tipos-de-cafe-arabica-o-que-é-conilon-100%-benefícios-marcas-comprar-valor-gourmet-variedades-cultivados
Curiosidades

Café Arábica: O que é, Variedades, Características, Blends e Diferença para o Robusta

Tudo sobre o Café Arábica, seus tipos e classificações de blend

Uma boa xícara de café pela manhã para despertar e iniciar o dia é parte da rotina de muitas pessoas, se você está aqui, com certeza faz parte do grupo de apreciadores de café.

Mas você já ouviu falar sobre o Café Arábica? Ou que existem duas classificações para o café, sendo elas Arábica e Robusta?

Caso não tivesse ideia dessas informações, fique com a gente para saber um pouco mais sobre esse café delicioso.

Café arábica, o que é?

O nome entrega a origem desse café, os primeiros registros de sua produção foram localizados no lêmem, na península árabe, em alguns mosteiros islâmicos, onde o cultivo do Café Arábica acontecia.

Nos dias de hoje o Brasil é o principal exportador do café, que tem seu cultivo nos estados Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia e no Espírito Santo, alguns outros estados como Goiás e Roraima também possuem uma pequena parte da produção.

Caracterizado por produzir cafés mais finos o arábica tem uma qualidade superior, a plantação é feita em altitudes superior a 800 metros, fazendo alusão a sua qualidade elevada.

Quais são as diferenças entre o Robusta e o Arábica?

CaracterísticaCafé ArábicaCafé Robusta
OrigemEtiópiaRepública do Congo
Produção Mundial70%30%
Altitude para Cultivo600 – 2200 m0 – 800 m
Precipitação Pluviométrica1200 – 2200 mm2200 – 3000 mm
Temperatura15 – 24 ºC18 – 36 ºC
Conteúdo Cafeína0,8 – 1,5 %2,2 – 3,0 %
Gordura15 – 19%8 – 11 %
Açúcar6 – 9 %3 – 7 %
Tempo da Florada até o Fruto Maduro7 – 9 meses9 – 11 meses
Produtividade
( kg/Hectare )
1500 – 30002300 – 4000
Tipo de RaizProfundaRasa
Forma do GrãoPlano e arredondadoOval
Sabor, Aroma e AcidezRefinado, Adocicado, Mais Suave e Mais ÁcidoAmargo, Forte, Marcante, Intenso e Consistente
Resistência a Praga e DoençasPouco ResistenteMuito Resistente

O grão de café arábica de qualidade superior tem um corpo brilhante, possui uma quantidade satisfatória de acidez e tende a ter uma complexidade de sabores e aromas com várias camadas. Para melhores resultados ao preparar este café em casa, procure o café Arábica que tenha um corpo cheio e uma acidez mais baixa.

Observe que a qualidade do grão arábica diminui quando servido frio ou com creme. É melhor ser servido quente.

O perfil aromático do café arábico é altamente perfumado, doce, ligeiramente ácido, com um creme leve na cor avelã.

Ao beber, o café Robusta é melhor provado no palato traseiro (onde as notas amargas são mais aparentes), o que lhe confere um corpo mais pesado. Os grãos Robusta de maior qualidade têm textura lisa, baixa acidez e muitas vezes têm notas de chocolate associadas ao seu perfil organoléptico.

Para a melhor experiência de degustação quando se prepara em casa, compre café Robusta que tenha informações sobre a forma como foi cultivado – muitas vezes são informações fornecidas em sacas de café de origem única -, pois muitas vezes os fazendeiros tentam aproveitar a popularidade do Robusta e cultivam o grão em climas desfavoráveis, produzindo um produto abaixo do padrão e gerando qualidade de café inferior.

O perfil aromático do café robusta tem uma nota amarga mais distinta, ou seja, é menos complexo e mais estruturado, com um creme de cor marrom.

Este é um café perfeito para os amantes de creme e açúcar! Um Robusta de boa qualidade não perderá o sabor ao adicionar leite ou açúcar (tornando-o um grande candidato ao café vietnamita e ao café gelado).

Quais são os tipos de café arábica?

O café arábica é responsável por cerca de três quartos da produção de café mundial, isso devido a sua grande variedade, não há um número exato que quantifique os tipos de café existentes.

O Café arábica é sempre gourmet?

Sabemos que o café arábica é considerado uma variedade de excelente qualidade, mas mesmo que um grão seja 100% arábica nem todos são chamados de café gourmet.

Essa classificação acontece porque todo café considerado gourmet tende a ser produzido com grãos 100% arábica, que apresentam uma qualidade excelente.

São feitos com propósito de garantir uma bebida intensa, de aroma envolvente, sabor encorpado e levemente adocicado deixando um gosto agradável na boca.

No caso dos grãos 100% arábica, mas com qualidade inferior, geralmente acabam sendo misturados aos grãos de robusta e são comercializados como café tradicional.

Devido a isso, os cafés gourmet normalmente tem um custo mais elevado, além de serem embalados de forma mais sofisticada para manter aroma e sabor.

Veja abaixo os tipos de café arábica:

1. Catuaí

Essa variedade do café Arabica é uma das preferidas dos produtores de café, ela é amplamente cultivada no Brasil, principalmente na região de Poços de Caldas em MG.

Um café de sabor suave e leve, aroma adocicado e um pouco floral, sua acidez é moderada o que dispensa a adição de açúcar.

