receitas-café-aromatizado-que-colocar-no-café-para-ficar-mais-gostoso-misturas-no-po-com-chocolate-ingredientes-que-combinam-com-frutas-sabores
Curiosidades

Quais são as 28 Maneiras Deliciosas para Saborizar o Café?

Quais são os truques para deixar o café ainda mais saboroso?

Para quem ama café, ele é bom de qualquer jeito, puro, com açúcar, com adoçante, com leite, enfim, mas, fala a verdade, quando ele vem com um complemento diferente fica ainda melhor, não é mesmo?

Além de ficar ainda mais saboroso, é também uma forma de você variar um pouco e provar novas combinações.

E falando em alternativas, se está sem ideia de como complementar aquela xícara de café pela manhã, abaixo separamos dicas que você precisa provar.

1- Óleo de coco

beneficios-refinado-ou-nao-brasil-no-baru-cabelo-hidrata-tem-oleo-tem-muita-gordura-saturada-para-clarear-manchas-na-pele

Óleo de coco? Sim, ele vai muito bem com café. Aliás, esse ingrediente vem ano após ano ganhando seguidores.

Para começar, o elemento é conhecido por trazer diversos benefícios à saúde, desde te ajudar a perder peso, até melhorar a função cerebral e deter propriedades antibacterianas.

No café, ele traz uma textura incrível, deixando o líquido ainda mais cremoso e com leve sabor de coco. Para realçar esse gosto, adicione um pouco de leite de coco.

2- Manteiga

marcas-aviação-itambe-preço-ou-margarina-melhor-do-brasil-noisette-saudável

Manteiga no café? Pois é, a combinação parece meio esquisita mas funciona, acredite.

Quem trouxe esse casamento à tona foi o café bulletproof, uma bebida voltada para quem quer perder peso e está em dieta cetônica ou fazendo o famoso jejum intermitente.

Mas é claro que você não vai usar qualquer manteiga, o ideal são aquelas sem sal ou a Ghee, que é feita com um tipo de gordura mais saudável do que as que encontramos no mercado. Ela leva leite de vaca ou de búfala.

Uma dica de misturinha é adicionar a manteiga e um pouco de óleo de coco, que vai dar uma textura cremosa ao café. Aliás, essa combinação reduz o apetite e ainda evita que você fique com aquela sensação de cansaço quando a cafeína começa a ser eliminada do seu corpo.

3- Sal

preço-gastronomi-composição-marinho-light

Essa dica até eu vou usar. Não gosta do amargo comum do café? Então é só adicionar uma pitada de sal no pó. Isso também ajuda a encobrir o gosto ruim caso você tenha passado a bebida com uma água de baixa qualidade.

Aliás, sabia que em algumas regiões, coar o café com água salgada é uma tradição de muitos anos? Interessante, não é mesmo?

4– Extrato de baunilha

comprar-preço-fava-como-fazer-pasta-essencia-aroma

Uma outra forma de deixar a sua xícara de café ainda mais gostosa é adicionando uma pitada de extrato de baunilha nela.

Além de deixá-la mais saborosa, o extrato não tem calorias e nem açúcar, e por isso é uma excelente alternativa natural e não calórica de complementar seu café.

Lembrando que extrato é diferente da essência de baunilha. O primeiro é totalmente natural, já o segundo é um produto artificial e, consequentemente, cheio de açúcar industrializado.

5- Cacau em pó

1kg-preço-70%-mãe-terra-atacado-nestle-receitas-com-granel-valor

Chocolate no café tá liberado mesmo para quem está preocupado com o peso? Com certeza, contato que seja o cacau em pó. Este, além de não ter os elementos engordativos de uma barra de chocolate, ainda traz outros benefícios para o nosso corpo.

Por exemplo, o cacau em pó é repleto de antioxidantes, e por conta disso ele tem a capacidade de reduzir a nossa pressão arterial. Aliás, esse elemento é muito mais presente aqui do que no vinho e até mesmo no chá verde.

