reciclagem-biocombustivel-emissao-CO2-ar-limpo-borra-cafe
Curiosidades

Borra de Café: Transformada em Combustível para Ônibus!

O café é o combustível de muitas pessoas ao redor do mundo.

Ele é usado tanto por quem é apaixonado ou não pela bebida para começar bem o dia e para fornecer energia para fazer tarefas rotineiras, mas o que ninguém imaginava é que ele viraria, literalmente falando, um combustível automotor, de verdade.

Pois é, combustível feito com café, mais precisamente com a borra dele e está sendo usado para movimentar ônibus. Sim, a bebida virou um biocombustível. Bem legal não?

As vantagens desse tipo de atitude são inúmeras. Para começar você está fazendo reciclagem, o que já diminui o número de lixo mandado para os aterros e lixões. Sem contar que também reduz a liberação de gás carbônico, já que trocamos a gasolina por algo bem menos não poluente.

Veja como ocorre esta transformação!

A ideia surgiu da startup Bio-Bean em uma parceria com a Shell. Para se tornar um combustível, usa-se uma tecnologia que extrai os óleos contidos na borra e estes são convertidos em um elemento com baixíssima emissão de gás carbônico.

Ela pode ser usada como fonte de energia para transporte público?

Sim, na verdade foi essa a ideia de Arthur Kay, o responsável pela criação do protejo.

Os ônibus em Londres já estão mudando para esse novo biocombustível alternativo, por quê?

Por questões ambientais. Todos os anos centenas de toneladas de borra de café chegam aos aterros. Como uma forma de reduzir esses resíduos e também trocar combustível nocivos por biocombustíveis, Arthur decidiu investir nesse material.

O empresário ganhou cerca de 1,5 milhão de reais da prefeitura de Londres, com o intuito de incentivar esse projeto com baixa emissão de carbono.

Em parceria com a Shell, hoje a startup já possui uma fábrica mundial que recicla as borras de café – além de tudo, gerando empregos.

Localizada em Cambridge, a instalação tem a capacidade de processar cerca de 50 mil toneladas de borra anualmente. E acredite se quiser, esse número representa apenas 10% da quantidade de café que é consumida pelos ingleses todo ano.

Ou seja, uniu o útil ao agradável. Quer dizer, ao necessário, melhor dizendo.

E aqui no Brasil, existe algum projeto de usar a borra de café como combustível?

Atualmente, a Bio-Bean é uma empresa pequena, atuando apenas no Reino Unido, mas o criador do projeto já disse que tem interesse sim em trazer essa ideia para o Brasil, ainda mais se pensarmos que o nosso país consome 140 milhões de xícaras de café por ano.

Ou seja, material para fazer combustível tem de sobra. A única coisa que falta é investimento de empresas nacionais.

Conclusão

Apostamos que de todas as situações que você imaginou que o seu café poderia ser usado, a criação de biocombustível não estava na lista.

Além de movimentar pessoas, agora o café também movimenta veículos e ainda ajuda a diminuir a emissão de gás carbônico. Só coisa boa, não poderia esperar menos dessa belezura.

Referências:

https://www.bio-bean.com/

https://resource.co/article/biofuel-made-waste-coffee-grounds-power-london-buses-today-12254

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!