gastrite-marcas-preço-ansiedade-solúvel-faz-mal-melitta-tem-cafeina
Curiosidades

Café Descafeinado: Quanto pode beber por dia? É Saudável?

Provavelmente não existe coisa pior pra quem gosta de café do que não poder tomar café. Mas, calma, meu caro amante desta bebida, pra tudo se dá um jeito.

Se o seu médico te proibiu de tomar cafeína porque você tem gastrite, hiperatividade ou sofre de insônia, você pode recorrer ao café descafeinado.

Este é liberado para quem sofre com uma das doenças citadas acima por conta do seu nível baixíssimo de cafeína. Para se ter ideia, essa bebida possui apenas 0,1% desse elemento.

Por conta desse nível baixo, esse número não é capaz nem de retardar o sono.

E fique tranquilo, pois o gosto também é o mesmo do café comum, isso graças a um processo químico e – ou físico delicado que a bebida passa, que acaba por não retirar elementos essenciais que influenciam no aroma e no sabor deste, conservando suas principais características.

Legal, não é?! Logo a seguir falaremos mais sobre o café descafeinado, confira!

Qual o efeito do café descafeinado no corpo e no cérebro?

Por conter um número quase insignificante de cafeína, elemento que proporciona diversos benefícios para o nosso corpo e cérebro, os consumidores ficam preocupados de perderem essas vantagens por terem que trocar o café comum pelo descafeinado.

Quanto a isso, pode ficar tranquilo porque você vai continuar aproveitando dessas qualidades mesmo que tenha que começar a tomar o descafeinado. Mas, afinal de contas, o que esse “líquido precioso” traz de bom para nós?

Para começar, sabia que ele é capaz de manter seu nível de colesterol em níveis saudáveis? Ótimo, certo?

O café descafeinado também tem o poder de prevenir coágulos sanguíneos, o que acaba melhorando a circulação de sangue no nosso corpo.

É uma ótima ferramenta para prevenir diversos tipos de infecções, como reumatismo, diabetes e artrite. E falando em diabetes, o descafeinado também auxilia a reduzir o risco dessa doença do tipo 2.

E não para por aí. O café conta com diversas propriedades importantes, como as vitaminas B2 e B3. A primeira previne dores de cabeça, catarata e até câncer. Além de melhorar o aspecto da pele e de acne, da força ao cabelo e ajuda o sistema imunológico.

Já a vitamina B3, presente no café, auxilia na eliminação de substâncias tóxicas do nosso corpo, que são geradas pelo estresse.

O cálcio, também encontrado no descafeinado, melhora a síndrome pré-menstrual, a hipertensão e é um elemento essencial para a formação de ossos e dentes.

Não podemos esquecer igualmente do potássio, que mantém a pressão arterial estável e ajuda a prevenir doenças do coração.

O magnésio, em pequenas doses, proporciona equilíbrio corporal. E, por fim, temos o ferro e o fósforo. O primeiro auxilia na renovação de células sanguíneas e no funcionamento do sistema sanguíneo. Já o fósforo melhora a memória.

Para cérebro, a bebida é uma forte aliada para tratar problemas nervosos, assim como ansiedade e insônia.

Pode ser usada também para evitar o surgimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer, Parkinson e outras mazelas que causam deficiência cognitiva.

Além, é claro, de oferecer aquela sensação de prazer, principalmente para quem gosta realmente de café.

Está vendo a quantidade de bons nutrientes que você vai ter acesso ao tomar café descafeinado? Quase não dá para acreditar.

Faz mal para o estômago tomar café descafeinado?

Para tudo na vida temos que pensar naquele ditado de mãe que diz: tudo que é em excesso, faz mal. E isso vale para o café, mesmo ele sendo descafeinado.

Por mais que ele seja indicado para pessoas que têm úlcera, gastrite e refluxo gastroesofágico, ele ainda aumenta a acidez no estômago, o que facilita o retorno dos alimentos para o esôfago.

Sendo assim, mesmo tendo apenas 0,1% de cafeína, ele precisa ser consumido com moderação, assim como tudo que colocamos para dentro do nosso corpo.

Grávida pode beber café normal, descafeinado ou não pode nenhum?

A resposta é sim, pode! A grávida está liberada para tomar tanto o café descafeinado tanto quanto o normal, já que a bebida não é contra indicada na gravidez. Porém, o consumo deve ser feito com responsabilidade e cuidado.

Neste caso, a mãe deve consumir, no máximo, 200 mg de cafeína por dia, o que fica em torno de três xícaras de café expresso ou quatro de chá preto, diariamente.

E mesmo a grávida optando pelo descafeinado, o cuidado deve ser o mesmo.

Apesar do nível de cafeína ser menor, ele possui outros componentes, como acetato de etilo, benzeno, clorometano e dióxido de carbono líquido. Todos esses itens, quando consumido em excesso, podem ser prejudiciais à saúde.

O mesmo cuidado deve ser mantido após o nascimento da criança, principalmente enquanto durar a amamentação, isso porque a cafeína pode passar para o leite e deixar o bebê agitado.

Sendo assim, é bom evitar o café próximo da hora dele dormir. Por outro lado, se por algum motivo você quer deixar o bebê acordado, consumir café é uma boa opção, desde que seu médico pediatra o diga.

E esse limite de dose diária vale não só para o café, mas também para todas as outras bebidas com cafeína, como chá preto, verde e branco, naturais ou industrializados; chocolate, cacau e refrigerantes.

Para não ficar com nenhuma dúvida, o ideal é você falar com o seu médico.

Até quanto posso beber por dia para ele não afetar minha saúde?

O máximo recomendado de café descafeinado por dia é de até quatro xícaras. Essa é uma dose segura, que além de evitar doenças futuras, vai trazer para o seu corpo todas as vantagens que a bebida possui.

Não tem problema se você passar da dose, uma vez ou outra, mas é claro que isso não pode acontecer sempre. Sabemos que em algumas ocasiões pede-se um número maior de xícaras, mas faça todo o possível pra ficar dentro do limite.

Ingerindo com cautela, você poderá aproveitar todas as vantagens de uma deliciosa xícara de café descafeinado.

E você, gosta de café ou toma só para se manter acordado? Já provou uma versão descafeinado?

Referências:

https://www.healthline.com/nutrition/decaf-coffee-good-or-bad#Health-benefits-of-decaf-coffee

https://www.vox.com/the-goods/2019/3/7/18253668/decaf-coffee-caffeine-stigma

https://www.medicalnewstoday.com/articles/325502

https://www.wellandgood.com/is-decaf-coffee-bad-for-you/

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!