2. Bourbon

A variedade mais conhecida do café arábica, apontada como uma das melhores para produção de cafés gourmet, possui duas versões: Bourbon Amarelo e Bourbon Vemelho.

Possui sabor adocicado e equilibrado, aroma que lembra caramelo e sua textura é suave e achocolatada.

3. Kona

Kona é considerada uma variedade exclusiva do Havai, sendo uma das melhores variedades e mais raras do mundo.
Trata-se de um café ideal para os de paladar exigente e requintado, com sabor frutado e corpo aveludado.

4. Catucaí

Consequência do cruzamento entre Catuia e Icatu, essa variedade é considerada suave e apresenta um gosto doce natural.

De aroma marcante e sabor cítrico, como café arábica possui uma excelente qualidade, assim é utilizado para criação de blends.

5. Icatu

O Icatu possui duas variações, uma delas resultado da combinação entre Mundo Novo, Robusta e Bourbon Vermelho, o Icatu amarelo resultou do cruzamento entre Bourbon Amarelo e Novo Mundo.

De aroma cítrico e floral, acidez cítrica bem acentuada e sabor que lembra o caramelo.

6. Topázio

Encontrado em Minas Gerais, essa variedade se dá pelo cruzamento entre Catuai Amarelo e Novo Mundo.

Sendo um café bem saboroso, com um sabor suave e aroma intenso cirtrico, é muito utilizado em receitas para o preparo de cafés gelados.

7. Mundo Novo

Uma variedade que fornece cafés muito saborosos e de excelente qualidade, sendo um dos mais requisitados. De sabor marcante e aroma suave, é frequentemente utilizado em receitas para drinks e cafés gelados.

8. Acaiá

A variedade mais brasileira, seu nome é de origem tupi-guarani e significa “frutos de semente grande”. De sabor forte, achocolatado e intenso, harmoniza bem com blends de Bourbon, e é recomendado a quem prefere um café mais suave.

O que é um Blend de Café?

O Blend é conhecido em outras áreas da culinária, quando se trata de cafés ocorre o mesmo; sendo a combinação ou mistura de grãos diferentes com a intenção de trazer novos sabores e aromas ao café.

Devido ao arábica possuir uma grande variedade de espécies, e até mesmo subvariedades da mesma espécie, os blends são criados para acentuar o que há de melhor em cada grão utilizado, produzindo assim um café de qualidade ainda melhor.

Uma mistura de café é uma mistura de dois ou mais grãos de café de origem diferente que são misturados entre si. A ideia por trás dos blends é enaltecer as melhores qualidades de diferentes origens para criar um café de sabor suave e bem equilibrado.

Muitos blends de café são concebidos para funcionar com ou sem leite. Uma das principais vantagens dos blends é o fato de não serem tão poderosos como as origens únicas, portanto funcionam bem como a base para suas bebidas tradicionais à base de café espresso, como lattes e cappuccinos.

Além disso, os blends são muitas vezes mais consistentes e indulgentes do que as de origem única.

Os cafés de origem única terão uma janela menor na qual você poderá tirar os melhores sabores deles. Isto é normalmente enfatizado pela forma como as origens únicas são torradas.

Normalmente, os cafés de origem única são torrados em uma torrefação leve a média para que eles mantenham o máximo possível do sabor desta origem única. Quando se começa a torrar mais escuro, começa-se a perder os sabores únicos e os sabores mais escuros e amargos começam a dominar os sabores originais.

Como funcionam estes blends e como se classificam?

  • Blends entre cafés de diferentes regiões:
    Se dá pela mistura de cafés produzidos em regiões ou locais diferentes, como o blend entre cafés cultivados nas montanhas do ES e os cultivados no Cerrado Mineiro.
  • Blends com variedades diferentes:
    Esse blend se caracteriza por combinar duas variedades diferentes de uma mesma espécie de café, como entre Acaiá e Bourbon ou entre Bourbon e Catuaía Vermelho.
  • Blends de diferentes espécies:
    O blend mais tradicional, se dá através da combinação entre grãos da espécie Arábica e Robusta. A intenção em misturar os dois é em equilibrar, aroma e sabor do arábica com o amargor do robusta.
  • Blends de subvariedades:
    Aqui a combinação é realizada entre dois cafés da mesma variedade, mas com diferentes subvariedades com a intenção de ressaltar as características únicas de cada uma. O mais tradicional é o do blend entre Catuía Amarelo e Vermelho.
  • Blends com processos pós-colheita diferentes:
    Essa combinação é como o próprio nome já diz, combinam-se grãos que passaram por processamentos diferentes, inclusive os de uma mesma variedade de café, um bom exemplo é a utilização de um fruto descascado com um de processamento natural.

Como você pode ver acima, o Arábica e o Robusta são os dois tipos dominantes de grãos de café no mundo. Portanto, se você está tomando café neste momento, provavelmente está provando um dos dois. Agora só falta decidir o tipo de bebida de café que você quer preparar.

Muitas vezes, os fabricantes de café gostam de misturar os dois tipos para fazer uma mistura perfeita de textura e aroma. Então, em vez de escolher o melhor, por que não misturá-lo?

Referências:

https://theroasterspack.com/blogs/news/15409365-10-differences-between-robusta-arabica-coffee

https://laboratorioespresso.it/en/arabica-and-robusta-coffees/

https://oureverydaylife.com/description-characteristics-of-arabica-coffee-12502647.html

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!