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Curiosidades

Quais São as 19 Dicas de Marketing para Atrair Clientes e Impulsionar sua Cafeteria?

Se tem uma coisa que dá dinheiro é empresa no ramo alimentício. Afinal de contas, esse é um item básico na vida de qualquer pessoa. Mas só porque é um setor que dá lucro, não quer dizer que você não precisa investir em marketing.

É ele quem vai atrair a clientela, a parte mais importante do seu negócio. Se você é um amante de café e está pensando em abrir a sua própria cafeteria, mas ainda não sabe muito bem por onde começar, a seguir separamos as melhores dicas para você dar os primeiros passos.

1. Dominar a marca da sua loja

Parece óbvio, mas tem gente que não faz isso. Como você espera vender seus produtos ou serviços se você mesmo não domina tudo relacionado a sua marca.

Mais do que um simples negócio, sua cafeteira é uma marca, tem identidade, tem um objetivo e você precisa saber quais são para, consequentemente, informar isso aos seus clientes.

Você tem que saber qual é o melhor e maior atrativo da sua marca se comparada com outras companhias. E por que isso é importante? Porque o público quer saber o que você deseja com essa loja, e se eles não souberam o que você representa, eles não se sentirão atraídos pelo seu negócio.

Uma das formas de você fazer isso, dominar sua marca, é saber o público que você quer atingir. Por exemplo, minha cafeteria vai ser do tipo luxuosa ou um local para as pessoas provarem cafés diferentes, ou ainda um ponto de apoio para reuniões e trabalhos?

Definir isso é muito importante pois, por mais que pareça uma boa ideia, vender de tudo requer muito tempo, dinheiro e energia. Não tente agradar a todos, foque em um público e mãos na massa!

2. Ofereça amostras de degustação para aumentar as vendas

Talvez esse seja o truque mais velho de marketing, e ele ainda é usado porque funciona. Quem não gosta de uma amostra grátis, certo?

Essa é uma maneira muito inteligente de atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Tem alguém sentado na sua cafeteria, trabalhando?

Que tal oferecer uma amostra grátis de uma bebida nova que você pretende colocar no cardápio?

Isso dá um valor de recompensa ao cliente e você ainda descobre se o novo produto tem uma boa aceitação.

Outra estratégia é oferecer aquele produto que mais vende na sua loja. Você pode fazer isso tanto online quanto no boca a boca mesmo.

E se você acha que não funciona, é só observar o Starbucks e os grandes supermercados, eles sempre tem algo para te oferecer como amostra grátis. É uma estratégia muito utilizada pelas companhias.

Não esqueça de anotar o que cada cliente achou, o que ele acredita que precisa acrescentar e toda informação que ele passa ao degustar o produto.

3. Patrocinar prêmios aos amantes do café

Se tem algo que brasileiro ama é coisa de graça. Eis a sua oportunidade de fazer algo que vai beneficiar os dois lados: os amantes de café, com brindes que com certeza vão agradar e gerar fidelidade, e você, que verá suas vendas aumentarem, assim como sua visibilidade on-line.

É só colocar a imaginação para funcionar e criar um sorteio ou concurso bem legal.

4. Agregar-se aos aplicativos de delivery de comida

Uma coisa que ficou bem em alta nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia, foi o delivery. As pessoas adoram uma comodidade, e é por isso que você deve abrir sua loja em um aplicativo de entrega.

É uma ótima forma de expandir seu negócio, pois te dá a oportunidade não só de estar ao alcance dos moradores da região da sua loja, mas também para outros pontos mais afastados.

Uma tática para driblar o desconto da plataforma é cobrar um pouco mais caro pelo produto ou na taxa de entrega.

5. Utilize mídia social para atrair novos clientes

Hoje em dia é quase impossível falar em marketing sem citar as redes sociais. Essas plataformas viraram verdadeiras lojas online, onde a todo momento somos bombardeados de produtos e serviços, e é claro que você tem que usar isso ao seu favor.

Para começar, são ferramentas praticamente gratuitas. Além do mais, é uma forma de você chegar a um público que está mais longe de você, geograficamente falando. Mas, de primeira, foque em atrair quem está mais “próximo” de você.

