preto-ebano-350ml-e-boa-espumador-francesa-prensa-promoçao-kit-comprar

Cafeteira Portátil Pressca: O que é? Como usar?

Se você está começando agora no mundo do café, já percebeu que se trata de um universo bem vasto, onde você vai se deparar, por exemplo, com vários tipos de cafeteiras.

Tem manual, automática, com reservatório de leite, de cápsula, enfim, as possibilidades são infinitas.

Hoje, nossos holofotes estarão voltando para a cafeteira portátil pressca.

Você já ouviu falar sobre ela?

De origem brasileira, ela foi criada pelo gaúcho Gerson Prates Amoro. Lançada em 2016, a cafeteira pressca possui um método de infusão e extração bem parecido com a prensa francesa. Aliás, o brasileiro se inspirou neste modelo super clássico para criar a sua própria máquina portátil.

A ideia do gaúcho era não só se inspirar nesse modelo clássico, mas também aprimorar a versão original, trazendo mais resistência e praticidade, tornando-a mais simples de usar, e podemos dizer que ele conseguiu.

A invenção proporcionou ao mercado uma maquiagem leve, térmica e, o melhor de tudo, portátil. Possibilitando que você leve o seu café quentinho aonde for.

A cafeteira tem 20 centímetros de altura – cabe super bem naquela sua bolsa, mochila e no suporte do carro – e tem uma capacidade de até 350 ml de café ou chá.

Mas a melhor parte vem agora: ela é dois em um. Quer dizer que você pode fazer e tomar o seu café no mesmo recipiente. Legal não é?

A máquina é composta de dois copos, um dentro do outro, com um pequeno espaço entre os dois. Essa camada de ar possibilita que ela crie um isolamento térmico natural, resultando, assim, em uma bebida quente por mais tempo.

É feita em silicone, com uma tela de aço inoxidável e plástico 100% livre de BPA – componente tóxico liberado por policarbonatos quando este entra em contato com calor.

E não podemos nos esquecer que se trata de um item super econômico, além de contribuir com o não uso de papel, já que ela dispensa filtros e também não precisa de energia para produzir o café.

O preço então, nem se fala. Por ser uma cafeteira portátil e um copo térmico, o seu custo está bem acessível. Ela pode ser encontrada a partir de R$90,00.

Além de tudo, você a encontra em várias cores, como marrom café, vermelho, preto, azul, amarelo, verde, ébano e lilás.

Seu único ponto negativo é que ela só consegue deixar suas bebidas quentes por até duas horas.

Como funciona?

E como essa belezura funciona?

Como falamos mais acima, ela é uma versão da prensa francesa, sendo assim, os métodos de funcionamento são parecidos. Vamos explicar o passo a passo a seguir.

Base

Na base da cafeteira está uma peça que se enrosca no copo exterior do item. É aqui onde colocamos o pó de café. Além disso, é esse elemento que impede que o líquido, que fica na parte interna, vaze. Outro ponto interessante é que essa região é revestida com um material que não queima a mão na hora que você for pegar a cafeteira/copo.

Copo Exterior

Como comentamos anteriormente, a cafeteira portátil é composta por dois copos, o que fica na parte exterior tem como intuito melhorar o isolamento térmico. Ou seja, permite que o seu café fique quente por mais tempo. Isso é possível graças ao espaço que existe – camada de ar – entre um e outro.

Este é transparente, mas na parte de cima, o copo é revestido de silicone, que além de deixar o design e um visual mais bonito, evita rachaduras e arranhões nesta região. Tudo para aumentar ao máximo o tempo de vida da sua cafeteira.

Filtro

Em seguida, temos o filtro que, assim como a base, é uma peça circular, e está se prende ao êmbolo. Esse pedaço conta com uma tela de aço inoxidável com vários furos pequenos, e são estes que permitem que o café pronto passe para dentro do êmbolo, deixando o pó preso na parte de baixo.

