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Curiosidades

Os 7 Sintomas Principais de Quem Toma Café Demais

Você deve estar se perguntando, mas tomar café faz mal? Mas existem vários estudos que falam que o café faz bem para a saúde!

Pois é, mas aqui vale a máxima de que a diferença entre o remédio e o veneno está apenas na dosagem! Então com o café não é diferente!

O seu consumo regular traz benefícios a saúde, porém em excesso poderá causar alguns maléficos a seu organismo.

Acompanhe conosco quais são os 7 principais sintomas que sentem as pessoas que tomam café em demasia. Vamos lá?

Quais são os principais sintomas de quem está tomando café em excesso

Os sintomas observados pelas pessoas que consomem diariamente grandes quantidades de café são os seguintes:

  • Ansiedade;
  • Irritabilidade;
  • Nervosismo e inquietação;
  • Dor de estômago;
  • Insônia;
  • Tremores leves;
  • Dores de cabeça.

Observe seu corpo, quando não existirem outras possíveis razões que justifiquem o aparecimento de alguns destes sintomas, é sinal de que o problema está de fato no consumo do café.

Neste caso é recomendado interromper o consumo até desaparecimento dos sintomas.

Até quanto de café e cafeína faz bem para saúde?

O grande problema do café está em um de seus componentes, a cafeína. É ela a responsável pelos sintomas descritos acima.

Quantidade de cafeína por cada tipo de bebida

Bebida com cafeínaCafeína média por 100 ml
Refrigerantes a base de cola9,7 mg
Chá verde12,1 mg
Leite Achocolatado20,0 mg
Chá preto22,5 mg
Energético32 mg
Chocolate preto59 mg
Café coado74,7 mg
Capuccino101,9 mg
Espresso194,0 mg

Recomenda-se consumir no máximo 400mg de cafeína por dia. Esta quantidade é atingida ao se consumir aproximadamente 600 ml de café, que é o equivalente a 5 pequenas xícaras de café.

Porém, vale ressaltar que a tolerância a este composto varia de acordo com peso, tamanho e idade do indivíduo, bem como com a quantidade que cada pessoa está acostumada a tomar de café todo dia.

Aqui também deve se levar em consideração que algumas pessoas, fazem uso de suplementos e bebidas energéticas que contém cafeína em sua composição. Neste caso, tenha em mente os 400mg da substância por dia como referência.

Em todo suplemento ou bebida energética que se compra, vem na embalagem a quantidade de cafeína contida. No caso do suplemento, a quantidade por cápsula e na bebida a quantidade total ou por porção.

Vale ressaltar também que existem outros alimentos, além do café que possuem tal substância em sua composição, tais como:

  • Refrigerantes;
  • Chás;
  • Chocolates.

Também existem remédios que possuem a cafeína em sua composição. Portanto, atente-se a estes detalhes e não espere pelo pior.

Não raro, são os casos de pessoas que vão parar no hospital devido à alta dosagem de cafeína ingerida por ela.

Isto ocorre normalmente com pessoas que ingerem bebidas energéticas para se manterem mais ativos ou então, com pessoas que praticam atividades físicas e fazem uso de suplementos a base desta substância para obter um melhor rendimento.

Embora haja benefícios de consumo moderado de café, pesquisas mostram que beber entre 500 a 600 miligramas de cafeína (quatro a sete xícaras de café) e até mais pode representar um risco à saúde – e na verdade é considerado um abuso.

O abuso sustentado pode levar a uma condição conhecida como “cafeinismo”, que pode causar inquietação, ansiedade, irritabilidade, agitação, tremores musculares, insônia, dores de cabeça, sintomas cardiovasculares (por exemplo, taquicardia, arritmia), e queixas gastrintestinais (por exemplo, náusea), sede excessiva, tontura e diarreia.

Dependendo da gravidade dos sintomas recomenda-se realizar a lavagem gástrica e / ou então ingerir carvão ativado além da administração de alguns fármacos para ajudar no controle dos sintomas.

Beber café muito perto da hora de dormir, ou usá-lo para compensar a falta de sono pode afetar seu padrão geral de sono e, portanto, sua saúde em geral.

A cafeína pode permanecer em seu corpo por até três a cinco horas, portanto, beber uma xícara à tarde ainda pode afetar seu sono quando chegar a hora de dormir.

Um estudo descobriu que beber o equivalente a um café duplo pode atrasar seu ritmo circadiano em 40 minutos.

Garantir que você durma o suficiente a cada noite é crucial, pois ter um sono de qualidade suficiente a cada noite pode ajudar a reduzir o risco de diabetes, obesidade e pressão alta.

Considerações finais

A intenção deste post não é fazer você parar de tomar o seu saboroso cafezinho, mas sim o de orientá-lo que alguns dos sintomas que você sente pode ser sinal da ingestão excessiva.

Ainda mais nos tempos em que estamos vivendo, muitos tem consumido mais café que o de costume, ficando assim mais ansiosos, daí na hora de dormir não tem sono, pois estão com grandes quantidades de cafeína correndo pelo seu sangue.

A ingestão de cafeína leve a moderada parece proporcionar benefícios impressionantes para a saúde de muitas pessoas.

Por outro lado, doses muito altas podem levar a efeitos colaterais que interferem na vida cotidiana e podem até causar sérios problemas de saúde.

Embora as respostas variem de pessoa para pessoa, os efeitos da alta ingestão demonstram que mais não é necessariamente melhor.

Para obter os benefícios da cafeína sem efeitos indesejáveis, faça uma avaliação honesta de seu sono, níveis de energia e outros fatores que possam ser afetados, e reduza sua ingestão se necessário.

Esperamos que este post sirva então de alerta a você a aos demais amantes de café! Fique de olho e foco no equilíbrio!

Referências:

https://www.eatthis.com/side-effects-drinking-too-much-coffee/

https://www.healthline.com/nutrition/caffeine-side-effects#TOC_TITLE_HDR_11

https://www.thehealthy.com/nutrition/drinking-too-much-coffee/

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