Você pode tentar fazer uma Barbajada, uma receita tradicional italiana.

6– Leite vegetal

preço-qual-o-melhor-o-que-e-comprar-a-tal-da-castanha-em-po-marcas-de-aveia

Quem não gosta de um cafezinho com leite pela manhã? Se você adora, mas gostaria de uma opção mais saudável ou mesmo porque é intolerante à lactose, use o leite vegetal.

Por conta dessa alta procura, hoje você tem opções de amêndoas, nozes, aveia, soja, castanha de caju, entre outros.

Como cada um proporciona diferentes tipos não só de sabores, mas também de minerais e vitaminas, fica a seu critério escolher aquele que combina melhor com o seu objetivo. Mas independente da escolha, todos deixarão seu café ainda mais gostoso e igualmente saudável.

7– Cardamomo

como-usar-receitas-o-que-e-preço-café-com-em-po-cheiro

Advinda do Oriente Médio e da Índia, essa especiaria meio picante na verdade é muito utilizada para complementar o café. Mesmo com esse sabor diferente, ela vai muito bem com o gosto adocicado e frutado da bebida.

É igualmente uma fonte de antioxidantes e existem evidências de que ela tem o poder de diminuir inflamações, auxiliar o sistema digestivo e até ajudar a combater o câncer. Com certeza você vai querer incluir o cardamomo na sua rotina.

8– Canela em pó

calorias-cha-de-para-menstruação-in-english-emagrece-receita-abortiva-preço

De todas as combinações que citamos até aqui, essa é, sem dúvida, a mais comum e famosa. Eu mesmo tomo muito café com canela.

Advinda da casca de uma árvore tropical, a canela combina muito bem não só com o café puro, mas também para polvilhar aquela xícara deliciosa de cappuccino – além de ser integrante na receita brasileira dessa bebida – ou integrar o Latte de abóbora.

Mas não é só de sabor que ela é boa não, a canela, como se sabe, tem o poder de controlar os níveis de açúcar no sangue, além de melhorar os índices do colesterol ruim.

9- Pimenta caiena

e-forte-beneficios-agua-com-limão-cayenne-contraindicações-pepper-spice

Mais uma vez uma combinação um tanto quanto diferente, mas o cheiro que a pimenta caiena vai dar o seu café com certeza vai te surpreender. Mesmo não sendo um hábito muito comum por aqui, os moradores do Oriente Médio e da América Central usam muito esse elemento como complemento para a bebida.

O café e a pimenta normalmente são acompanhados com leite, chocolate ou açúcar. Assim como todas as espécies de pimenta, a caiena também é fonte de antioxidante, o que ajuda a melhorar o seu metabolismo e ainda regula a circulação do sangue.

A dica suprema é experimentar um café gelado com pimenta ou ainda uma mocha mexicana.

10- Gengibre

com-limão-para-que-serve-beneficios-receitas-como-consumir-emagrece-agua-com-quantos-quilos
Quem faz dieta com certeza já é amigo de longa data do gengibre, mas aposto que você não sabia que ele podia acompanhar o seu café matinal.

Essa planta é medicinal e existem estudos que comprovam que ela tem a capacidade de curar um simples resfriado ou até um câncer. É um antioxidante, anti náusea e antiinflamatório.

Apesar de ser uma variedade para você, o elemento é um dos ingredientes de uma bebida tradicional do Iêmen, chamado de Qishr. Só cuidado com a dose, porque o gengibre é bem picante.

11- Óleo vegetal de Avelã

na-culinaria-comestivel-natura-para-estrias-beneficios-para-pele-oleo-essencial-puro-de-avela

No mercado existem opções de cafés aromatizados com avelã, mas se você prefere uma versão mais orgânica e saudável, você mesmo pode comprar um pouco de óleo desse item e colocar na sua bebida.

Além de deixar o café ainda mais gostoso, o óleo de avelã traz uma boa dose de gorduras saudáveis para o seu organismo. Uma outra opção é comprar o produto no seu formato original e moê-lo junto com os grãos de café. Vai ficar uma delícia!

