qual-tomar-primeiro-chocolate-biscoito-gelada-para-que-serve-a-servida-junto-chocolate-antes-ou-depois-se-misturam-tomar-depois-beber-gelada-faz-mal
Curiosidades

Água com Gás e Café: Deve ser Tomada Antes ou Depois?

Você já tomou café fora de casa? É bem provável que sim. Nessas suas experiências você já deve ter percebido que quando você pede um espresso, na maioria das vezes ele vem acompanhado de um copo de água com gás, certo?

Apesar de ser uma prática bem comum, muita gente não entende o porquê. Inclusive, existe o mesmo hábito entre os degustadores de vinho.

Mas por que isso acontece?

Porque o espresso é servido com um copo de água com gás?

Você pede um espresso e de repente se depara com a sua xícara de café junto com copo de água com gás.

Segundo especialistas, a água com gás tem um papel muito importante: ela funciona como um limpador de paladar. O que quer dizer que ela tira qualquer resíduo da sua boca e deixa suas papilas gustativas mais sensíveis, ajudando a melhorar sua experiência no momento de tomar o café.

Isso possibilita que você sinta melhor todas as características do seu espresso: se é um café mais adocicado ou não, se é amargo, ácido e por aí vai.

Digamos que ele te ajuda a provar um espresso de verdade, provocando sensações melhores e destacando alguns pontos da bebida.

Essa água deve ser com gás ou pode ser outra?

Não existe exatamente um consenso com relação a isso, pois tanto a água com gás como a sem gás desempenham o mesmo papel: o de limpar e deixar suas papilas gustativas mais sensíveis para receber o café.

Neste caso então fica ao seu critério. Mas a melhor alternativa, se levarmos em consideração o champanhe, que também tem bolhas e elas desempenham esse papel de limpar o paladar, a com gás seria a melhor opção. Mas é tudo uma questão de preferência.

A água deve vir antes ou depois do café?

A recomendação, para quem é a favor desse hábito, é que a água venha antes do espresso, já que ela limpa o paladar e o deixa pronto para você sentir todas as características da sua bebida.

Por outro lado, alguns especialistas dizem que a dose que é servida não é o suficiente e que o ideal seria você comprar uma garrafa e consumir a água com gás sempre que quiser.

Ao mesmo tempo que outros profissionais afirmam que você não precisa de um copo inteiro para acompanhar o seu espresso, a não ser que ele seja ruim, ou de baixa qualidade.

No quesito quantidade, então, fica a seu critério consumir a dose que acompanha o café ou comprar uma garrafa toda.

Conclusão

Independente da divergência de opiniões dos especialistas, se a água realmente é um limpador de paladar e te permite melhorar a sua experiência na hora de tomar o seu café, por que não tentar, certo?

Se funcionar para você, ótimo! Caso não, deixe a água de lado e aproveite seu espresso sem acompanhamentos. Mesmo porque a estrela central é justamente o líquido extraído do café.

Referência:

https://www.coffeebeans101.com/espresso/why-espresso-is-served-with-water/

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!