manual-tres-coracoes-touch-melhor-capsula-lov-dolce gusto-melhor-expresso
Curiosidades

Quais são os 10 Erros que se Deve Evitar com a Cafeteira de Cápsulas?

Para quem ama café, sem dúvida nenhuma que uma das melhores coisas para se ter em casa é uma cafeteira de cápsulas. Afinal de contas, você está juntando duas ótimas coisas em uma só: seu amor por essa bebida e a praticidade que a máquina te oferece.

Principalmente para quem tem um dia corrido e não tem tempo de ficar passando café no filtro pela manhã. Essas belezuras realmente quebram um galhão, mas para que elas continuem te oferecendo toda essa comodidade, você precisa evitar todos os erros cometidos por donos de cafeteiras que vamos citar logo a seguir.

1. Não remover a cápsula utilizada da cafeteira

Muitas vezes nosso tempo é cronometrado, principalmente quem trabalha fora, então pode acontecer de você fazer o seu café e acabar esquecendo de retirar a cápsula de café dentro da cafeteira. Apesar de normal, é um erro gravíssimo, mas você ainda pode revertê-lo a tempo.

Se você esqueceu a monodose dentro da máquina apenas por algumas horas, não tem problema. Agora, se você lembrou só no outro dia, na hora de preparar uma nova bebida, é aí que a coisa complica.

Quando se deixa uma cápsula dentro da cafeteira o resto de café que ficou dentro do recipiente provavelmente secou e isso faz com que a agulha que injeta a água, fique presa. Isso é um problema pois quando isso acontece, você não consegue tirar a monodose de dentro da máquina.

Para essa situação você tem duas saídas: tentar levantar a agulha e tirar a cápsula delicadamente ou injetar ela novamente, como se estivesse preparando uma bebida. Isso vai fazer com que o resto de café amoleça e você consiga tirar o recipiente.

Caso seja algo que aconteça com frequência, recomendo que você troque a cafeteira atual por uma que tenha compartimento de cápsulas, assim você não precisa mais se preocupar com isso.

2. Não descalcificar a cafeteira

Para os preguiçosos de plantão, nós sabemos que isso é chato, mas você tem que descalcificar sua cafeteira se quiser que ela tenha muitos anos de vida, mas não só por isso.

Com o preparo contínuo de bebidas, resíduos de calcário acabam se acumulando nos dutos internos da sua máquina e, consequentemente, bloqueando estes, que interferem diretamente no gosto do seu café.

A maioria das marcas vem com os intervalos descritos para tal processo, de uma olhada no manual de instruções.

3. Não limpar o depósito de água

Outro erro fatal comumente cometido: não limpar o tanque de água da sua cafeteira. Normalmente isso não é necessário pois como a água do depósito é renovada todo dia, não existe tanto essa necessidade.

Porém, se você não usar a máquina por alguns dias, além de ter que limpá-la quando for utilizar novamente, é recomendado que você deixe o tanque vazio.

O motivo é óbvio: você não vai querer fazer um café com uma água que está parada a dias, e provavelmente cheia de sedimentos, certo?

4. Fazer cápsulas por conta própria

No intuito de economizar ou mesmo para conseguir sabores de bebidas que muitas vezes a marca da cafeteira não oferece, os amantes de café acabam fazendo suas próprias cápsulas em casa, a ponto de ter vários vídeos no YouTube ensinando essa prática.

Pois bem, por mais tentador que seja, você não deve fazer isso. Caso você tente criar ou mesmo carregar uma monodose e der algum problema, você perde a garantia de fábrica para consertos.

Sendo assim, é melhor pagar R$2 reais por cápsula do que ter que pagar um conserto se der algo errado.

5. Reutilizar uma cápsula com a borra de café já usada

É comum sobrar borra de café dentro delas, o que dá aquela sensação de desperdício. Realmente, ninguém gosta de jogar as coisas fora, mas é exatamente isso que você deve fazer.

Nada de querer reutilizar a mesma cápsula só porque ficou resíduo nela. A começar, não sabemos como a cafeteira vai se comportar ao passar o café de uma monodose que já foi usada e isso pode dar um grande problema, provavelmente danificando sua máquina.

E outra, a água já passou por ali, a probabilidade de sair um café horrível é bem alta. Descarte e se quiser uma outra bebida, use uma cápsula nova. Não vale a pena ser mão de vaca nesse caso.

6. Dar de presente a cafeteira para uma pessoa sem ter certeza deste firme desejo

Nós adoraríamos ganhar uma cafeteira, mas será que a pessoa que você está pensando em presentear tem o mesmo pensamento?

Sem dúvida nenhuma é um ótimo presente, porém, você tem que pensar que a pessoa vai ter que gastar com as cápsulas, que se tornam primordiais, até mais que a máquina. Às vezes o presenteado não quer gastar com isso.

Sendo assim, dê uma boa sondada antes de comprar o presente, só para ter certeza.

7. Não trocar a água do reservatório todos os dias

Você gosta de tomar uma água que está há dias numa garrafa?

Provavelmente não, não é mesmo?

Pois é, o mesmo vale para o líquido da sua cafeteira. Certifique-se de trocar a água todos os dias não só para garantir um melhor gosto na bebida, mas também para evitar consumir água com sedimentos e até acabar entupindo sua máquina.

8. Utilizar leite no reservatório de água

Gosta de um cafezinho com leite?

Aliás, quem não gosta. Mas não pense, de maneira nenhuma, em trocar a água do reservatório por leite, essa não é a função original do tanque.

Uma máquina que só faz bebida à base de água é totalmente diferente de uma cafeteira que tem tanque de leite, isso porque a composição, densidade e mesmo o ponto de ebulição de cada um é totalmente diferente.

Como o leite tem gordura e açúcar, é muito provável que esses resíduos fiquem presos na bomba e nos dutos, estragando a sua cafeteira.

Quer tomar café com leite?

Então compre uma máquina que tenha reservatório distintos para ambos os líquidos.

9. Querer utilizar qualquer tipo de cápsula

Economizar é mais que bem-vindo, mas em algumas situações o barato sai caro. Muita gente opta por usar cápsulas que são compatíveis com a cafeteira, mas a probabilidade de dar problema é grande.

Além da qualidade do produto ser duvidosa, pode acontecer da cafeteira ter que fazer mais força para furar a cápsula e acabar quebrando. Se isso acontecer, as chances de você perder a garantia de fábrica são altas.

Então, é melhor ficar com aquelas que foram produzidas especificamente para a sua máquina.

10. Não reciclar as cápsulas

As cafeteiras de cápsulas dividem opiniões, pois mesmo sendo algo super prático, você cria muito lixo.

Então, o mínimo que você deve fazer é procurar pontos de coleta desses resíduos, fazer a sua contribuição com a natureza. O ponto positivo é que as maiorias das marcas têm locais para a coleta deste item. Verifique a mais próxima da sua cidade.

Conclusão

Se você quer que sua cafeteira dure mais, siga esses passos. Mesmo porque elas não são tão baratas assim para você ficar comprando novas em intervalos curtos. Como diz minha mãe: quem cuida, sempre tem.

Referências:

https://coffeemaker.top/10-mistakes-to-avoid-using-your-capsule-coffee-maker

https://www.aquaspresso.co.za/five-things-never-ever-coffee-machine/

https://www.elespanol.com/cocinillas/recetas/bebidas/20160121/cosas-no-debes-hacer-cafetera-capsulas/1000385011496_30.html

https://www.comprarmicafetera.com/7-cosas-que-nunca-deberias-hacer-con-tu-cafetera-de-capsulas/

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!