Outro ponto importante é escolher a rede social que vai investir. As melhores nesse ramo hoje em dia são: Facebook, Instagram e Twitter, além do Tiktok, que tem feito bastante sucesso nos últimos tempos.

Contudo, apesar da maioria ser gratuita, algumas ferramentas voltadas para marketing são pagas e essenciais para o seu negócio. Sendo assim, quando for possível, invista nesses itens pagos, eles vão melhorar ainda mais o seu alcance.

6. Patrocine eventos relacionados a café ou alimentação

Outra excelente maneira de chamar clientes é promovendo ou participando de eventos gastronômicos.

Você pode comandar um curso rápido sobre extração de café, por exemplo.

Participar de eventos organizados por outras pessoas é super válido também. Aproveite esse momento para fazer networking e procurar marcas para que vocês se apoiem mutuamente.

7. Domine Google Business

Mais uma ferramenta gratuita que você deve usar para trazer lucro e visibilidade para o seu negócio: Google Business.

Como ele ajuda e muito na visibilidade e no SEO, é uma boa ideia você criar um site para poder usufruir dos benefícios desta plataforma.

8. Crie um website chamativo para sua marca

E falando em site, um dos pontos altos do marketing é justamente criar uma página online da sua loja, e ela pode ter vários formatos.

Pode ser tanto um blog, onde você vai contar alguns fatos interessantes sobre o universo do café, ou uma loja online, e até mesmo um portfólio.

Para quem quiser, está liberado combinar diferentes tipos de portais em um só, aliás, a maioria dos investidores fazem isso. Só cuidado para não colocar muita informação, pois isso pode afastar o seu público, ao invés de atraí-lo.

E fique tranquilo, pelo menos por enquanto, com relação a gastos. Hoje em dia existem aos montes portais gratuitos, como é o caso do WordPress, por exemplo. Mas assim que as coisas melhorem, é essencial que você invista em um site para a sua empresa.

9. Incorpore regularmente música ao vivo

Música e café é o tipo de coisa que sempre anda junto. Sendo assim, você não só pode, como deve investir em eventos com música ao vivo, isso definitivamente vai atrair a sua clientela, e novos clientes também, é claro.

Não precisa ser todo dia, pode ser apenas um dia da semana. Use essa oportunidade para oferecer amostras grátis, é um combo perfeito.

Ah, é também a sua chance de fazer networking e ainda apoiar – e conseguir o apoio – de artistas locais. Todo mundo sai ganhando.

10. Utilize displays da sua marca de forma criativa

Não é só online que sua cafeteira tem que chamar atenção, fisicamente ela também precisa atrair clientes, e os displays são uma forma de fazer isso.

Invista em letreiros e outros itens que chamam a atenção. Outro ponto importante, pense muito no visual interno e externo da sua loja. Hoje em dia, muitas vezes as pessoas vão até um local mais por conta da decoração do que da comida em si, use isso ao seu favor.

Uma dica é criar um ambiente bem gostoso, aconchegante, isso fará com que as pessoas passem mais tempo na sua cafeteira e, consequentemente, gastem mais também.

11. Crie um programa de fidelidade com resgate periódico

Nada deixa um cliente fiel mais feliz do que recompensa. As pessoas amam ser recompensadas quando gastam dinheiro em uma loja.

Sabendo disso, que tal criar um programa de fidelidade? E nem precisa ser algo muito elaborado. Na verdade, quanto mais simples, melhor.

Você pode usar os famosos cartões e a cada 5 carimbos, o cliente leva uma bebida ou outro item de graça. Além de deixar ele feliz, você ainda garante a fidelidade – e o lucro – por mais tempo.

12. Convide blogueiros, baristas e chefs para visitar seu local periodicamente

Se tem uma coisa que chama cliente são eventos com personalidades famosas. Convide um barista, chefe ou mesmo um influencer, preferencialmente que esteja relacionado a esse assunto, para marcar presença neste encontro que você está planejando.

Aproveite para pedir para essa pessoa postar no perfil e fazer uma crítica com relação ao evento. Você verá como sua visibilidade vai para as alturas!

13. Utilize o google adwords

Imagina ter o anúncio da sua cafeteira exibido em um portal grande, como jornais online, por exemplo? O retorno seria ótimo!