12- Óleo essencial de Hortelã

como-fazer-essencial-para-que-serve-peppermint-essencial-oleo-hortela

Mais um complemento para você provar: café com óleo de hortelã-pimenta. Apesar da combinação diferente, essa planta possui diversas propriedades medicinais, ajudando também a combater dores de cabeça, auxilia na digestão e também quem sofre de distúrbio intestinal, doença de SII.

Uma forma de deixar esse casamento menos estranho para o seu paladar é adicionando pedaços de chocolate à bebida. Ah, e não deixe de provar o mocha de hortelã.

13- Stevia

faz-mal-em-po-comprar-adoçante-ou-xilitol

A stevia é um tipo de adoçante artificial. Se tornou famosa no mundo das dietas por ser uma alternativa mais saudável aos adoçantes já presentes no mercado, isso porque ela não tem nenhum elemento calórico.

Então, ao invés de usar o famoso açúcar, tente substituir pela stevia.

14– Noz moscada

para-que-serve-beneficios-como-usar-cha-preço
De sabor intenso, quente e doce, a noz-moscada também é um excelente complemento para o seu café diário. Você pode usar o item para polvilhar o café com leite, principalmente se ele for feito com espuma no topo.

Além do sabor, a noz conta com elementos que ajudam a memória, relaxa os músculos, auxilia na digestão e ainda traz benéficos para o coração. É também uma fonte antibacteriana.

15– Nibs de cacau

como-fazer-receitas-calorias-organico-preço-tabela-nutricional-callebaut-cacao

Não conhece o nibs de cacau? Nada mais são que grãos de cacau torrados e cortados em pequenos pedaços. Seu sabor, como é de se imaginar, é de chocolate, só que menos doce, além disso, ele traz notas de nozes e um gosto frutado, inclusive muito parecido com o próprio grão de café.

Muito mais que proporcionar aquele gostinho de chocolate para a sua bebida, o nibs conta com substâncias nutritivas, como ferro, fibra, magnésio e uma dose de antioxidantes. A maneira perfeita de começar o seu dia.

16– Chocolate derretido

para-sorvete-como-engrossar-com-água-cremosa-como-fazer
Essa, sem dúvida, é a minha combinação preferida: café com chocolate derretido. Você pode até fazer uma versão com chocolate ao leite, mas para quem quer uma versão mais saudável, prefira o meio amargo.

Este, além de ser menos calórico, ajuda a regular a sua pressão arterial.

17– Lavanda

para-que-serve-banho-lavanda-diferença-significado-espiritual-cha-seiva
Se você não sabia dessa combinação, ela faz muito sentido, principalmente se você gosta de tomar café à noite para relaxar, já que a lavanda é conhecida por ser uma planta com elementos calmantes.

Mas além dessa característica, ela também traz para a bebida um gosto doce e floral, com notas de tons terrosos e herbais.

A combinação perfeita é: café – preferencialmente descafeinado – com leite e a lavanda para fechar.

18– Água de rosas

culinaria-para-que-serve-como-fazer-agua-beneficios-da-comprar-como-usar-leite-como-fazer-agua-de-laranjeira

Para quem gosta de um gosto doce e floral no café, tem que experimentar essa bebida com água de rosas. Como o próprio nome dá a entender, é um produto feito com água e pétalas de rosas.

Esse ingrediente é muito popular nos chás e cafés do Oriente Médio, junto com açafrão e cardamomo.

A água de rosas possui flavonóides e taninos, que servem para diminuir inflamações, auxilia na digestão e ainda ajuda quem sofre de ansiedade.

19- Anis estrelado

anis-estrelado-para-que-serve—o-que-e-na-umbanda-cha-emagrece-comprar-propriedades-magicas
Muito utilizada na culinária chinesa, o anis estrelado vai trazer a sua bebida um sabor doce e bem parecido com o do alcaçuz.

