cafeeiro-robusta-conilon-produção-de-no-brasil
Curiosidades

Café Canéfora: Quais São as Diferenças para Conilon, Robusta e Arábica?

Provavelmente você sabe que existem espécies diferentes de café e o canéfora é um deles. Conheça mais sobre ele.

Canéfora: como é esse grão?

Apesar de não ser produzido na mesma quantidade do Arábica, é uma espécie que vem crescendo nos últimos anos, mas atualmente ele representa apenas 30% da produção mundial de café.

E não é só no número de produção que ele se difere do Arábica. O canéfora tem bem menos cromossomos que o seu primo. Seus grãos também são mais arredondados.

Por outro lado ele é muito mais resistente aos parasitas, tornando o cultivo mais fácil, o que com certeza está entre os motivos para o plantio dessa espécie ter aumentado nos últimos anos.

O fato dele se adaptar bem a temperaturas entre 24 a 30 graus o torna uma opção perfeita para se cultivar em países tropicais, que é o caso do Brasil.

Em que partes do mundo se produz esse café?

O canephora é produzido no Brasil, sudeste Asiático e na África Ocidental.

Esse café Canéfora possui mais cafeína que o Arábica, quanto?

Sim! E a diferença é bem grande. A canéfora tem cerca de 50 a 60% mais de cafeína que o Arábica, o que com certeza contribui para ter um gosto bem distinto desse outro.

Qual o preço da saca de 60kg do Canéfora e do Arábica ultimamente?

Atualmente o preço da saca de sessenta quilos do canéfora está girando em torno de R$800 reais por unidade, o que é praticamente um recorde, batido há poucos meses atrás, inclusive – em setembro de 2021. Um valor tão alto assim não é visto desde 2016.

Só para se ter ideia a saca de Arábica de sessenta quilos custa algo em torno de R$1.146,61. Como dito, o canéfora ainda tem poucos produtores adeptos, mas esse cenário tem tudo para mudar, ainda mais se pensarmos que o cultivo dessa espécie é muito mais fácil e menos caro.

Talvez o que esteja separando o canéfora do Arábica é o fato de muitos especialistas o acharam um café bruto, com poucos atrativos no quesito sensações sensoriais.

Isso porque o Arábica é naturalmente um café mais suave, refinado e aromático que o canéfora.

Neste quesito o Arábica realmente sai a frente, mas sabemos que com algumas adaptações e cuidados o robusta pode perder o posto de patinho feio da família e se tornar uma estrela.

Com esses cuidados extras e o fato de ser uma planta mais resistente, que produz mais e tem um gasto bem menor do que Arábica, não tem porque o canéfora não se tornar o queridinho entre os produtores de café.

Conclusão

Sinceramente, é uma questão de tempo até que os agricultores realmente enxerguem as vantagens de cultivar o canephora.

Ele pode ser uma boa alternativa para você garantir uma safra mais quantitativa, principalmente se por algum motivo o plantio de arábica passar por alguma alteração e mudar o número de sacas produzidas.

Pontos positivos ele já tem, só falta as pessoas se convencerem disso.

Referências:

https://www.sciencedirect.com/topics/agricultural-and-biological-sciences/coffea-canephora

https://perfectdailygrind.com/2020/08/exploring-the-connection-between-canephora-robusta/

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!