Êmbolo

O êmbolo está dentro de tudo e se parece com um copo, e é na sua base que fica o filtro. Esta parte da cafeteira é protegida por um anel de silicone, que impede que o café vaze para o lado exterior da peça.

Tampa

Por fim, temos a tampa, ela é feita com o mesmo material e tem a mesma cor da base da cafeteira. Ela se encaixa no êmbolo e quando pressionamos essa parte para baixo, é que ocorre a filtração do café.

Ainda na tampa, está localizado um furo, que permite que você beba café direto da cafeteira ou sirva em uma xícara.

Como se usa?

É bem simples, deixe de lado o êmbolo, o filtro e a tampa. Na base, você coloca o pó café ou de chá, enrosca na cafeteira, coloca as outras peças que retirou, adicione a água e pronto.

Aí é só colocar a tampa para baixar o êmbolo – filtrar o café – e beber direto na cafeteira ou servir em uma xícara.

O passo a passo de como fazer café e o tempo de infusão. comentamos mais para frente.

Pode usar somente para fazer café espresso?

Sim, se você preferir desta forma. A cafeteira pressca permite fazer café e chá por pressão ou infusão. Sendo assim, você tem liberdade para escolher o tipo de líquido que quer preparar.

Como desmontar?

Para desmontar basta, primeiro, desenroscar a base e, em seguida, os outros componentes. Como as peças são desenrosque, é um processo muito prático.

Só fique atento para não colocar muita força, tanto para montar quanto para desmontar. Mesmo sendo de um material resistente, cuidado redobrado nunca é demais.

Como fazer café?

Como o copo não conta com uma medida exata de água ou pó de café, você vai ter que ir muito no “feeling” para fazer a sua bebida. Mas, vamos deixar uma receita bem fácil para você começar a usar sua máquina.

Com o êmbolo, filtro e tampa de lado:

  • Adicione 3 colheres do tipo sopa de café – rasas – dentro da cafeteira;
  • Ferva 350 ml de água e despeje dentro do copo. Essa primeira parte é chamada de pré infusão. Em seguida, coloque o restante;
  • Deixe em infusão por até quatro minutos;
  • Por fim, encaixe o êmbolo com o filtro e o pressione para baixo, levemente, até chegar ao nível do pó.

Voilà, seu café está pronto.

Com relação à água, é ideal que ela ferva até borbulhar. Depois disso, deixe descansar por um minuto. Muitos dizem que nesse momento a água está entre 90º e 96ºC.

Quanto ao êmbolo, sempre que for baixar ou levantar, não esqueça de abrir o furo que fica na tampa da cafeteira. Isso liberará o ar preso neste local, equilibrando a pressão atmosférica dentro da sua máquina de café, além de ajudar a filtrar o café num ritmo contínuo.

Ah, e não esqueça sempre de fazer café fresco e consumi-lo após duas horas do preparo. Caso contrário, você terá que fazer um novo pois ele já terá oxidado.

E como fazer chás?

Sim, você também consegue fazer deliciosos chás na sua máquina. Você vai precisar de:

  • 1 sachê de chá da sua escolha;
  • 200 mililitros de água quente – não fervida.

Para preparar, rasgue o sachê e despeje o conteúdo na base da máquina, no mesmo lugar onde vai o pó de café. Rosqueie, coloque a água quente e aguarde por cerca de dois minutos. Em seguida, encaixe o êmbolo e a tampa e empurre para baixo de forma suave. E com isso, seu chá está pronto!

Lembrando que a pressca suporta 350 ml de bebida, então você pode fazer uma quantidade maior, adicionando mais pó e mais líquido até chegar nessa medida. Caso use seu volume total, ela rende cinco xícaras pequenas ou duas médias.

Como limpar?

É muito fácil, o primeiro passo é retirar a base e jogar a borra do café ou chá fora. Não esqueça de abrir o buraco da tampa, isso facilita o desencaixe da peça.