Junto com uma bebida mais saborosa você ainda ganha um ferramenta para combater leveduras, bactérias e fungos. O anis também é frequentemente usado para curar gripes.

20– Cravo da índia

receita-mastigar-wikipedia-contra-indicações-beneficios-cha-de-e-canela

Se você gosta de um sabor picante e doce ao mesmo tempo, então experimente um café com cravo da Índia. Só tome cuidado, pois ambos são amargos, então não exagere na dose.

No quesito saúde, ele é um antibactericida, anti inflamatório e ajuda a acabar até com dor de dente.

21– Chantilly caseiro

com-creme-de-leite-no-liquidificador-receita-bem-firme-com-leite-condensado-caixinha

Café com chantilly é ótimo, mas igualmente calórico e gorduroso. A boa notícia é que você pode fazer sua versão mais saudável em casa mudando os ingredientes. Pode ser a sua oportunidade para experimentar o leite vegetal, por exemplo.

22– Blend com bebida alcoólica

cerveja-faz-mal-o-que-o-alcool-faz-no-organismo-em-gel-parar-de-beber-todo-dia
Café e álcool combinam? Claro que sim! Apesar de não ser a opção mais saudável de todas, é uma combinação perfeita, principalmente para os dias frios.

Experimente colocar uma dose de licor doce, como Amareto, por exemplo. Outra alternativa é fazer um café irlandês, que tem a base de uísque.

23– Sorvete

receita-simples-leite-condensado-chocolate-ninho-caseiro-gelatina-cremoso
Sorvete com café é para quem gosta de levar a bebida também para as sobremesas. Experimente fazer um affogato italiano, que nada mais é que uma bola de sorvete com cobertura de espresso.

E quanto ao sabor do sorvete, fica ao seu critério. Uma ótima oportunidade para você experimentar várias combinações.

24– Mel

comprar-puro-beneficios-carboidrato-abelha
O mel é um ótimo substituto para o açúcar. É igualmente doce e, melhor ainda, muito mais saudável. É um elemento com antioxidantes, minerais e vitaminas. Pode ser seu parceiro se você estiver com aquela dorzinha chata de garganta.

25– Xarope de ágave

diabetes-preço-azul-faz-mal-diabetico-pode-consumir-para-que-serve-como-fazer-jasmine
Assim como a stevia, o xarope de ágave é um adoçante natural retirado de uma planta de nome homônimo.

Como ele se dissolve bem fácil, é uma ótima opção para você adoçar a sua bebida gelada. Mas tome cuidado, apesar de ser saudável, ele tem altos níveis de frutose – açúcar -, então não é bom abusar.

26– Leite condensado

atacado-caixa-de-receitas-com-light-nestle-preço-lata-ml
Essa com certeza não é uma versão nada saudável, mas é deliciosa. Adoçar café com leite condensado é muito comum no sudeste asiatico e na América Latina. Ele também acompanha o café vietnamita.

Só fique atento à dose, além de ser super calórico, o leite condensado é bem doce.

27– Calda de caramelo

para-sorvete-com-creme-de-leite-que-não-endurece-café-pudim-açúcar-com-leite-vinagre
Isso mesmo, aquela calda de caramelo que fazemos em casa para colocar no pudim, e você pode usar tanto no café quente, quanto no gelado.

28– Leite em pó

ninho-itambe-como-fazer-desnatado-integral-preparar-tabela-nutricional
Quer uma bebida mais doce e encorpada? Então experimente adicionar leite em pó ao seu café. Além da bebida ficar mais marcante, é bem prático já que esse tipo de leite você não precisa levar ao fogo para esquentar.

Conclusão

Agora que você conehce todas essas opções delíciosas para saborizar a sua bebida, mãos a obra! Experimente as que mais gostar primeiro mas não deixe de provar as outras, você pode se surpreender!

Referências:

https://www.homegrounds.co/how-to-flavor-coffee/

https://www.roastycoffee.com/extra-flavor/

https://www.cheatsheet.com/life/5-diy-ways-to-flavor-your-coffee-at-home-for-less.html/

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!