Pois é, você pode fazer isso com o Google Adwords. Com essa ferramenta, seu anúncio aparece em portais de grande visibilidade e você ganha dinheiro a cada clique dado na sua propaganda.

Em cima disso o Google tira a sua porcentagem e o resto fica para você.

14. Faça seu estabelecimento visível aos clientes

Você tem que se destacar em meio a concorrência, e não estamos falando apenas no tipo de serviço que você oferece, mas também na estrutura física do seu estabelecimento.

Sendo assim, invista em um design legal para a sua cafeteria, com cores, móveis e tudo mais que compõem o ambiente para chamar a atenção do público. Uma boa maneira de fazer isso é optando por uma fachada toda de vidro, assim a pessoa consegue ver o lugar antes mesmo de entrar.

Como a cafeteria é tanto um lugar para trabalho como para lazer, é legal ter umas mesas de trabalho, com acesso a internet, por exemplo, ou entrada para carregar notebooks e smartphones. Em outro canto, reúna sofás e puffs confortáveis para os clientes curtirem o tempo livre, ouvindo uma música ou lendo um livro.

15. Tenha grãos de café de ótima qualidade

Não adianta nada você investir em marketing digital se oferece um produto de baixa qualidade. A coisa tem que ser boa na imagem e também no paladar.

Por isso, faça questão de trabalhar com produtos de qualidade. Sei que isso aumenta seus gastos, mas também te dá a liberdade de cobrar mais pelo produto.

16. Torne seu website fácil de navegar em smartphone

Não sei se você sabe disso, mas grande parte dos acessos e principalmente compras, hoje em dia, são feitas no celular. Por isso é essencial que você pense nesse público e, consequentemente, crie um site que seja compatível com esse dispositivo.

Um portal leve, rápido e que não demore séculos para carregar, é o ideal. Lembrando que muitos podem usar apenas os dados móveis (3g ou 4g e 5g num futuro breve!) para abrir sua página.

17. Encorpore no cardápio alimentos saudáveis, veganos e com restrição alimentar

Hoje temos que pensar em todo tipo de pessoa que frequenta um estabelecimento, a começar por indivíduos que não podem consumir as bebidas “comuns” do seu cardápio.

Aliás, não tem coisa pior do que ter um cardápio que não atenda públicos diferenciados, como veganos, pessoas com restrição alimentar ou aquele cliente que prefere um café mais fit.

Não atender esse público provavelmente vai te render uma crítica negativa na internet, e não é isso que você quer. Sendo assim, não esqueça de elaborar um cardápio especial para esses consumidores.

Esse nicho de mercado pode acabar te fazendo ganhar um bom dinheiro e ainda dá uma boa reputação pelas redes sociais, atraindo cada vez mais clientes.

18. Esteja associado a mídia local

Nada melhor do que publicidade gratuita, não é mesmo? Bom, você pode ter isso se criar um relacionamento com a mídia local. Entre em contato com alguém e envie press kits – um kit com as informações do seu negócio – para esses profissionais.

Se o conteúdo for bom e você ainda tiver algum fato na história da sua cafeteira que chama atenção, a probabilidade de você ganhar um espaço no jornal local é grande. Mas para isso você precisa criar um excelente Press Kit.

19. Crie bebidas da estação

Eu não sei você, mas nós provavelmente não iria tomar um copão de café quente no verão. Pois é, um fato simples como esse pode fazer você perder clientes.

O segredo é investir em cardápios diferentes para diversas ocasiões. Por exemplo, crie bebidas geladas para o calor, ou quem sabe uma opção com bolo de abóbora para o outono/halloween.

Variar o cardápio é muito importante, assim o cliente é estimulado a procurar sua cafeteria dia após dia.

Conclusão

Um negócio no ramo alimentício é sucesso na certa, mas é claro que você tem que trabalhar muito para mantê-lo em pé, afinal de contas, não é milagre, é esforço e dedicação.

Mas seguindo essas dicas, tenho certeza que em breve sua cafeteria será a mais badalada do seu bairro e por que não, da cidade?!

Referências:

https://fullcoffeeroast.com/how-to-attract-customers-to-your-coffee-shop/

https://blog.loopyloyalty.com/10-ideas-to-attract-new-customers-in-your-coffee-shop-7cbcd31ce42c

https://beambox.com/townsquare/10-trending-cafe-marketing-tips

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