Em seguida, retire os outros acessórios e lave apenas com água corrente. Você não deve usar sabão ou detergente pois o café deixa uma película de óleo na cafeteira, e este elemento é um lubrificante natural que ajuda a aumentar o tempo de vida da sua máquina de café.

Onde comprar?

Na maior loja que existe hoje em dia: pela internet! A vantagem, como já sabemos, é que na maioria das vezes o preço é muito mais em conta do que comprar em loja física, além de ampliar sua pesquisa e a comparação de preço sem fazer você sair de casa.

Quanto a loja, além de escolher aquela com o melhor custo, de preferência para empresas de renome que já são conhecidas no mercado. Assim você evita levar golpes e perder o seu dinheiro.

A dica para economizar, além do preço da própria cafeteira, é ficar de olho no frete. Muitas lojas oferecem entregas grátis.

Então, se na loja x for um preço e o frete é grátis, pode ser que seja mais vantajoso do que comprar na que o preço da cafeteira está mais barato, mas acaba ficando caro por conta da entrega. Lembrando que sites como Amazon e Mercado Livre são um dos portais oferecem frete grátis.

É bom o café feito na pressca?

É ótimo! Um café feito na pressca fica delicioso. Além disso, esse item tem uma excelente vantagem, por conta do método de infusão utilizado, este consegue preservar os óleos naturais do grãos, resultando em uma bebida mais doce e ressaltando a acidez natural do alimento.

Contudo, é preciso ficar atento com a infusão, pois quanto mais tempo o café ficar em contato com a água, mais cafeína será liberada, resultando em uma bebida mais amarga.

Uma das vantagens dessa cafeteira portátil é justamente o fato do preparo ser todo manual. Sendo assim, você tem mais liberdade para experimentar a dosagem e encontrar a receita perfeita para você. Use e abuse das possibilidades e deixe sua café com a sua cara!

Com relação ao nível de moagem, é recomendado que você use a do tipo médio. Se a granulometria for muito fina, o pó acaba passando pelo filtro e irá para o fundo da sua xícara.

Qual a diferença entre a pressca e a prensa francesa?

Como dito, essa máquina de café (pressca) foi inspirada na prensa francesa.

Com isso, qual é a diferença entre ambas?

A prensa francesa também mistura o pó de café e a água por meio da infusão. A diferença está na presença do êmbolo, que filtra o café quando este é forçado para baixo, prensando, assim, o pó.

Outra diferença está na passagem dos óleos essenciais do grão utilizado. Na prensa francesa, por mais que você consiga uma bebida aromática e encorpada, esses óleos se perdem no processo. Já o oposto acontece na pressca, o que, obviamente, altera o resultado final.

Além disso, a moagem usada em cada um dos métodos é diferente.

Na francesa é preciso utilizar a do tipo grossa, caso contrário, o pó vai para a xícara.

E claro, não podemos nos esquecer do fato que a prensa mesmo sendo prática e pequena, o que facilita transportá-la, não é tão portátil quanto a pressca, que é quase um copo térmico.

Sendo assim, se o seu objetivo é ter um produto dois em um, onde você pode fazer e tomar café no mesmo equipamento, sem dúvida nenhuma que a pressca é sua melhor opção. Deixe a prensa francesa para fazer bebidas em casa.

Conclusão

Se você está a procura de algo prático e simples de usar, então a cafeteira portátil pressca é para você.

Além de ser um produto dois em um, onde você faz o café e pode consumi-lo no mesmo copo, ele ainda não usa energia para preparar suas bebidas e pode te acompanhar em todos os lugares, seja no suporte do carro, na mochila ou na bolsa.

O importante é ter um café de qualidade e quentinho, é claro. E a pressca te oferece tudo isso em um único item, sem esquecer que o custo é bem acessível, principalmente se pensarmos em todas as suas funções.

Está esperando o que para garantir a sua?

Gostou? Por favor nos ajude: compartilhe!