chocolate-tem-refrigerante-guarana-toddy-banana-achocolatado-feijão-fanta-cha-verde
Curiosidades

Bebidas que Contém Cafeína e Como Usar na Sua Dieta

Provavelmente você já ouviu falar que o café não é a única bebida que possui o composto químico cafeína, que muitos amam e consomem logo nas primeiras horas do dia, mas talvez o que você não saiba é que a cafeína pode ser encontrada em mais de 60 tipos de plantas!

A cafeína age diretamente no nosso sistema nervoso central, por isso seu consumo deve ser feito com prudência.

Por se tratar de um estimulante natural pode trazer muitos benefícios para o nosso organismo, vamos te apresentar algumas bebidas que possuem cafeína e seus benefícios para consumo.

Chás Feitos Com Ervas

Os chás possuem uma quantidade baixa deste composto químico em sua composição, que varia de 20 a 90 gramas, essa variação de dá dependendo do fabricante.

Chá-mate

Um dos chás mais consumidos no mundo é o chá-mate que está presente em algumas receitas para o consumo além do tradicional, quente ou gelado.

O mate pode ter uma quantidade de cafeína bem próxima do café, isso vai depender do solo e de qual modo a erva é cultivada. Normalmente uma xícara desse chá possui uma média de 20 a 30 miligramas de cafeína.

Esta erva, tem efeitos positivos no nosso organismo, com efeito diurético, ajuda a controlar o inchaço e emagrecer, ajuda na circulação sanguínea, elimina as toxinas do organismo e combate a gordura do fígado.

Chá-verde

E sua composição também encontramos uma quantidade energética da cafeína, o chá-verde possui em média de 25 a 45 miligramas do composto em sua composição.

Ingerir uma xícara de chá-verde pela manhã ou após alguma refeição, oferece uma boa dose de energia, essa bebida também é refrescante e pode ser servida fria ou quente, caso queira, também é possível misturar o chá-verde com alguma fruta.

Ele também possui a vitamina K em sua composição, que auxilia no fortalecimento dos ossos, ácido fólico que contribui para prevenir anemia, também conta com potássio e magnésio.

Assim como o mate, este chá também é diurético, auxiliando na perda de peso e ajudando a equilibrar o organismo.

Chá-preto

Sendo da mesma família do verde, já que sua origem é da mesma planta, a sua torra é realizada de maneira diferente, por isso ele ganha esse nome. A versão preta possui de 15 a 60 miligramas de cafeína em sua composição.

Este auxilia na prevenção de doenças degenerativas, na digestão, acelera o metabolismo e auxilia no emagrecimento, melhora o humor e protege o coração.

Achocolatados Lácteos e Chocolates

Isso mesmo, derivados de cacau também possuem cafeína em sua composição.

O cacau é uma fruta rica neste composto, então seus derivados possuem a substância em sua composição, desde o achocolatado utilizado para fazer algumas bebidas ao chocolate em barra.

Ao consumir uma xícara de suco de cacau, pode-se ingerir de 3 a 50 miligramas de cafeína, consumindo 100g de chocolate ao leite a ingestão da substância fica de 3 a 30 miligramas, no caso do chocolate meio amargo a quantidade fica em torno de 15 a 70 miligramas!

Quando consumimos uma xícara de leite com achocolatado de 240 ml, essa xícara pode conter de 5 a 10 miligramas de cafeína, que pode aumentar para 15 a 20 gramas, essa variação se dá de acordo com o tipo de achocolatado utilizado.

Quanto mais amargo for, mais cafeína a bebida terá, enquanto um achocolatado comum fica em torno de 4 a 10 mg para cada 250 ml o meio amargo fica entre 17 a 23 mg para os mesmos 250 ml.

Um copo ou uma xícara de chocolate pode trazer alguns benefícios, auxiliando em algumas funções no organismo, já que o consumo de suas calorias gera energia.

Auxilia na liberação da serotonina no organismo, o que aumenta a sensação de bom humor e estar.

Ajuda a proteger o coração devido a diminuir a pressão arterial e incentiva a produção do gás óxido nítrico, relaxando as artérias.

Auxilia na proteção da pele ao sol, pois contém antioxidantes em sua composição, o que reduz os danos causados pela radiação UV.

Refrigerantes e Gaseificados

Os refrigerantes e bebidas gaseificadas possuem cafeína em sua composição, para alterar o sabor e manter o gostinho de quero mais, que acabam nos viciando um pouco. A cafeína presente nas bebidas podem variar chegando até 40 miligramas!

Por exemplo, os refrigerantes de cola podem variar em sua composição de 30 a 39 mg de cafeína a cada 355 ml, a versão diet contém 35 mg. Em contrapartida, refrigerantes do tipo guaraná contém apenas 2 mg a cada 355 ml e a versão diet, 4 mg.

Guaraná Natural Também tem Cafeína?

Mesmo o fruto do guaraná também possui cafeína em sua composição, sendo considerado um ótimo estimulante natural, seja xarope ou em pó.

O guaraná retarda o efeito do sono, auxilia na prevenção de cãibras, problemas gastrointestinais, enxaquecas e na arteriosclerose, um processo que atinge as artérias.

Esses benefícios se dão, devido ao fruto ser rico em vitaminas, antioxidantes, possui ferro, fósforo e potássio.
Para cada 240 ml de guaraná há cerca de 35 a 40 mg de cafeína.

Bebidas Energéticas

As bebidas energéticas também possuem uma grande quantidade do composto em sua composição, essa quantidade pode variar de fabricante para fabricante, vamos te apresentar alguns exemplos.

Os energéticos Monster e Red Bull contém em sua composição uma grande quantidade de cafeína, em ambos pode variar de 75 a 80 mg para cada 250 ml, por outro lado temos o energético Burn que contém cerca de 36 mg de cafeína para a mesma quantidade de 250 ml.

Como podemos ver existe uma boa quantidade de bebidas com cafeína em sua composição, além do café que costumamos consumir no dia a dia. Para ter uma dieta equilibrada é importante controlar a quantidade ingerida das bebidas citadas.

É possível ter um consumo equilibrado e ainda conseguir bons aliados para a dieta, seja substituindo de vez em quando alguma bebida ou equilibrando seu consumo com a rotina que você já possui.

Vale lembrar que a dose recomendada para consumo diário não deve ser maior que 400 mg.

Referências:

https://foodinsight.org/everything-you-need-to-know-about-caffeine-2/

https://www.onegreenplanet.org/natural-health/vegan-health/caffeine-in-a-healthy-diet-tips-on-striking-a-balance/

https://www.sleep.org/foods-with-caffeine/

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!