que arrepia só de lembrar.

Café em grãos tem uma pureza mais acentuada no sabor e aroma?

Com certeza!

Como citamos, esses aromas e sabores são protegidos pela casca do grão até o momento que você vai preparar a bebida, isso quer dizer que você terá um líquido com mais qualidade justamente por essa proteção.

A verdade é que o café foi feito para ser moído na hora. Ele não só perde todo o seu potencial de aromas e sabores, como também começa a oxidar a partir do momento que esse processo acontece.

O que quer dizer que quando você compra um café moído você está adquirindo um produto que já iniciou sua data de validade, ainda mais se pensarmos que o grão oxida após 30 minutos da sua moagem.

Aliás, é por isso que muitos cafés são vendidos a vácuo, para retardar ao máximo essa oxidação. Mas dificilmente ele manterá essas características herméticas após a embalagem ser aberta.

Quais os benefícios de ter acesso a grãos de maior qualidade?

São vários. Para começar, você tem conhecimento do tipo de café que está consumindo. Quando você compra o grão já moído você não sabe qual foi o critério de qualidade usado pelo produtor.

Por exemplo, em café moído acontece de alguns verdes ou mesmo estragados serem moídos junto com os maduros. Mesmo que seja uma pequena porcentagem, isso já é o bastante para mudar o sabor da bebida.

Comprando o café em grãos, mesmo que tenha algum estragado ou verde, é só você retirar e jogar fora, preparando somente os que estão bons.

Aliás, esse cuidado vale para os grãos que não são uniformes ou aqueles que estão quebrados.

Mas a verdade é que o café em pó recebe muitas adulterações. Você com certeza deve saber que muitas das marcas vendem o produto com pequenos pedaços de insetos, coisa que é liberada pela Anvisa, inclusive. Claro que existe uma porcentagem máxima.

Sem falar que com o intuito de lucrar mais, algumas empresas misturam outros ingredientes no café, como cevada, milho e até soja. Com o produto moído você não vai perceber isso, mas, acredite, acontece. Mais um motivo para você comprar apenas os grãos.

E você ainda tem a certeza de que está consumindo 100% café. Para isso, procure aqueles grãos com o selo de qualidade da Associação Brasileira de Café, a ABIC. Esta marca lhe garante pureza do produto, além da segurança alimentar.

Também nem precisamos falar sobre sabor e aroma, não é mesmo? Como já comentamos no texto, a própria casca do grão funciona como uma proteção para manter as características sensoriais da bebida, ou seja, você poderá saborear um líquido de altíssima qualidade, melhorando ainda mais essa experiência.

É difícil moer café?

De forma nenhuma! E nem é tão trabalhoso como muita gente fala, apesar de acabar levando um pouco mais de tempo, mas não muito.

Para ter seu café moído em casa você só precisa comprar um moedor, que pode ser tanto manual quanto elétrico. Existem várias opções no mercado e você tem alternativas a partir de R$80,00.

Foi o que te falamos, preparar café com grão moído não aumenta o tempo de preparo, é mais uma questão de investimento de dinheiro do que de tempo.

Só não esqueça de moer apenas no momento que for fazer o café, pois o grão começa a oxidar dez minutos após ter sido moído. Então é jogo rápido, não dá para ficar de bobeira.

O mesmo vale para a quantidade que você vai fazer, mesmo sendo grão. Faça apenas o número de xícaras que vai beber e consuma até uma horas após o preparo, depois disso a bebida já está oxidada.

Conclusão

Quem se interessa em saber mais sobre o mundo do café, seus detalhes e como você pode ter experiências ainda melhores, acaba ficando mais exigente, é normal.

Sendo assim, começar a consumir grãos é uma evolução dessa paixão. Vai te render um gasto maior? Sim, mas também vai lhe proporcionar uma experiência ainda mais maravilhosa, e isso já começa na própria moagem do fruto.

E o ritual em si tende a ficar ainda melhor, então só vantagens.

Referências:

https://www.firedeptcoffee.com/blogs/coffee/whole-bean-vs-ground-coffee?gclid=CjwKCAiAv_KMBhAzEiwAs-rX1I2JHSG2EglwFDhwpF-ENyB-NeMEoLYXlT8AkqdD1CA6zyGMNsktshoC8P4QAvD_BwE

https://perfectdailygrind.com/2018/12/is-pre-ground-coffee-ever-better-than-freshly-ground/

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!