orfeu-forex-cafés-especiais-assinatura-gourmet-jacu-comprar-grão-moka-clube-store
Curiosidades

Café de Microlote: Quais são as Principais Características?

Os cafés de microlote são aqueles ultrassofisticados dentro da produção de cafés especiais.

Estes possuem uma produção limitada, de no máximo 30 sacas e que tem como características principais o sabor único, a pureza, a uniformidade dos grãos que são colhidos em um estágio exato de maturação e armazenados de forma toda especial, o que dá um sabor único aos cafés produzidos por microlotes.

Qual é a origem da definição de café de microlote?

Essa definição surgiu a partir da observação de produtores de cafés especiais, quando estes perceberam que alguns frutos do café nascidos em determinadas regiões da fazenda, seja por características de solo, altitude, nível de insolação, entre outras, se destacavam dos demais em vários aspectos, como aparência mais exuberante, maior concentração de açúcares e níveis diferenciados de maturação.

Ou seja, eram cafés de características superiores aos cafés especiais já plantados na fazenda, e que por isso, acreditava-se que conseguiria oferecer um café de qualidade superior.

Como essas características eram observadas apenas em pequenas partes da produção, passou-se a utilizar a denominação de microlote para separar essa parte exclusiva da produção do restante dos grãos.

Qual a importância do tipo de colheita neste tipo de café?

Toda a colheita do café microlote é feita de forma singular, ela ocorre de forma manual e no estágio certo de maturação do fruto. Tem todo um cuidado específico, tanto na colheita, como na produção, secagem e armazenamento do produto. De modo a manter o máximo de pureza e as características únicas desse café.

Por que é um café diferenciado do especial?

Os microlotes são as seleções que poderíamos chamar de versão premium dos já excelentes cafés especiais.

Principalmente, pelos sabores diferenciados que garantem a qualidade da bebida. Sendo que esses microlotes são classificados a partir de análises sensoriais utilizando a metodologia rígida da Associação Americana de Cafés Especiais (SACC).

Para esses grãos, mais que especiais, são atribuídas uma avaliação em pontos para safra do café microlote, de modo que a pessoa que adquire o produto, já identifica de imediato todas as características específicas e únicas desse café.

Conclusão

Dessa forma, os cafés de microlotes são produtos únicos e exclusivos, devido à seletividade dos seus grãos, sua produção limitada e o cuidado especial em todas as etapas. Desde a colheita até o armazenamento. Tudo para garantir um café puro, perfeito, encorpado e rico em sabores. Um produto único.

Então, para quem busca desfrutar de um café da mais alta qualidade, único e exclusivo, estes são as opções ideais.

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!