com-gosto-de-queimado-o-mecher-espresso-passar-duas-vezes-não-coa
Curiosidades

Café Coado Perfeito: Deve-se Agitar ou Mexer durante o Preparo?

Sempre temos aquela sensação de que o café que tomamos em casa nunca fica igual ao das cafeterias, mesmo que seja um coado, uma extração simples.

Mesmo sendo um processo simples, existem sim, algumas técnicas para deixar o seu café coado muito mais gostoso, com gostinho de cafeteria. E isso vai desde a qualidade do grão até a temperatura da água e o método de extração, que é o que vamos falar aqui.

Quer melhorar seu café coado? Vamos te explicar como!

O mais certo é agitar ou mexer na hora que estamos fazendo?

Na verdade, ambos. Para que se alcance um bom café coado é importante que você mexa a mistura do café com a água.

É necessário mover e girar o líquido para que se tenha uma distribuição mais uniforme da água na cama de café que se forma no filtro.

Ao fazer isso você impede que a formação de canais e também que as partículas secas fiquem ainda mais resistentes.

Quando essa parte não é feita corretamente, o que conseguimos é um café que foi apenas sub extraído, resultando em uma bebida super ácida e amarga.

Como deve ser o preparo do café coado perfeito?

O primeiro passo é acrescentar a água de maneira consistente e suave.

Outra forma de deixar o coado ainda melhor é mexendo a mistura para direções opostas. Por exemplo, você mexe para a direita e depois para a esquerda e vice e versa. Fazendo isso você elimina possíveis grânulos que ficam nas paredes do seu coador.

Depois de agitar dê uma leve batida com o filtro no recipiente que você está usando para armazenar a bebida, que pode ser uma xícara ou uma garrafa.

Tal movimento permite que a cama de café que se forma durante esse processo fique uniforme e consequentemente, a extração também.

Essa batida deixa as partículas no mesmo nível, criando uma camada plana de café molhado, que é essencial para a parte final da extração.

Além dos movimentos, que não podem ser em excesso, a moagem do grão também te ajuda a conseguir uma bebida mais uniforme. De preferência para o café com uma moagem mais grossa, assim você elimina o risco de uma sobre-extração.

Mas cuidado para não ficar grosso demais. Na medida certa as partículas ficam num tamanho igual, agora se o pó for grosso demais você pode sofrer com uma sub extração, que resulta em uma bebida aguada.

Com relação aos movimentos e suas intensidades, tudo é uma questão de tentar até achar a fórmula certa para você, então não se preocupe se não der certo logo de cara, uma hora você vai achar a “receita” correta.

Conclusão

O café coado, sem dúvida nenhuma, é um dos mais consumidos pelos brasileiros, e apesar de ser uma técnica simples de extração, não quer dizer que você não pode melhorar esse processo, que inclui não só um grão de melhor qualidade, mas também a técnica de preparo.

Preparar café requer paciência, técnica e experiência que é adquirida pela tentativa.

Referências:

https://fellowproducts.com/blogs/learn/what-is-agitation-and-how-can-it-make-our-coffee-taste-better

https://www.firedeptcoffee.com/blogs/coffee/what-is-agitation-in-coffee

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!